Minha conta
    “É um filme estúpido”: Stephen King dirigiu apenas UMA adaptação de sua própria obra – e odiou
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    As obras de Stephen King já foram adaptadas diversas vezes para o cinema - ele dirigiu só uma delas.

    As adaptações cinematográficas de Stephen King tornaram-se praticamente um subgênero do cinema e nem só entre os filmes de terror. Isso se deve não apenas ao extenso trabalho do escritor (foram mais de 30 livros e mais de 100 contos), mas também à sua popularidade. Mas vale notar que a qualidade das adaptações também é muito variada, de obras-primas a alguns desastres, há de tudo por aqui, incluindo o peculiar Comboio do Terror.

    Embora ocasionalmente seja responsável pelo roteiro (como, por exemplo, em O Cemitério Maldito), Stephen King não costuma se envolver com a direção, mas assumiu tanto o comando quanto o roteiro de Comboio do Terror – e não ficou satisfeito com o resultado. “É um filme estúpido. Você entrega seu cérebro na bilheteria e sai do cinema 96 minutos depois para pegá-lo”, disse ao jornal Gainsville Sun durante a divulgação do filme.

    King fez uma comparação inusitada de seu filme com outros títulos que já eram populares em 1986 (ou bem antes), quando o filme foi lançado. “As pessoas perguntam se você gostou do filme e você não tem muito o que dizer sobre. Não é O Reencontro ou 2001 - Uma Odisseia no Espaço”, afirmou.

    20th Century Studios

    E se o filme era diferente dos clássicos, Stephen King conseguiu “ofender” outra produção e disse que Comboio do Terror era um “filme estúpido como Splash - Uma Sereia em Minha Vida”, de 1984. Mas para sermos justos, a comédia com Tom Hanks não só se tornou um sucesso, como ganhou um status de cult depois.

    Comboio do Terror: Qual é a história?

    O filme é inspirado no conto Caminhões, publicado no livro Sombras da Noite em 1978, e retrata uma rebelião das máquinas contra os humanos, após a passagem de um cometa pela Terra. Assim, carros e caminhões passam a perseguir as pessoas implacavelmente, até que se tornam um risco à raça humana.

    Entram em cena os heróis: um grupo de sobreviventes que se une para planejar como lutar contra as máquinas e recuperar a paz.

    Na época, o filme fracassou não apenas em bilheteria, mas em crítica – começando pelo próprio autor e diretor. Hoje em dia, no entanto, há quem considere Comboio do Terror um grande representante do gênero de terror trash.

    Comboio do Terror
    Comboio do Terror
    Data de lançamento 1986 | 1h 37min
    Criador(es): Stephen King
    Com Emilio Estevez, Pat Hingle, Laura Harrington
    Usuários
    2,7

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top