Minha conta
    O filme responsável pelo fenômeno dos super-heróis: Já tem mais de 20 anos e muitos esquecem que existe
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Com uma receita bruta de 300 milhões de dólares em relação ao seu orçamento de 75 milhões, ainda muito distante dos números incríveis que a Marvel viria a fazer, X-Men deu início a uma grande franquia.

    Depois de mais de uma década de absoluto esplendor, não é novidade que o cinema de super-heróis não esteja passando por seu melhor momento. O ano que se passou nos deixou com o sucesso de Guardiões da Galáxia. Volume 3, mas, além da boa recepção do final daquela que já era uma das sagas mais queridas da Marvel e da qual não se podia esperar outra coisa, o restante dos filmes da Marvel e da DC mostrou sinais de um claro desinteresse por parte dos espectadores.

    No caso do MCU, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania não foi o melhor começo para a Fase 5, enquanto As Marvels teve o pior desempenho de bilheteria de um filme do estúdio. Por sua vez, as coisas não foram muito melhores para a DC, que também não encerrou a reta final de sua fase atual da melhor forma, e nem Flash, nem Shazam! Fúria dos Deuses, nem Besouro Azul, nem o recém-lançado Aquaman 2: O Reino Perdido conseguiram mudar o panorama.

    Com a nova fase da DC com James Gunn no comando - já de olho em 2025, é claro - e com o retorno da Marvel a alguns de seus personagens principais, como Deadpool ou Capitão América e o novo filme do Quarteto Fantástico, o futuro parece mais esperançoso, mas agora temos que assumir que a febre super-heroica que começou em meados dos anos 2000 com a trilogia Batman de Christopher Nolan e com o início do MCU com o Homem de Ferro entrou em uma fase necessária de repouso.

    No entanto, às vezes nos esquecemos de que não foi nenhum deles que deu início a tudo isso. O filme responsável pelo fenômeno dos super-heróis foi lançado cinco anos antes de Batman Begins, em 2005, e oito anos antes da estreia de Robert Downey Jr. como Tony Stark: em 2000, Bryan Singer lançou X-Men, um filme sobre o famoso grupo de super-heróis das histórias em quadrinhos de Stan Lee e Jack Kirby, cujo sucesso levou a duas continuações.

    Eles foram ofuscados em termos de fama pelos Vingadores nos anos 2010, mas o grupo liderado por Charles Xavier (Patrick Stewart) e formado por Wolverine (Hugh Jackman), Ciclope (James Marsden), Tempestade (Halle Berry) e Jean Grey (Famke Janssen) foi bem recebido em sua época, em um cenário em que o mundo super-heroico da Marvel era mais de nicho e não havia atingido o nível de "mainstream" que viria a ter.

    20th Century Studios

    De fato, até a consolidação dos Vingadores em 2012, não existia nada da Marvel que fosse tão presente na cultura popular quanto os X-Men e Homem-Aranha, não apenas em termos de quadrinhos mas também devido as animações de enorme sucesso nos anos 1990.

    Em X-Men, sessenta anos depois do primeiro mutante, a existência dos mutantes é reconhecida, mas eles continuam causando comoção entre a população. Nesse contexto, o professor Charles Xavier, um poderoso telepata, dirige uma escola com o objetivo de reunir esses seres diferentes que rejeitam os humanos e com os quais ele enfrentará Magneto (Ian McKellen) e seus aliados em sua guerra contra a humanidade.

    20th Century Studios

    Com uma bilheteria de 300 milhões de dólares contra seu orçamento de 75 milhões, ainda muito aquém dos números incríveis que a Marvel viria a fazer, X-Men deu início a uma franquia de grande profundidade e importância dentro da Marvel Studios, que não só continuaria com as continuações X-Men 2 e X-Men: O Confronto Final, mas ressurgiria novamente em 2009 com a trilogia Wolverine e continuaria com a saga X-Men Primeira Classe e a adorada saga Deadpool.

    X-Men 2
    X-Men 2
    Data de lançamento 24 de março de 2020 | 2h 05min
    Criador(es): Bryan Singer
    Com Patrick Stewart, Hugh Jackman, Isaac Bardavid, Ian McKellen
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top