Minha conta
    Um dos melhores filmes de aventura da história: A obra-prima épica que inspirou Indiana Jones e Avatar
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Um dos maiores espetáculos da sétima arte foi lançado em 1962 nos cinemas e influenciou os diretores Steven Spielberg e James Cameron.

    Houve um tempo em que filmes épicos de aventura eram muito aplaudidos em Hollywood, tanto pela crítica quanto pelo público. Hoje venho falar com vocês sobre um dos melhores exemplos disso com Lawrence da Arábia (1962), obra-prima da sétima arte que influenciou Steven Spielberg com Indiana Jones e James Cameron com Avatar.

    Lawrence da Arábia
    Lawrence da Arábia
    Data de lançamento 4 de fevereiro de 1963 | 3h 36min
    Criador(es): David Lean
    Com Peter O'Toole, Alec Guinness, Omar Sharif
    Usuários
    4,3

    Dirigido por David Lean, também responsável por outras joias ​da sétima arte como Desencanto e A Ponte do Rio Kwai, Lawrence da Arábia é, entre muitas coisas, uma cinebiografia de Thomas Edward Lawrence, um soldado inglês durante a Primeira Guerra Mundial cuja fama cresceu posteriormente até ganhar o apelido que dá título ao filme.

    Mas não espere de Lawrence da Arábia um filme totalmente preciso em termos históricos, já que o diretor parece entrar mais no reino da lenda e de como alguém acaba praticamente se divinizando. Ao longo do caminho, um filme que transborda energia, a ponto de ousar dizer que visualmente ninguém conseguiu superá-lo. Isso é ajudado tanto pela esplêndida encenação de Lean quanto pela incrível fotografia de Freddie Young, especialmente quando o deserto se torna o verdadeiro protagonista do espetáculo.

    Sony Pictures

    Obviamente, também não podemos esquecer da atuação impecável de Peter O'Toole , que nunca foi tão bom quanto aqui. Mas que ninguém entenda isso como deixar de lado as suas outras grandes obras, porque aqui ele consegue torná-las credíveis nas suas muitas faces, mas nunca se sabe qual delas vai mostrar num determinado momento...

    James Cameron citou Lawrence da Arábia como uma de suas referências durante a campanha promocional de Avatar, enquanto a marca dele na saga protagonizada por Indiana Jones também fica evidente em vários momentos. Não é difícil compreender se sabemos que é um dos filmes preferidos de Steven Spielberg e que o cineasta também desempenhou um papel importante na sua restauração no final dos anos 80 com a qual David Lean conseguiu devolver todo seu esplendor a um título que passou por diversas remontagens, cada vez mais curtas, nos anos seguintes ao seu lançamento nos cinemas.

    Infelizmente Lawrence da Arábia, no momento da matéria, não está disponível em nenhum streaming, mas pode ser alugado ou comprado nas plataformas digitais.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top