Minha conta
    Como Clint Eastwood não se tornou um ator ultrapassado? Tarantino tem uma teoria
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O diretor Quentin Tarantino tem uma teoria sobre como Eastwood conseguiu se tornar um astro de sucesso em Hollywood – e isso se deve a um encontro em particular.

    Clint Eastwood poderia ter perdido sua carreira. Pelo menos essa é a teoria de Quentin Tarantino, que argumenta que o ator americano (que também dirigiu filmes clássicos como Os Imperdoáveis e As Pontes de Madison) deve sua carreira a um encontro em particular, e não a Sergio Leone, como seria de se esperar.

    Paramount Pictures
    Fuga de Alcatraz

    Em seu livro Cinema Speculation, Tarantino discute Fuga de Alcatraz, estrelado por Clint e dirigido por Don Siegel, insistindo que, embora o filme seja bem-sucedido, ele tem um destaque adicional.

    Mas foi Siegel quem conseguiu a verdadeira fuga, ao não decepcionar seu amigo Eastwood. A colaboração artística entre o grande astro e o grande diretor é uma das mais importantes de todos os tempos. Essa colaboração se deveu em grande parte ao fato de que cada um dos dois tinha uma dívida infinita com o outro.

    Depois de filmar Por um Punhado de Dólares e Por uns Dólares a Mais com Sergio Leone na Itália, Clint Eastwood queria voltar para sua terra natal, os Estados Unidos, para prosseguir com sua carreira. Antes disso, entretanto, ele concordou (com um aumento substancial de salário) em filmar Três Homens em Conflito (1966).

    Em seu retorno aos Estados Unidos, o ator filmou Meu nome é Coogan (1968) com um diretor de estúdio desconhecido, Don Siegel. O encontro entre os dois homens foi proveitoso, pois se seguiu com Os Abutres Têm Fome (1970) e, em 1971, a dupla permaneceu junta pelo resto do ano, filmando O Estranho Que Nós Amamos e Perseguidor Implacável (ambos de Siegel) e Perversa Paixão (dirigido por Eastwood, no qual Siegel também participou).

    Warner Bros.
    Perseguidor Implacável

    Perseguidor Implacável foi um grande sucesso e a carreira de Eastwood foi revivida, enquanto a de Siegel decolou. Eles só voltariam a se reunir oito anos depois para Fuga de Alcatraz, que marcaria a última colaboração da dupla. Tarantino escreveu:

    “Com Siegel, Eastwood escapou do sucesso desenfreado do sistema de estúdios de Hollywood (ele poderia ter ficado na Itália, como Lee Van Cleef, por exemplo, e feito uma série de filmes gastronômicos na terra das massas). Com Eastwood, Siegel escapou do anonimato para subir, relativamente tarde na vida, ao topo da lista dos principais cineastas de Hollywood.”

    Fuga de Alcatraz
    Fuga de Alcatraz
    Data de lançamento 1979 | 1h 52min
    Criador(es): Don Siegel
    Com Clint Eastwood, Patrick McGoohan, Roberts Blossom
    Usuários
    4,2

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top