Minha conta
    É um dos melhores filmes da história, mas foi completamente ofuscado por Star Wars: O Império Contra-Ataca
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Considerado uma obra-prima do terror, o filme arrecadou apenas 44 milhões de dólares, em comparação com os 209 milhões da quinta aventura de Star Wars.

    Já sabemos: o dinheiro que um filme ganha quando é lançado nos cinemas não está relacionado com a forma como ele ficará na história. Há filmes que não corresponderam às expectativas, mas se tornaram obras-primas ou clássicos cult. Há muitos fatores que entram em jogo quando um filme é lançado: críticas, marketing e, às vezes, há outras produções na telona que os ofuscam.

    Foi o que aconteceu com um dos melhores filmes da história. Ele chegou aos cinemas dos EUA na mesma semana que Star Wars: O Império Contra-Ataca. Enquanto a aventura de guerra nas estrelas arrecadou 209 milhões de dólares, o outro arrecadou apenas 44 milhões.

    Estamos falando de O Iluminado, a adaptação de Stanley Kubrick do romance homônimo de Stephen King. Estrelado por Jack Nicholson e Shelley Duvall, o filme entrou para a história como uma obra-prima. Mas, é claro, não é qualquer um que pode competir com Star Wars e sair por cima.

    O Iluminado
    O Iluminado
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1980 | 2h 23min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    No entanto, se analisarmos apenas os números de O Iluminado, o filme foi um sucesso de bilheteria. Ele teve um orçamento de 19 milhões de dólares e arrecadou 44 milhões, ou seja, foi um projeto lucrativo, pois arrecadou mais do que o dobro do que custou.

    Além disso, ele ganhou esse dinheiro com uma classificação R (apenas para adultos), o que restringe sua audiência. Star Wars, por outro lado, recebeu uma classificação PG (com supervisão dos pais), portanto, seu público era muito mais amplo.

    Warner Bros.

    Na época, O Iluminado estreou nos EUA em apenas 10 salas de cinema e arrecadou 622.337 dólares em seu primeiro fim de semana, tornando-se a terceira melhor abertura de um filme em menos de 50 salas, atrás apenas de Star Wars: Uma Nova Esperança e A Rosa.

    Por outro lado, O Iluminado recebeu críticas mistas. Alguns adoraram e outros odiaram. O filme tem uma pontuação de 83% no Rotten Tomatoes, em comparação com 95% do filme de Star Wars.

    Hoje, tanto O Iluminado quanto O Império Contra-Ataca entraram para a história como clássicos cult. E pouco importa o que aconteceu com eles quando foram lançados na década de 1980.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top