Minha conta
    Para assistir online: Um dos melhores filmes de suspense da história do cinema que muitos imitaram, mas NINGUÉM conseguiu superar
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Uma das maiores obras-primas de Alfred Hitchcock.

    O primeiro nome que deve vir à mente de qualquer amante da sétima arte quando pensa em filmes de suspense é Alfred Hitchcock. Sua filmografia imbatível está repleta de grandes produções nas quais ele se mostrou o rei do gênero e hoje é hora de falar com vocês sobre uma de suas maiores obras-primas: Janela Indiscreta.

    Uma obra-prima incontestável

    Lançado em 1954, mesmo ano em que Hitchcock lançou o também emblemático Disque M Para Matar, e com roteiro de John Michael Hayes, que colaboraria com o diretor em outras três ocasiões, Janela Indiscreta conta a história de um fotógrafo confinado a uma cadeira de rodas após um acidente. Entediado em casa, ele não tem escolha a não ser espionar os vizinhos, com o azar de que o que vê o leva a acreditar que foi cometido um assassinato.

    Em Rear Window, no original, Hitchcock demonstra um controle impecável da narrativa cinematográfica para vincular esse voyeurismo latente em cada ser humano à construção de uma história de suspense, que toma muitas liberdades em relação ao conto de Cornell Woolrich que adapta. Pouco importa falar dessas mudanças quando o que temos aqui é diretamente um dos melhores filmes da história do cinema.

    Alfred J. Hitchcock Productions

    É claro que a dupla protagonista formada por James Stewart e a bela Grace Kelly é essencial para mergulhar o espectador na história e quase se colocar no lugar de sua protagonista. Porém, o que realmente diferencia Janela Indiscreta é o trabalho de encenação de Hitchcock, que brinca perfeitamente com o número limitado de cenários para propor um drama em crescimento concentrado.

    E o que começa com certa leveza, focando mais na relação amorosa entre seus dois personagens principais, vai mudando aos poucos até se tornar um thriller tenso onde Hitchcock mostra que praticamente ninguém soube aproveitar a importância do ponto de referência para enxergar. Pelo menos, certamente não nas muitas imitações de Janela Indiscreta que foram lançadas ao longo dos anos, sendo Brian de Palma quem esteve mais perto de o conseguir com Dublê de Corpo.

    Se você está querendo reassistir ou ver Janela Indiscreta pela primeira vez, esta joia de Alfred Hitchcock está disponível para aluguel na Apple TV e Amazon Prime Video.

    Janela Indiscreta
    Janela Indiscreta
    Data de lançamento 11 de fevereiro de 1955 | 1h 50min
    Criador(es): Alfred Hitchcock
    Com James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top