Minha conta
    Nem Hannibal, nem Robin Hood: O pior filme de Ridley Scott é esta mistura de ação e aventura que foi um fracasso - e acumulou polêmicas
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Nem mesmo um elenco composto por Christian Bale, Sigourney Weaver e John Turturro conseguiu salvar o longa.

    Como diretor, Ridley Scott tem mais de 20 filmes no currículo. Se durante a carreira o cineasta foi capaz de dar vida a obras aclamadas como Blade Runner, Alien e Gladiador, ele também precisou lidar com sua leva de reveses - e hoje, falaremos aqui daquele que é considerado o seu pior trabalho.

    No final de 2014, Scott entregava aos cinemas Êxodo: Deuses e Reis, um filme de ação e aventura que conta a história de Moisés. Apesar de um grande elenco (Christian Bale, Sigourney Weaver, John Turturro), a produção não aguentou as pesadas críticas, sucumbindo nas bilheterias. A arrecadação beirou os 268 milhões de dólares, o que não é muito se compararmos ao orçamento de 140 milhões.

    A verdade é que Exodus: Gods and Kings (no original) foi uma obra polêmica, desagradando mesmo a parcela cristã que assistiu ao longa. Para se ter ideia, o diretor justificou a abertura do Mar Vermelho com uma espécie de terremoto subaquático, focando em desastres naturais para basear os milagres de Moisés - e com isso se distanciando da narrativa bíblica.

    20th century Fox

    Para completar, durante uma entrevista coletiva para divulgação do filme, Christian Bale afirmou que Moisés “provavelmente era esquizofrênico”, além de “um dos indivíduos mais bárbaros sobre os quais já havia lido”.

    Após o lançamento, a película foi proibida no Egito, no Marrocos e nos Emirados Árabes Unidos. Conforme relata o Guardian, o Ministério da Cultura do Egito classificou o trabalho de Scott como um filme sionista.

    O Deadline e o Independent também afirmaram que Exodus foi banido por imprecisões históricas, personificação da voz de Deus e erros relacionados ao Islã e a outras religiões dos três países mencionados.

    Desta forma, para quem mesmo assim quiser conferir o longa com os próprios olhos, Êxodo: Deuses e Reis está disponível no Star+.

    Êxodo: Deuses e Reis
    Êxodo: Deuses e Reis
    Data de lançamento 25 de dezembro de 2014 | 2h 30min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Christian Bale, Joel Edgerton, John Turturro
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top