Minha conta
    Para ver no streaming: O fascinante filme de ação que ofendeu as irmãs Wachowski e mudou o rumo de Matrix
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Um dos filmes mais subestimados da carreira de Sylvester Stallone que fracassou nos cinemas e foi atacado pela crítica.

    As Irmãs Wachowski são conhecidas mundialmente por criarem a saga Matrix, mas obviamente suas carreiras vão muito além da franquia de ficção científica protagonizada por Keanu Reeves. De fato, seu primeiro filme foi Ligadas pelo Desejo, mas antes disso elas participaram de um filme que as ofendeu tanto, que foi o estopim para tomar a decisão de também dirigir.

    "Não nos importamos. Não gostamos disso"

    O título de que estamos falando é Assassins (Assassinos), um dos filmes de ação mais subestimados da carreira de Sylvester Stallone, que as Wachowskis odeiam. O motivo? Elas haviam escrito o roteiro e foi alterado a tal ponto que elas até tentaram tirar o nome dos créditos do filme dirigido por Richard Donner. Isto é o que Lily diz sobre o caso:

    Joel Silver [produtor] nos disse: 'É o seu primeiro filme e você quer tirar o seu nome? É uma loucura.' E nós dissemos: 'Não nos importamos. Não gostamos disso.' Mas nos deu a perspectiva de que nunca sobreviveríamos como escritoras nesta cidade.

    Lana destaca que foi isso que as motivou a apostar na direção de seus roteiros, o que acabou levando ao fato de que nenhum outro cineasta conseguiu colocar as mãos em Matrix. Em relação a Assassinos, a versão Wachowskis era bem mais sombria, pois Lana lembra que "havia simbolismo e subtexto, mas que Richard Donner não estava interessado naquela ideia". De sua parte, Lilly deixou claro que não havia nada no resultado final que fosse do seu agrado:

    Chama-se Assassins e na primeira cena do filme, o personagem de Stallone aparece e mata um cara. E na versão de Donner, Stallone não o mata. Ele tem que atirar em si mesmo. Ele lhe entrega a arma e diz: 'Está carregada', porque Donner não conseguiria se conectar com o personagem se ele fosse um assassino. Então eles reescreveram a primeira página...
    Warner Bros.

    As Wachowski acabaram sendo creditadas como escritoras do roteiro com Brian Helgeland, que ganhou um Oscar logo depois por seu trabalho em Los Angeles - Cidade Proibida. Mas elas nunca tiveram uma boa opinião para o título pelo qual ganharam US$ 1 milhão (ou mais) - e que inquestionavelmente fracassou nas bilheterias, já que custou 50 milhões de dólares e arrecadou apenas 83.

    Em relação a Assassinos, receber críticas tão ruins definitivamente não ajudou - o filme conta com somente 16% de aprovação no Rotten Tomatoes. No entanto, é provável que a Warner tenha recuperado o investimento com as fontes adicionais de receita, mesmo que seja um filme bastante esquecível, exceto talvez pela cena que gerou um meme icônico estrelado por Antonio Banderas. E no caso de Stallone, ele se tornaria um nome de pouco prestígio em Hollywood alguns anos depois, demorando muito para redirecionar sua carreira.

    Warner Bros.

    Uma aposta muito curiosa

    É verdade que, como filme de ação, Assassinos não tem muito a oferecer. Aliás, o momento mais tenso de todo o longa acontece dentro de um táxi, no qual Donner traz à tona todo o seu talento para tais situações.

    Mas devemos acrescentar a curiosa rivalidade que surge entre os personagens de Stallone e Banderas, com o primeiro optando por uma interpretação mais calma, enquanto o ator espanhol oferece sua atuação mais excessiva. A hiper expressividade pode afastar alguns espectadores, mas aqui até funciona muito bem, e não pensando apenas no contraste com Stallone.

    Assassinos
    Assassinos
    Data de lançamento 3 de novembro de 2021 | 2h 15min
    Criador(es): Richard Donner
    Com Sylvester Stallone, Antonio Banderas, Julianne Moore
    Usuários
    4,0

    Se você quiser ver (ou rever) Assassinos, o filme está disponível no Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top