Minha conta
    "Criamos Jason Statham": A estrela de Os Mercenários deve sua carreira a um lendário sucesso de ficção científica com Bruce Willis
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Jason Statham tem sido uma das maiores estrelas de ação de sua geração desde o primeiro filme de Carga Explosiva. Mas se Bruce Willis tivesse sido mais acessível no set de O Quinto Elemento, tudo poderia ter sido diferente.

    Statham está em toda parte agora: apenas algumas semanas atrás, ele enfrentou com sucesso um tubarão gigante pré-histórico em Megatubarão 2, e o homem de 56 anos retornou como parte do conjunto de Os Mercenários 4 para a quarta reunião de cúpula das lendas da ação na tela grande. Comparado a co-estrelas como Sylvester Stallone e Dolph Lundgren, Statham pertence à guarda mais jovem dos heróis do gênero, mas graças a filmes como Adrenalina e a série Carga Explosiva, ele há muito se tornou uma marca por direito próprio, onde diz que Jason Statham provavelmente é uma peça de ação sólida.

    A maioria dos fãs de Jason Statham não sabe que ele está se escondendo em uma obra-prima de ação, interpretando seu papel mais importante mais uma vez

    Mas nem sempre foi assim. Antes de conseguir seu primeiro papel no cinema na comédia gangster Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes em 1998 (dirigida por Guy Ritchie, com quem ainda trabalha regularmente em filmes como Infiltrado e Esquema de Risco: Operação Fortune), ele não confiava em si mesmo, ninguém tem qualidades de estrela que possam competir com grandes nomes como Bruce Willis. Falando nisso, o ator de Duro de Matar não é totalmente inocente da grande descoberta de Jason Statham com Carga Explosiva.

    Em meados dos anos 90, o diretor francês Luc Besson (cujo filme mais recente, DogMan, acabou de ser celebrado em Veneza e no Festival de Cinema de Fantasia) fez o clássico de ficção científica, O Quinto Elemento com Willis. O filme foi um grande sucesso, mas além de Lucy (estrelada por Scarlett Johansson), Besson evitou trabalhar com grandes estrelas de Hollywood. Um dos motivos para isso foi o comportamento de Willis no set de filmagem, como revelou o diretor de O Profissional em entrevista ao Screen Rant.

    EuropaCorp

    Diz-se que o assistente de Willis recorreu a Besson antes do início das filmagens com as seguintes palavras: “Vou lhe contar como funciona: 30 minutos antes de ele entrar no set, ele tem que ser chamado. Depois mais 15 minutos e mais 5 minutos antes da gravação”.

    Besson prossegue descrevendo como ambos reagiram sem acreditar nos métodos um do outro: “Eu disse: 'Estou gravando a cada quatro minutos. Você está brincando?' E ele [o assistente] respondeu: 'Como assim, você filma a cada 4 minutos?' […] Eu tiro uma foto, depois viro a câmera e tiro outra, então não posso avisar ninguém 30 minutos antes de começar a filmar.”

    Eventualmente, Willis e Besson chegaram a um acordo. “Fiz um acordo com o Bruce e falei, que tal em vez de trabalhar 5 dias por semana […] você só trabalhar 4 dias por semana? Segunda, terça, quarta, quinta, mas você fica sentado ao meu lado o tempo todo e filmamos como loucos. E ele disse: Ok, combinado!”

    ASSIM, OS ASSUNTOS DE WILLIS LEVAM À INOVAÇÃO DE JASON STATHAM

    A colaboração ainda não era ideal, como revelou o coautor Robert Mark Kamen à Uproxx. “Foi muito difícil, mas Luc Besson dominou. No entanto, Luc não estava acostumado a tais circunstâncias. Depois que ele terminou, ele veio até mim e disse: 'Precisamos criar nossas próprias estrelas de cinema'. E foi exatamente isso que fizemos com Carga Explosiva. Criamos Jason Statham.”

    Embora tenha sido filmado em inglês e estrelado por um ator britânico, Jason Statham, seu filme inovador Carga Explosiva é na verdade uma produção francesa. Louis Letterier (O Incrível Hulk) dirigiu, enquanto Besson (junto com Kamen) atuou como roteirista e produtor.

    O Quinto Elemento
    O Quinto Elemento
    Data de lançamento 23 de maio de 1997 | 2h 06min
    Criador(es): Luc Besson
    Com Bruce Willis, Milla Jovovich, Gary Oldman
    Usuários
    4,3

    Statham teve pequenos papéis em dois filmes de Guy Ritchie e estrelou ao lado de Jet Li no longa de ação de ficção científica O Confronto. Mas o primeiro filme totalmente feito sob medida para ele foi Carga Explosiva, que mais tarde foi seguido por mais três volumes. Statham se tornou uma estrela a partir de então - e quem sabe como teria sido sua carreira sem os ares e as graças de Bruce Willis.

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top