Minha conta
    “Uma Homenagem”: Em Meu Nome é Gal, Maria Bethania será interpretada pela própria diretora do longa
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Filme de ficção nasceu a partir de um documentário realizado em 2017

    Meu Nome é Gal, a cinebiografia da cantora Gal Costa (vivida por Sophie Charlotte), chega em breve aos cinemas. Mas não sem antes marcar presença na Première Brasil do Festival do Rio 2023, que será a estreia mundial do longa. Assinado pela dupla de diretoras Dandara Ferreira e Lô Politi, a longa de ficção nasceu a partir da série documental O Nome Dela é Gal, exibida na HBO em 2017, e que também foi dirigido por Dandara Ferreira.

    Em entrevista dada ao Canal Brasil no set de filmagem de Meu Nome é Gal, Dandara, que também é atriz, revelou as dificuldades para escalar a "sua Maria Bethânia", ao passo que a escalação de Sophie para o papel de Gal era inevitável - e os demais atores também estavam perfeitamente encaixados, como Rodrigo Lelis e sua interpretação impressionante de Caetano Veloso.

    Essa responsabilidade então acabou caindo para a própria diretora, que afirmou em entrevista que sua interpretação de Bethânia será uma "homenagem" a esta personalidade tão importante para a cultura popular brasileira, e que, além disso, também foi uma amiga decisiva para a trajetória artística de Gal.

    Qual é o enredo de Meu Nome é Gal?

    Paris Filmes

    O filme acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa cantora. Sempre tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro aos seus 20 anos de idade.

    Coincidentemente em uma das cidades mais bonitas do país, a cantora acaba encontrando amigos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960. Com os amigos ajudando a dar o empurrão na carreira de Gal, ela precisará enfrentar a timidez, mas a medida que vai se soltando, ela - junto com outros artistas - formam o movimento da Tropicália.

    Depois de tanto sucesso, Gal acaba tendo um período de depressão, quando dois de seus amigos são exilados pela ditadura. Esses são os episódios retratados no longa.

    Meu Nome é Gal
    Meu Nome é Gal
    Data de lançamento 12 de outubro de 2023
    Criador(es): Dandara Ferreira, Lô Politi
    Com Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis, Camila Márdila
    Imprensa
    3,5
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Meu Nome é Gal estreia em 12 de outubro, nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top