Minha conta
    "Muito afeminado"?: Como o rosto de Tom Cruise fez a Marvel destruir milhares de histórias em quadrinhos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Lançado em 1996, o filme Missão: Impossível, estrelado por Tom Cruise, deveria ser acompanhado por uma revista em quadrinhos publicada pela Marvel Comics.

    Lançado há 27 anos, o primeiro episódio da franquia Missão: Impossível, estrelado e produzido por Tom Cruise como o agente Ethan Hunt, foi tanto uma aposta quanto um golpe de mestre. Foi também um enorme sucesso nas bilheterias internacionais e, mais uma vez, embora por um curto período, deu um impulso ao diretor Brian de Palma, que havia sido aclamado apenas três anos antes por um filme considerado um de seus melhores: O Pagamento Final.

    Por acaso, a Marvel Comics teve a ideia de acompanhar o lançamento de Missão: Impossível com uma história em quadrinhos, que deveria ser uma prequel da história vista na tela. Entre outras coisas, ela deveria explicar por que o personagem interpretado por Ving Rhames foi demitido da CIA e acabou trabalhando com o personagem de Jon Voight, conhecido como Jim Phelps.

    Com roteiro de Marv Wolfman e ilustrações de Rob Liefeld, essa história em quadrinhos teve uma grande desvantagem desde o início: a Marvel não tinha os direitos de imagem do rosto de Tom Cruise. É preciso dizer que o ator é notoriamente exigente quanto ao uso de sua imagem e os direitos que a acompanham.

    Marvel Comics

    Essa é uma das razões pelas quais o videogame de Missão Impossível, baseado no filme e lançado para o console Nintendo 64 em 1998, usou apenas um rosto totalmente genérico para Ethan Hunt.

    Os artistas de quadrinhos, portanto, deram rédea solta à sua inspiração nas feições de Ethan Hunt. Mesmo assim, a Marvel enviou uma cópia para o ator para que ele comentasse. A partir daí, as interpretações divergiram. De acordo com os rumores, o ator não gostou das feições de seu personagem, que foram consideradas "muito afeminadas", apontando em particular para um painel na terceira página da história em quadrinhos.

    Essa interpretação não parece ser corroborada pelo cartunista Rob Liefeld, que revelou em julho de 2018 em sua conta no Instagram que havia até recebido um bilhete de agradecimento de Tom Cruise.

    Ainda assim, a Marvel ordenou que fossem alteradas, com Ethan Hunt ostentando características faciais diferentes. Veja um exemplo. Abaixo, à esquerda mostra a versão original e à direita a versão final:

    Marvel Comics

    A empresa foi forçada a enviar milhares de cópias da primeira tiragem da história em quadrinhos para o lixo, antes que as alterações fossem feitas. Algumas cópias ainda conseguiram sobreviver. Elas foram encontradas na Grã-Bretanha, onde algumas foram enviadas antecipadamente antes de serem recolhidas. Muito raras, elas são vendidas por um preço alto. Em fevereiro de 2013, uma cópia da história em quadrinhos original foi vendida por mais de 800 dólares.

    Missão Impossível
    Missão Impossível
    Data de lançamento 12 de julho de 1996 | 1h 50min
    Criador(es): Brian De Palma
    Com Tom Cruise, Jon Voight, Emmanuelle Béart
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top