Minha conta
    20 anos da estreia de um dos filmes mais pessoais de Tim Burton: Uma fantasia sobre o poder de contar histórias
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Ewan McGregor atua em uma série de vinhetas, carregadas de fantasia gótica, que conseguem comover o público.

    Em um momento ou outro de suas carreiras, muitos autores acabam caindo na doce armadilha de fazer uma história sobre o poder das histórias. Seja para sair de um marasmo criativo, reconectando-se com aquilo a que dedicaram suas vidas, ou para processar alguns problemas pessoais que, consciente ou inconscientemente, acabam permeando o resultado final.

    É um terreno um tanto complicado, é claro, deixando algo que pode pender para o lado da autoindulgência, mesmo que o autor em questão sinta uma espécie de catarse. Mas, às vezes, acaba sendo um dos momentos em que mais consegue se conectar com o público, compartilhando um entusiasmo inimaginável pelas histórias. Poucos títulos foram tão bem-sucedidos quanto Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas.

    Histórias maravilhosas

    Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas é um dos filmes de Tim Burton mais lembrados com carinho pelo público, sendo o favorito de muitos em uma carreira que também inclui grandes pilares culturais, como Edward Mãos de Tesoura. O diretor coloca muitas experiências pessoais nessa fantasia que comemora 20 anos de seu lançamento nos cinemas agora em 2023 (no Brasil o filme foi lançado em fevereiro de 2004).

    Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
    Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
    Data de lançamento 20 de fevereiro de 2004 | 2h 05min
    Criador(es): Tim Burton
    Com Ewan McGregor, Albert Finney, Jessica Lange
    Usuários
    4,4

    Billy Crudup interpreta um homem que volta para casa quando seu pai, interpretado por Albert Finney, está em seus últimos momentos de vida. O relacionamento entre os dois nunca foi dos melhores, especialmente porque o pai sempre o atraía com histórias malucas que, para ele, não passavam de contos de fadas. Histórias que misturavam realidade e fantasia, que o filho agora terá de desvendar para realmente entender como era a vida de seu pai, que em sua juventude assume a aparência de Ewan McGregor.

    O livro Peixe Grande - Uma Fábula de Amor Entre Pai e Filho, do escritor Daniel Wallace, se espalhou como fogo no final dos anos 1990, e rendeu uma adaptação muito agradável. Steven Spielberg esteve perto de adaptá-lo, mas acabou voltando sua atenção para outros projetos. Burton conseguiu se comprometer com o filme, pois ficou comovido com a história, que o tocou profundamente após a morte recente de seus pais.

    Fantasia gótica

    Columbia Pictures

    Burton não se sentia particularmente próximo de seu pai, como o protagonista da história, portanto, essa maneira de encontrar a conexão através da fantasia e das histórias é carregada de muita força emocional. Talvez seja aí que o filme começa a cativar o público, que pode se emocionar ao ser explicado como as histórias acabam contendo muita verdade sobre quem as está contando.

    Sua estrutura de vinhetas nem sempre dá o melhor resultado, mas o sensacional trabalho de McGregor e Burton, aqui mais influenciado por uma estética gótica sulista, dão elementos suficientes para ser cativado pela história. Provavelmente um dos últimos filmes verdadeiramente surpreendentes do diretor, antes de ser consumido por tendências rotineiras em que ele parece ter realmente esquecido como contar histórias com prazer.

    Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas pode ser alugado em plataformas como Prime Video, Google Play Filmes, YouTube e Apple TV.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top