Minha conta
    Crepúsculo com alienígenas: O fracasso de ficção científica que arruinou uma trilogia de filmes
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Provando que sucesso de bilheteria não tem relação com qualidade, longa amargou com público e crítica.

    Assim como Hollywood é palco dos sucessos mais absurdos da história do cinema, principalmente quando o assunto é bilheteria e boa recepção da crítica, há também uma série de projetos que "floparam" ao tentar emplacar bons números nas telonas. Constante - e caro - na indústria, os longas de ficção científica passam por um momento instigante.

    Um dos longas que não passou pelo crivo da mídia especializada e amargou, também, na recepção do público é A 5ª Onda. Estrelado por Chloë Grace Moretz, Nick Robinson e Alex Roe, a produção tem direção de J. Blakeson, cineasta conhecido por Eu Me Importo, O Desaparecimento de Alice Creed e Gunpowder.

    O filme de ficção científica de que todos falarão em 2024: O que acontece no espaço quando a guerra irrompe na Terra?

    Na trama distópica, a Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores.

    Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.

    Sony Pictures

    Segundo a crítica do AdoroCinema, "o que era para ser um excitante sci-fi contemporâneo descamba para o clichê do melodrama adolescente" e consequentemente "sobra para o espectador a impressão de já ter visto esse filme antes".

    Ao fazer uma comparação com Crepúsculo, a avaliação ainda destaca que "A 5ª Onda poderia ser algo do nível do real, um fato (ou uma sequência de fatos) que poderíamos enfrentar aqui e agora (e não necessariamente crianças se matando em uma batalha cruel comandada por pessoas em trajes excêntricos ou um vampiro e um lobisomem disputando o amor da garota da porta ao lado)".

    No streaming: Este filme de ficção científica esquecido com Hugh Jackman é uma mistura de Blade Runner e Chinatown

    Apesar de ter feito uma boa bilheteria, com pouco mais de 100 milhões de dólares, a partir de um orçamento de 38 milhões, o filme teve péssimas avaliações. No Rotten Tomatoes, o longa conta com 17% de aprovação da crítica (142 reviews) e 38% de aprovação da audiência (mais de 25 mil reviews). Baseado nos livros de Rick Yancey, a ideia era apresentar uma franquia completa, com pelo menos mais duas sequências inspiradas na saga literária.

    A 5ª Onda
    A 5ª Onda
    Data de lançamento 21 de janeiro de 2016 | 1h 52min
    Criador(es): J Blakeson
    Com Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe
    Imprensa
    2,0
    Usuários
    3,0
    Adorocinema
    2,0

    Para aqueles que ainda não assistiram e desejam entender porque a história foi massacrada, A 5ª Onda está disponível no catálogo da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top