Minha conta
    “Eu não deveria ter feito isso!”: Ridley Scott se arrepende de ter cortado cenas de um dos seus mais controversos filmes
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Numa longa entrevista concedida ao site Deadline durante a divulgação do seu filme Napoleão, Ridley Scott falou sobre seu filme Cruzada, que lamenta ter cortado muito para o lançamento em 2005.

    Durante a divulgação promocional em torno de Napoleão, Ridley Scott concedeu uma longa entrevista ao Deadline. Uma troca densa, pois abrange generosamente a carreira do cineasta, que nunca deixa de voltar para evocar lembranças dolorosas. Neste caso, Cruzada.

    Mais épico do que Napoleão: Uma das melhores aventuras históricas dos últimos 20 anos está disponível em streaming

    Um filme excelente, injustamente rejeitado, para alguns, em seu lançamento em 2005, um longa cheio que nunca se livrou dos tiques de direção de Ridley Scott, Cruzada não deixou de dividir opiniões.

    O veredito nos cinemas foi claro: um grande fracasso nos Estados Unidos e no Canadá, já que o filme arrecadou apenas 47 milhões de dólares dos 130 investidos. Nas bilheterias mundiais, não brilhou muito mais: pouco mais de 218 milhões arrecadados.

    Ridley Scott ficou muito irritado na época com as equipes de marketing da Twentieth Century Fox, que, segundo ele, enganaram completamente os espectadores ao vender-lhes um filme de aventura misturado com exotismo e uma história de amor, em vez de um exame minucioso de um conflito sangrento de religiões durante a época das Cruzadas.

    “Em Cruzada, retirei 17 minutos e não deveria ter feito isso. Tratava-se do dilema de Sybille [Eva Green], a princesa de Jerusalém, que descobre que seu filho tem lepra. Engoli 17 minutos de filme. Para mim, deu mais substância ao filme. Apaguei para aliviar a história e me arrependo. Agora assisto o filme e acho bom. Muito bom”, comenta o cineasta na entrevista.

    “ESTUPIDAMENTE, CONCORDEI EM CORTAR O FILME!”

    A versão mostrada nos cinemas tem 145 minutos. Para a versão Director's Cut (corte do diretor), lançada em DVD na época e disponível em Blu-ray desde então, vai para 187 min. A versão Director's Cut, divulgada em dezembro de 2005 no Laemmle Fairfax Theatre em Los Angeles, foi muito aguardada pelos fãs. Porque reequilibra a psicologia dos personagens, mas sobretudo desenvolve as subtramas políticas, que haviam sido consideravelmente reduzidas na montagem destinada à estreia teatral, e reduziu muito a escala do espetáculo.

    Twentieth Century Fox

    Ainda sobre o tema do filme, podemos acrescentar outras considerações do cineasta, desta vez notadas na edição de outubro de 2023 da revista Première, que justamente dedicou a sua capa a Napoleão, da qual recordamos que também terá uma versão longa de quase quatro horas, que será lançada na Apple em 2024.

    O que aconteceu com Cruzada foi um pouco estúpido. Quando você faz um filme, você está sozinho à frente de uma equipe enorme. Quando terminei, estava completamente exausto. Com o passar dos anos, aprendi uma lição: nunca se sente na sala de edição após o fim das gravações, porque isso prejudica seu julgamento.

    “Desde esta história, tenho editado à medida que as filmagens avançam. Estou em uma sala com seis monitores já que estou fotografando com seis câmeras simultaneamente. [...] A única razão pela qual cortei Cruzada foi o cansaço genuíno. E então o estúdio exigiu uma versão: ‘Vamos! Não precisamos de toda essa história secundária em torno dessa mulher!’ Estupidamente, aceitei".

    Cruzada
    Cruzada
    Data de lançamento 6 de maio de 2005 | 2h 25min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Orlando Bloom, Liam Neeson, David Thewlis
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Star +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top