Minha conta
    A joia do cinema que empolgou Tom Cruise: Astro adquiriu os direitos para uma adaptação mesmo sem ter terminado de assistir ao filme
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Um longa-metragem espanhol da década de 1990 conquistou o coração do ator.

    Em 1997, o cineasta Alejandro Amenábar dava à luz Preso na Escuridão (Abre los Ojos, no original), um longa-metragem protagonizado por uma jovem Penélope Cruz e amplamente aclamado pela crítica. Mais tarde, o diretor ainda produziria sucessos como Os Outros e Mar Adentro, mas foi com o primeiro citado que sua carreira de fato começou a ganhar notoriedade.

    Na trama, o belo Cesar (Eduardo Noriega), de 25 anos, tinha tudo: uma carreira de sucesso, carros caros, um apartamento de solteiro chique e uma série interminável de mulheres bonitas. Ele então é lançado em uma estranha jornada sombria depois que um acidente de carro deixa seu rosto completamente desfigurado, precisando recolher os cacos que se tornaram sua vida.

    Tom Cruise atuou de graça neste filme só para provar que o diretor estava errado - e foi um sucesso!

    O FILME CONQUISTOU TOM CRUISE

    Uma das curiosidades mais interessantes sobre Abre los Ojos é que, quando o filme foi lançado no Festival de Cinema de Sundance de 1998, Tom Cruise se encantou pela obra. Conta a lenda que o astro começou a adquirir os direitos de uma adaptação cinematográfica antes mesmo de os créditos finais descerem na tela, produzindo, em 2001, Vanilla Sky - uma versão norte-americana estrelada pelo próprio ator.

    Com direção de Cameron Crowe e um elenco luxuoso, Cruise convidou Penélope Cruz para retornar ao enredo, contando também com nomes como Cameron Diaz, Kurt Russell, Jason Lee, Tilda Swinton, Johnny Galecki e mais.

    Cruise/Wagner Productions
    Vanilla Sky.

    Apesar do sucesso de Abre los Ojos, Vanilla Sky acabou fracassando junto à crítica, sofrendo desaprovação, inclusive, de Alejandro Amenábar.

    “Eles fizeram o típico remake. Há um erro de tom, mas já havia um no meu filme [Abre los Ojos]. É um suspense? É um filme de amor? É uma mistura. Há muitos erros no meu filme e eles copiaram todos”, colocou o cineasta durante um encontro com estudantes de cinema em 2016.

    Se no Rotten Tomatoes Abre los Ojos surge com uma aprovação de 87% dos especialistas, sua contraparte estadunidense sofre com meros 42%. O consenso é que o filme produzido por Cruise “desmorona em uma confusão incoerente”, sobrando até para o ator, acusado de não entregar a profundidade necessária ao seu personagem narcisista.

    Para quem quiser conferir com os próprios olhos, Abre los Ojos está disponível para streaming no Globoplay; enquanto Vanilla Sky pode ser alugado no YouTube, Prime Video e Apple TV.

    Vanilla Sky
    Vanilla Sky
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2002 | 2h 15min
    Criador(es): Cameron Crowe
    Com Tom Cruise, Penélope Cruz, Kurt Russell
    Usuários
    4,0

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top