Minha conta
    Nem O Senhor dos Anéis nem O Poderoso Chefão: Esta é a melhor trilogia de todos os tempos, mas poucos conhecem
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Trata-se de uma produção japonesa lançada entre 1959 e 1961, tendo a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo.

    Reprodução

    Se alguém perguntasse a você qual a melhor trilogia da história do cinema, o que você diria? O Poderoso Chefão, De Volta para o Futuro, O Cavaleiro das Trevas e O Senhor dos Anéis certamente passariam pela sua cabeça. Todas são lembradas e aclamadas até hoje, mas você sabia que existe uma trinca de filmes ainda melhor que poucos conhecem? Trata-se de A Condição Humana, uma produção japonesa originalmente intitulada Ningen no jōken e lançada entre 1959 e 1961.

    Ambientada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a trama acompanha Kaji (Tatsuya Nakadai), um jovem bem-intencionado e ingênuo que tenta a todo custo evitar o serviço militar. Para isso, ele aceita um emprego como administrador civil na Manchúria ocupada pelos japoneses. Ele só não imaginava que seria acusado de traição por sua postura pacifista e que seria, assim, enviado para um campo de treinamento.

    Antes que possa ser usado na luta até a morte, a União Soviética lança seu ataque à Manchúria e coloca o exército japonês de joelhos. Uma vida como prisioneiro de guerra aguarda Kaji, que, pouco a pouco, entende que seus princípios morais mais o prejudicam do que o ajudam.

    Shochiku
    Cena de A Condição Humana - 1ª parte.

    Com quase 10 horas de duração, o épico transformou o diretor Masaki Kobayashi em um dos nomes mais importantes do cinema japonês no final dos anos 50 e início dos anos 60. Além disso, a trilogia – composta por Não Há Amor Maior (1959), Estrada para a Eternidade (1959) e Uma Prece de Soldado (1961) – foi unanimemente celebrada pela imprensa internacional, superando gigantes como O Poderoso Chefão e O Senhor dos Anéis.

    No Letterboxd, que é provavelmente a plataforma de classificação de filmes mais popular no momento, O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão 2 estão em 5º e 6º lugar na lista de melhores de todos os tempos, ambos com nota 4,5/5. A terceira parte está muito atrás de suas duas antecessoras, com 3,5/5, sem sequer aparecer no ranking. A situação é diferente para O Senhor dos Anéis. O Retorno do Rei está atualmente na 21ª posição; As Duas Torres na 52ª; e A Sociedade do Anel na 55ª.

    E onde A Condição Humana se encaixa nesse ranking? Pois bem, desde 1º de maio de 2023, Não Há Amor Maior, Estrada para a Eternidade e Uma Prece de Soldado estão, respectivamente, em 23º, 47º e 7º lugar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top