Na Netflix: Um dos filmes mais subestimados de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli
Heloisa Vilela
Heloisa Vilela
-Redatora
Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

Uma aventura mágica que nos fala sobre o peso das responsabilidades.

Dentro da ampla e requintada oferta do Studio Ghibli, a obra de Hayao Miyazaki é a que sempre suscitou maior admiração, a tal ponto que os estilos do estúdio e do autor se tornaram inseparáveis ​​​​aos olhos de muitos espectadores. Mas o segundo tem preocupações muito distintas, que amadureceram com o passar dos filmes e atingem níveis singulares em filmes como o recente The Boy and the Heron.

Seu último trabalho é um novo exemplo de uma maturidade que sempre se destacou no gênero de animação das últimas décadas, que vem progredindo desde seus primórdios na pura ação e fantasia, bem como na empatia com o olhar da criança em Meu Vizinho Totoro. A virada veio com um filme que aborda justamente o salto de maturidade, como O Serviço de Entregas da Kiki.

O Serviço de Entregas da Kiki
O Serviço de Entregas da Kiki
Data de lançamento 27 de julho de 1990 | 1h 42min
Criador(es): Hayao Miyazaki
Com Minami Takayama, Rei Sakuma, Kôichi Yamadera
Usuários
4,4
Assistir em streaming

A chegada das responsabilidades

Uma das obras-primas de Miyazaki que tem sido mais subestimada ao longo dos anos. Adaptando um romance de bruxaria e fantasia juvenil, o diretor japonês nos oferece uma obra primorosa sobre o salto para a vida profissional. Felizmente, a obra está disponível na Netflix.

No filme vemos a jovem Nicky passando pelo rito de passagem antes de se tornar uma bruxa completa, tendo que passar um ano longe de casa para provar seu valor. Com sua vassoura e seu gato falante, eles se dirigem para uma cidade modesta onde a jovem decide aproveitar seus poderes para montar um negócio de entregas para se defender sozinha. No entanto, as responsabilidades do trabalho afetarão seu espírito e também seus poderes.

Além do fascínio que o próprio Miyazaki sente pelo romance e de seu potencial para encantar o público jovem, parte da motivação para fazê-lo foi a dedicação à equipe de trabalhadores da Ghibli, que teve que realizar muitas horas de trabalho beirando a exaustão e o esgotamento. A história de Nicky fala justamente do processo exaustivo que pode ser dedicar-se a trabalhar em uma profissão criativa, ou transformar o que você ama ou o que lhe interessa em sua profissão.

Studio Ghibli

Dedique-se ao que você ama

Para além de refletir a realidade de ser um trabalhador autônomo, O Serviço de Entregas da Kiki oferece um retrato requintado das dificuldades ao passar para a idade adulta. Tarefas e obrigações podem cobrar seu preço, até extinguirem a motivação e a criatividade. E o conflito reside em como conciliar ser apaixonado pelo que você faz, enquanto as responsabilidades se acumulam e o distraem.

Tudo isso com os habituais detalhes de construção de mundos belos, caóticos e cotidianos que Miyazaki costuma fazer em seus filmes. Personagens coadjuvantes cativantes acompanham bem a complexa jornada do protagonista, que é contada com uma bela simplicidade. A mímica em sua história equivale à posição na animação, com um encanto característico e indistinguível em todo o mundo.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados