Minha conta
    É um dos 5 melhores filmes da história: Uma obra-prima inesquecível do cinema romântico que está no streaming
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma obra-prima da sétima arte que mantém todo o seu brilho mais de 60 anos após seu lançamento.

    O nome Billy Wilder deve ser muito familiar para qualquer amante da sétima arte. Sua filmografia está repleta de filmes magníficos e nunca é uma má hora para assistir a um deles. Além disso, o canal MGM disponível para assinatura no Prime Video acaba de facilitar a transmissão do que talvez seja seu melhor trabalho, com o sensacional Se Meu Apartamento Falasse em seu extenso catálogo.

    Essencial

    Se Meu Apartamento Falasse conta a história de um funcionário de escritório que empresta sua casa com muita frequência para que seus chefes aproveitem o tempo livre. Seu objetivo claro é conseguir uma promoção, mas tudo se complica quando o personagem interpretado por Jack Lemmon se apaixona por uma jovem operadora de elevador que está tendo um caso com o chefe de gabinete da empresa. No papel, esse é um material que poderia ter servido de base para mais uma comédia romântica, mas não é por acaso que muitos de nós consideramos esse filme uma obra-prima inquestionável.

    O primeiro ingrediente essencial é o perfeito equilíbrio de gêneros, pois poderíamos perfeitamente dizer que estamos diante de uma comédia muito triste ou de um drama muito engraçado. O roteiro de Wilder, escrito em conjunto com seu colaborador regular I.A.L. Diamond, tem o tom perfeito para aproveitar todas as particularidades da história, às quais devemos acrescentar a enorme capacidade de ambos de escrever diálogos memoráveis.

    United Artists/Mirisch Company

    Se Meu Apartamento Falasse já é um vencedor nesse aspecto, mas também é um dos melhores e mais meticulosamente elaborados filmes de Wilder como diretor. Costuma-se dizer que ele era melhor como roteirista, e é difícil refutar essa afirmação, pois como roteirista ele tinha um talento que talvez ninguém tenha igualado na história do cinema, mas ele também lidava maravilhosamente com o trabalho de cenário, e aqui temos um ótimo exemplo disso.

    Também não posso esquecer a enorme contribuição de seu elenco, especialmente Lemmon e Shirley MacLaine. Ele é mais contido e com um toque mais físico para enfatizar o pobre diabo que C.C. Baxter realmente é, um homem cinzento - embora com uma certa ambição - para quem tudo muda quando ele conhece Fran Kubelik, um papel que ela preenche com vitalidade, mesmo nos momentos em que ela está mais abatida. O contraste entre os dois é maravilhoso, mas eles também exalam charme por todos os lados.

    Há muito mais coisas célebres, desde o final mítico, claramente relacionado àquele que Luis Buñuel escolheria mais tarde para Viridiana, até a trilha sonora de Adolph Deutsch, que realça tão bem tudo o que Wilder busca aqui, mas o melhor é sempre descobrir tudo por si mesmo.

    Se Meu Apartamento Falasse
    Se Meu Apartamento Falasse
    Data de lançamento 1960 | 2h 05min
    Criador(es): Billy Wilder
    Com Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray
    Usuários
    4,3
    Assista agora em MGM

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top