Minha conta
    Esqueça Avatar 2! Existe um épico de 3 horas dirigido por James Cameron ainda melhor disponível no streaming
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    No início do ano, todos estavam falando sobre Avatar: O Caminho da Água. Mas, 25 anos antes, James Cameron apresentou um épico de 3 horas ainda melhor com Titanic. A obra-prima com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio está disponível no Star+.

    O mundo teve que esperar 13 longos anos até que Avatar: O Caminho da Água, a sequência de Avatar, o filme de maior sucesso de todos os tempos, finalmente chegasse aos cinemas. O interesse era grande. Não apenas porque podíamos ter certeza de que o diretor James Cameron ofereceria novamente o máximo do ponto de vista técnico. Também ficamos curiosos para ver se o mestre diretor conseguiria dessa vez não apenas oferecer imagens em 3D, mas também apresentar personagens multidimensionais que fossem mais do que simples decalques.

    Para muitos, no entanto, esse não foi o caso. Avatar 2 é audiovisualmente inovador, não há dúvidas quanto a isso. No entanto, emocionalmente, não é uma aventura ou fantasia arrebatadora; vemos James Cameron simplesmente agindo no piloto automático do cinema narrativo. Em algum momento, ele se torna apenas uma sequência de palavras-chave excessivamente transparente. Também em um nível dramatúrgico. James Cameron entregou um épico de 3 horas muito melhor muito antes.

    É claro que estamos falando de Titanic que, atualmente, só se encontra disponível no catálogo Star+. A história de amor ou o filme-catástrofe de 1997 não só é muito melhor do que a sequência de Avatar, como também é o melhor filme de James Cameron no geral - mesmo à frente de O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, Aliens ou O Segredo do Abismo. O drama histórico consegue nos deixar arrepiado não apenas como um espetáculo, mas também como um romance emocionante.

    Titanic
    Titanic
    Data de lançamento 16 de janeiro de 1998 | 3h 14min
    Criador(es): James Cameron
    Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Star +

    A HISTÓRIA DE TITANIC

    Walt Disney Company

    O caçador de tesouros Brock Lovett (Bill Paxton) levanta os destroços do que um dia foi o maior navio do mundo: o Titanic. Ele está procurando o valioso colar de diamantes Heart of the Ocean, que supostamente ainda está a bordo do luxuoso transatlântico, no fundo do mar. A equipe de pesquisa entra em contato com Rose Dawson-Colvert (Gloria Stuart), a antiga proprietária do valioso colar. Ela então conta sua história.

    Quando jovem (Kate Winslet), ela estava a bordo do Titanic em 1912 e acabou testemunhando o famoso desastre. Na viagem inaugural, como noiva de classe alta, ela conhece o pobre artista Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) - e se apaixona perdidamente por ele. O amor deles transcende as classes sociais, mas então o Titanic bate em um iceberg e a catástrofe segue seu curso...

    A EXPERIÊNCIA CINEMATOGRÁFICA DEFINITIVA

    Embora o filme Titanic já tenha 25 anos, o drama do desastre não parece ter se tornado um sucesso. Isso se deve, é claro, ao fato de James Cameron sempre dar grande importância ao máximo às possibilidades da animação e da tecnologia de computação. Titanic, portanto, ainda parece absolutamente impressionante hoje em dia e, apesar de muitos efeitos de computação gráfica, consegue garantir uma tangibilidade analógica que Avatar - que também parece excelente - perde por causa de sua artificialidade. Titanic é uma aventura imensamente autêntica nas telas, que pode ser revivida por todos os poros do corpo.

    Ao contrário de Avatar e Avatar 2, James Cameron permite que Titanic amadureça em uma grandeza emocional que é constantemente reforçada pela dramaturgia sofisticada e pelos audiovisuais hipnotizantes. Ao nos envolver em dois níveis temporais no protocolo de memória de Rose, de 100 anos de idade, a história de amor entre Rose e Jack pode se transformar em uma das maiores de todos os tempos e, consequentemente, também nos arrebatar como uma das tragédias mais assombrosas da história do cinema. Embora os personagens em si possam não ser particularmente complexos, eles são desenhados de forma realista e a química entre DiCaprio e Winslet ainda é maravilhosamente vital, não gasta, dinâmica, mesmo após a décima exibição.

    "Eu sempre digo": Existe UM ponto em comum em todos os filmes de James Cameron e você provavelmente nunca pensou nisso

    UM FILME QUE AINDA MEXE COM NOSSOS SENTIMENTOS

    Walt Disney Company

    Portanto, é apropriado que James Cameron, que sempre teve uma queda por personagens femininas fortes, também veja Titanic como uma história primordial de emancipação. Rose consegue se libertar dos fardos burgueses que lhe são impostos e se move com todo o seu poder de resistência em direção à autonomia. Isso é comovente porque o amor é mostrado aqui como uma possibilidade de autodeterminação. Não poderia ser mais romântico!

    Quando o navio de luxo finalmente afunda, James Cameron finalmente flexiona seus músculos. O último terço de Titanic ainda é a medida de todas as coisas quando se trata de puro cinema de desastre. A maestria irreprimível de Cameron como cineasta está no fato de que ele entendeu que não é o caos, o pânico e o barulho que são o verdadeiro horror. São sempre os momentos em que o silêncio reina que causam um arrepio gelado na espinha do espectador, que permanece por muito, muito tempo.

    Titanic é um marco imortal. Uma história de amor profundamente comovente, um drama de desastre gigantesco, um excelente exemplo do poder do cinema. Imagens poderosas, assombrosas, cativantes e inesquecíveis. Mesmo que Avatar: O Caminho da Água seja tecnicamente de tirar o fôlego, ele sempre fica em desvantagem em relação a Titanic, porque na aventura sobre os Na'vi, as emoções são apenas afirmações. Em Titanic, no entanto, o amor e a dor são reais e sem filtros. Sempre de novo.

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top