Minha conta
    Para ver hoje à noite com a família: O melhor filme da Disney dos últimos anos
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Cenários encantadores, melodias empolgantes e uma história que é tão sincera quanto divertida: Encanto tornou-se, com razão, um fenômeno.

    Atualmente, a Walt Disney Company está comemorando seu 100º aniversário. Essa comemoração foi expressa, por exemplo, pelo lançamento nos cinemas do filme de animação Wish: o Poder dos Desejos, que pretende ser um tributo ao legado dos estúdios de animação.

    Wish estreia nos cinemas brasileiros em 4 de janeiro de 2024, mas você não precisa esperar até lá para comemorar o aniversário da companhia. No Disney+, você encontra o melhor filme da Disney dos últimos anos para assistir com a família: Encanto, vencedor do Oscar na categoria Melhor Animação em 2022.

    Encanto
    Encanto
    Data de lançamento 25 de novembro de 2021 | 1h 43min
    Criador(es): Charise Castro Smith, Byron Howard, Jared Bush
    Com Stephanie Beatriz, John Leguizamo, Wilmer Valderrama
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    Encanto foi lançado nos cinemas no final de 2021, onde registrou números sólidos, mas não sensacionais. Com um orçamento de 120 a 150 milhões de dólares, arrecadou 256,8 milhões de dólares em todo o mundo. No entanto, a trilha sonora disparou depois que Encanto foi lançado no Disney+.

    A música cativante “We Don't Talk About Bruno” (Não Falamos do Bruno), por exemplo, ficou cinco semanas em primeiro lugar na parada de singles dos EUA, mais tempo do que qualquer outra música da Disney antes dela.

    No final, o próprio Encanto também alcançou números sensacionais. De acordo com análises da empresa de pesquisa de mercado Nielsen, o musical foi o filme mais transmitido de 2022 nos EUA. Isso é fácil de entender, pois Encanto é uma diversão mágica e emocional que fica melhor a cada exibição.

    Encanto: Laços familiares, realismo mágico e músicas de sucesso

    Walt Disney Company

    A família Madrigal vive nas idílicas montanhas da Colômbia. Lá, o animado clã se muda para uma casa mágica que tem vida própria. Isso é muito apropriado, já que todos os parentes de sangue da matriarca Abuela têm habilidades especiais. Bem, quase todos eles.

    A protagonista Mirabel é o único membro da família que não possui uma habilidade mágica. Quando ela percebe, em uma celebração de família, como é facilmente ignorada por causa de sua natureza, surgem rachaduras dramáticas no lar dos Madrigals – figurativa e literalmente.

    Como nenhum outro filme recente dos estúdios, Encanto é o epítome da magia da Disney. O filme tem um visual de cores vibrantes, iluminação romântica e teatral, e um equilíbrio convincente de detalhes realistas e desenhos expressivos e caricaturais. E é incrivelmente fácil levar os personagens ao seu coração.

    A família Madrigal é cheia de personagens, todos eles com uma caracterização única. Dolores, por exemplo, que é dotada de superaudição, move-se como um gato de patas aveludadas. Esses personagens alegres e calorosos cantam músicas cativantes que variam do estilo Broadway ao reggaeton da Disney, e são dotados de muita inteligência.

    Walt Disney Company

    É triste quando essa família se mostra incompreensiva ou até mesmo desagradável com Mirabel – ainda mais porque os cineastas demonstram um senso de observação aguçado: Jared Bush (diretor e roteiro), Byron Howard (diretor) e Charise Castro Smith (codiretora e roteiro) criam uma história que segue as regras do realismo mágico e exagera magicamente os conflitos reais.

    Entretanto, a base dos conflitos é tirada da vida real e é completamente compreensível: o ciúme familiar interno, a sensação de nunca corresponder às expectativas e o desconhecimento da raiva daqueles que amamos são retratados com drama e delicadeza em Encanto.

    O quanto tudo está interligado, e quão coerente e merecida é a solução dos problemas, fica mais claro a cada visualização – e a cada visualização, novas sutilezas visuais se revelam: como a silhueta de Bruno balançando ao fundo na batida da música que o abstrai antes de ele ser oficialmente apresentado a nós.

    No fim, é essa qualidade, que se revela mais e mais a cada exibição, que dá a Encanto aquela pitada extra de magia e o torna o destaque da atual era da Disney.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top