Minha conta
    Por que o trailer de As Marvels também é uma resposta para aqueles que odiaram Capitã Marvel: A chave está em uma música dos Beastie Boys
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O trailer do mais novo filme do MCU esconde uma mensagem bem direta para os haters e você talvez não percebeu.

    Na última semana, com uma expectativa incomum, a Marvel lançou o trailer do projeto que pode determinar completamente o seu futuro e o de sua Fase 5, que não começou da melhor maneira. Estamos falando de As Marvels, um crossover sequência com três personagens de dimensões cósmicas: Capitã Marvel, Ms. Marvel e Monica Rambeau, essa última que foi devidamente apresentada em WandaVision.

    As três super-heroínas vão continuar suas aventuras neste projeto dirigido por Nia DaCosta (realizadora do mais recente A Lenda de Candyman), e em seu primeiro trailer apresenta uma espécie de Sexta-feira Muito Louca mas com poderes e aventuras no espaço. O trailer contém muitos dos recursos comuns dos trailers da Marvel, incluindo uma música popular chamativa que, neste caso, é Intergalactic dos Beastie Boys. Embora desta vez parece haver segundas intenções com essa música que não escaparam dos fãs, que falam de uma resposta direta à onda de ódio dirigida contra o filme da Capitã Marvel na época de seu lançamento em 2018.

    As Marvels
    As Marvels
    Data de lançamento 9 de novembro de 2023 | 1h 45min
    Criador(es): Nia DaCosta
    Com Brie Larson, Iman Vellani, Teyonah Parris
    Imprensa
    3,3
    Usuários
    2,5
    Adorocinema
    3,0

    O espaço não é motivo de riso

    Intergalactic é uma das melhores e mais populares canções dos Beastie Boys. Lançada como single do álbum Hello Nasty de 1998 e com um vídeo icônico dirigido por Adam Yauch, a música coloca o senso de humor único do grupo no reino da ficção científica espacial. Faz todo o sentido do mundo que uma obra tão alegre como essa seja colocada para antecipar uma aventura intergaláctica que terá sua boa dose de humor, além do trio de hip hop ter surgido no Brooklyn, assim como a diretora.

    No entanto, não parece coincidência que no trailer podemos escutar o primeiro verso de Mike D, que começa dizendo "Don't you tell me to smile" (não me diga para sorrir). Não foram poucos os que interpretaram como uma referência direta aos fãs tóxicos que responderam negativamente a Brie Larson como Carol Danvers, direcionando muitas de suas críticas a aspectos tão absurdos e supérfluos quanto o fato de a personagem não sorrir.

    Participações especiais de personagens antigos em filmes de super-heróis podem ter virado um problema para Marvel

    Grande parte da resposta negativa a Capitã Marvel foi um caso de juntar a fome com a vontade de comer. Foi o primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel a apresentar uma protagonista feminina solo, algo de que se orgulhava e tentava comemorar. A parte misógina do fandom considerou um ataque o fato de haver uma super-heroína depois de 17 filmes com papel masculino exclusivo ou majoritário. A isso deve-se acrescentar a onda de ódio lançada contra a própria Larson, uma feminista declarada que denunciou repetidamente tendências machistas na indústria.

    Espinof

    A demanda da personagem de Larson por um sorriso é uma dos exemplos mais absurdos de explosões misóginas com as quais ela lidou desde o lançamento do filme em 2018. Ela era corajosa o suficiente para responder graciosamente os trolls com montagens de outros heróis da Marvel sorrindo em seus filmes. Cinco anos depois, a Marvel parece estar antecipando outra onda como essa ao ter não apenas uma, mas três heroínas estrelando um filme que explora o lado mais cósmico de seu universo, utilizando uma música icônica do hip hop e enfatizando o tom mais lúdico e astuto.

    Pode ser mera coincidência, mas a parte do fandom posicionada a favor de Larson e da inclusão em geral decidiu abraçar a possibilidade de um subtexto contra trolls machistas. "Se foi intencional, francamente, tudo bem" é apenas um dos muitos comentários que dão um sinal de positivo a escolha, e podemos esperar que esses mesmos fãs estejam lá no dia do lançamento, quando The Marvels finalmente estrear em 09 de novembro. Enquanto isso, não é uma má ideia escutar um pouco o álbum Hello Nasty dos Beastie Boys ou divertir-se com o documentário especial para o trio altamente recomendado e disponível no Apple TV+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top