Para ver no fim de semana: Essa aventura espacial dos anos 90 é um dos melhores filmes de todos os tempos
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Apollo 13 não é apenas um dos filmes mais conhecidos de Ron Howard, mas também um dos melhores. Ainda mais: para nós, a aventura espacial com Tom Hanks é uma obra-prima absoluta!

Ron Howard (Um Sonho Distante) é um dos maiores e mais influentes diretores da fábrica de sonhos. É impressionante a extensão de sua obra, com sucessos de bilheteria, filmes cult e verdadeiros clássicos. Há O Código Da Vinci, Uma Mente Brilhante, Rush, Han Solo: Uma História Star Wars, Willow, Cortina de Fogo ou O Grinch.

Mas talvez Ron Howard tenha feito seu melhor trabalho com Apollo 13 em 1995. Para nós, a aventura espacial com Tom Hanks (O Resgate do Soldado Ryan), Kevin Bacon (Sobre Meninos e Lobos) e Bill Paxton (O Predador) é um dos melhores filmes de todos os tempos - os usuários do AdoroCinema atribuem a ele uma média de 4,1 de 5 estrelas. Você ainda não viu Apollo 13? Então você pode assisti-lo a qualquer momento no catálogo do Telecine.

Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo
Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo
Data de lançamento 14 de setembro de 1995 | 2h 20min
Criador(es): Ron Howard
Com Tom Hanks, Bill Paxton, Gary Sinise
Usuários
4,1
alugar ou comprar

QUAL A HISTÓRIA DE APOLLO 13?

Menos de um ano se passou desde que a Equipe Armstrong foram os primeiros humanos a caminharem na Lua. O público americano se acostumou com as missões espaciais astronomicamente caras e, ao mesmo tempo, perdeu o interesse. Agora, os astronautas Jim Lovell (Hanks), Fred Haise (Paxton) e Jack Swigert (Bacon) partem para a Lua.

Universal Pictures

O fato de eles terem conseguido embarcar nessa missão foi graças a uma doença na equipe originalmente planejada. 55 horas após o início do voo para a Lua, um estrondo causa um grande choque na tripulação da Apollo. O gás vaza do tanque de oxigênio da Odyssey, que explode. Em Houston, o diretor de voo Gene Kranz (Ed Harris) e sua equipe da NASA lutam desesperadamente pela vida dos astronautas. A chance de trazê-los de volta à Terra com vida é pequena...

UMA BRILHANTE AVENTURA ESPACIAL

É óbvio que Ron Howard estava interessado em uma realização cinematográfica da história da missão Apollo 13. Esse capítulo da história espacial dos EUA certamente não é o mais glorioso, mas é, sem dúvida, o mais estressante. É difícil encontrar mais suspense, drama humano e coincidências em qualquer outra história. O filme inspira em vários níveis.

Difícil de acreditar! O favorito de Hollywood, Tom Hanks, odeia alguns de seus filmes

Por um lado, há o lado técnico, que oferece um cenário realista. Não é de se admirar que, no final, tanto o som quanto a edição tenham ganhado um Oscar. Apollo 13 consegue levar o público em uma jornada inesquecível e assombrosamente encenada junto com os astronautas. O fato de o filme ser emocionante durante todo o tempo, apesar de seu desfecho familiar, não se deve apenas à maestria de sua arte.

As atuações também são excelentes. Tom Hanks é sempre uma boa escolha quando se trata de fazer personagens protagonistas com uma desenvoltura tangível. No caso de Apollo 13, também, ele é a âncora crível que recebe muito mais tempo de tela do que seus colegas Bill Paxton e Kevin Bacon. O destaque secreto do elenco, no entanto, é mais uma vez Ed Harris (O Show de Truman), que rapidamente conquista a simpatia do público como a incansável força motriz por trás da operação de resgate.

facebook Tweet
Links relacionados