Minha conta
    Excelência preta: 6 histórias de personalidades negras, baseadas em fatos reais, que você precisa conhecer!
    Renata Rodrigues
    Renata Rodrigues
    -Redatora
    Jornalista que, assim como Carrie Bradshaw, ama contar histórias. Apaixonada por produções baseadas em fatos reais, realitys de qualidade duvidosa e comédias românticas cheias de faz de conta. Sempre aprendendo com as reflexões profundas dos roteiros de Shonda Rhimes recitados por Meredith Grey.

    LeBron James, Marighella e Pixinguinha são algumas das figuras com produções baseadas em suas histórias de vida que estão disponíveis no Telecine.

    Há anos, o cinema é uma das manifestações da arte capazes de registrar e recriar momentos históricos, reverenciar personalidades marcantes e eternizar trajetórias de vida impactantes e inspiradoras. Foi assim com Nelson Mandela, Whitney Houston, Elza Soares e tantos outros artistas importantes na luta racial.

    Novembro é sempre lembrado pelo dia da consciência negra, celebrado no 20º dia do décimo primeiro mês do ano. A data é uma homenagem a morte de Zumbi dos Palmares e faz referência a luta dos negros contra a opressão.

    Pegando gancho nessa data e com a cinelist Excelência Preta do Telecine, o AdoroCinema reuniu 6 cinebiografias de personalidades negras, brasileiras e estrangeiras, que valem a pena conhecer. Todos os filmes estão disponíveis no Telecine via Globoplay, operadoras de tv por assinatura ou através do Prime Video Channels. Confira a lista abaixo!

    Shooting Stars: A Vida de Lebron James

    LeBron James é uma das personalidades mais famosas no universo esportivo americano, conhecido por sua atuação no Los Angeles Lakers. Recentemente, o astro da NBA ganhou uma cinebiografia que conta a história de sua juventude no ensino médio.

    Shooting Stars: A Vida de LeBron James é baseado nas memórias homônimas do James, que ganharam um livro co-escrito com Buzz Bissinger no ano de 2009. O filme revela como LeBron e seus amigos de infância se tornaram o time número 1 do país lançando sua incrível carreira na NBA.

    O longa conta com Mookie Cook no papel principal, além de atuações de Caleb McLaughlin, Algee Smith, Dermot Mulroney, Natalie Paul e Wood Harris. A direção é de Chris Robinson. Shooting Stars: A Vida de LeBron James está disponível no Telecine.

    Shooting Stars - A Vida de LeBron James
    Shooting Stars - A Vida de LeBron James
    Data de lançamento 3 de agosto de 2023 | 1h 56min
    Criador(es): Chris Robinson
    Com Marquis Mookie Cook, Caleb McLaughlin, Algee Smith
    Usuários
    3,1
    Assista agora

    Saint Omer

    Rama (Kayije Kagame) é uma romancista negra que busca inspiração para reescrever o mito grego de Medeia, princesa Colóquida conhecida por matar os filhos em vingança ao descaso do marido. Para isso, Rama vai até o Tribunal Criminal de Saint-Omer, na Normandia, a fim de assistir ao julgamento de uma imigrante africana, Laurence Coly (Guslagie Malanga) que está sendo acusada de matar a própria filha. Porém o objetivo da escritora não sai como o esperado.

    A história ganhou as manchetes francesas em 2013 e o longa dirigido por Alice Diop premiado na última edição do Festival de Veneza. Saint Omer está disponível no Telecine.

    Saint Omer
    Saint Omer
    Data de lançamento 23 de setembro de 2023 | 2h 03min
    Criador(es): Alice Diop
    Com Kayije Kagame, Guslagie Malanda, Valérie Dréville
    Usuários
    2,9
    Assista agora

    Marighella

    Durante anos, Carlos Marighella foi considerado o inimigo número um do Brasil na época do regime militar. Fundador da Ação Libertadora Nacional, principal entidade que lutava contra a ditadura, Marighella teve sua história de vida adaptada para o cinema em uma produção dirigida por Wagner Moura.

    Protagonizado por Seu Jorge, a adaptação apresenta o lado violento da ditadura militar e as limitações da esquerda intimidada. Além disso, o longa também explora o desdobramento das atitudes de Marighella como político, escritor e guerrilheiro. O filme está disponível no Telecine.

    Marighella
    Marighella
    Data de lançamento 4 de novembro de 2021 | 2h 35min
    Criador(es): Wagner Moura
    Com Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso
    Usuários
    1,6
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Pixinguinha, Um Homem Carinhoso

    O cenário da música popular brasileira é recheado de figuras que deixaram sua marca na história fonográfica do país, como é o caso de Alfredo da Rocha Vianna Junior, popularmente conhecido como Pixinguinha. Considerado um gênio incompreendido da MPB, Pixinguinha detém uma cinebiografia que guarda detalhes da sua trajetória.

    Nascido em uma família de classe média baixa, o menino negro já se destacava por suas performances na flauta e composições famosas, como "Carinhoso", que compõe o nome do filme. Escrito por Manuela Dias, dirigido por Denise Saraceni e com Seu Jorge interpretando o personagem-título em sua fase adulta, Pixinguinha: Um Homem Carinhoso passa pelo início da carreira do cantor, pela temporada que passou em Paris com seu grupo e também sua relação com a esposa. Assista no Telecine!

    Pixinguinha - Um Homem Carinhoso
    Pixinguinha - Um Homem Carinhoso
    Data de lançamento 11 de novembro de 2021 | 1h 41min
    Criador(es): Allan Fiterman, Denise Saraceni
    Com Seu Jorge, Taís Araújo, Dan Ferreira
    Usuários
    3,7
    Assista agora

    Lima Barreto, Ao Terceiro Dia

    Um dos principais escritores pré-modernistas brasileiros tem uma adaptação cinematográfica dos três dias de sua última internação em um manicômio. Lima Barreto, que sofria de depressão e alcoolismo, relembra na obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma" sua vida como jovem autor e também fantasia sobre personagens que criou.

    A cinebiografia mistura o tempo passado com o presente, realidade com fantasia, além de trazer apontamentos sociopolíticas e questionamentos que o autor já propunha no século passado e que são atuais. A direção é de Luiz Antonio Pilar que assina roteiro juntamente com Luís Alberto de Abreu. No elenco estão Luis Miranda, Sidney Santiago e Orã Figueiredo. Lima Barreto, Ao Terceiro Dia está disponível no Telecine!

    Lima Barreto, ao Terceiro Dia
    Lima Barreto, ao Terceiro Dia
    Data de lançamento 29 de setembro de 2022 | 1h 44min
    Criador(es): Luiz Antonio Pilar
    Com Luis Miranda, Sidney Santiago, Orã Figueiredo
    Usuários
    3,1
    Assista agora

    Ali

    Cassius Clay (Will Smith) foi um lutador de boxe e é considerado uma das principais personalidades esportistas do mundo na década de 1960. Inteligente dentro e fora dos ringues, Cassius impressionava pela maestria de seus golpes e pela facilidade com as palavras.

    Ali, a cinebiografia do esportista, acompanha sua trajetória de vida passando pelo início da carreira e o momento épico de conversão ao islamismo e mudança de nome. A partir desse momento, o agora Muhammad Ali, se consolidou como um dos maiores nomes do boxe mundial. Ali está disponível no Telecine.

    Ali
    Ali
    Criador(es): Michael Mann
    Com Will Smith, Jamie Foxx, Jon Voight
    Data de lançamento 30 de agosto de 2002
    Assista agora

    *Parceria paga com Telecine.

    ***

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top