Minha conta
    Este filme de terror revolucionou o cinema “enganando” o público – e até os atores acreditaram na história sinistra
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Cinema de terror foi profundamente impactado por um dos filmes mais lembrados dos anos 90.

    Na história recente do cinema, poucos fenômenos marcaram um antes e um depois na indústria como fez A Bruxa de Blair. Para além do enorme sucesso de bilheteira, o filme teve uma campanha promocional magistral, que levou muitos espectadores a acreditarem que estavam assistindo a um verdadeiro acontecimento paranormal.

    O que nem todos sabem é que este “engano” não aconteceu apenas entre o público: até o elenco principal, apesar de conhecer o caráter ficcional da história, caiu na armadilha da lenda que o filme pretendia investigar.

    A trama, contada no formato “found footage”, utilizou uma narrativa realista e técnicas de filmagem rudimentares para envolver o espectador na experiência e os eventos paranormais que supostamente ocorrem durante o documentário acrescentam uma aura de autenticidade, fazendo até mesmo os membros da equipe do documentário duvidarem da linha entre a realidade e a ficção.

    Quando a ficção se torna realidade para o elenco

    Artisan Entertainment

    Durante as filmagens, os diretores Daniel Myrick e Eduardo Sánchez levaram os atores principais a um nível extraordinário de imersão. O elenco, formado por artistas relativamente desconhecidos na época, foi enviado para a floresta para acampar por oito dias com orientação mínima e alimentação limitada.

    Eles receberam rastreadores GPS para encontrar os locais de filmagem e os cineastas faziam barulho na floresta à noite para aumentar o medo e o cansaço do elenco. Esta abordagem levou a uma performance que transcende a tela, contribuindo para o sucesso impactante do filme.

    Mas a convicção dos atores não se deveu apenas a esse tipo de truques. Na verdade, os diretores foram tão convincentes ao apresentar o projeto que os três atores principais pensaram que a lenda urbana realmente existia.

    Artisan Entertainment

    O lançamento de A Bruxa de Blair em 1999 marcou o início de uma nova onda de filmes de "filmagens encontradas" e redefiniu o gênero de terror, concentrando-se em uma perspectiva realista e cotidiana. A utilização de atores desconhecidos, a imersão extrema nas condições de filmagem e a mistura de realidade e ficção tornaram-se elementos fundamentais para o sucesso de produções futuras, como Atividade Paranormal e REC.

    Onde assistir A Bruxa de Blair?

    A Bruxa de Blair gira em torno de três estudantes de cinema que se aventuram em uma floresta para documentar a lenda local sobre uma mulher acusada de bruxaria no século 18, que foi banida e deixada para morrer naquele lugar.

    O filme está disponível no catálogo do Telecine e para aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV.

    A Bruxa de Blair
    A Bruxa de Blair
    Criador(es): Daniel Myrick, Eduardo Sanchez
    Com Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard
    Data de lançamento 1 de outubro de 1999
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top