Minha conta
    Um filme já nos mostrou os efeitos da paralisação do núcleo da Terra
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Estudo publicado pela Nature Geoscience garante que o núcleo pode ter aumentado e é possível que gire no sentido contrário.

    Nos últimos anos, a humanidade não teve tempo para ficar entediada. Entre pandemias, tempestades históricas e vulcões em erupção, vemos o fim do mundo mais próximo do que nunca e as últimas notícias não parecem indicar o contrário.

    Um estudo publicado na Nature Geoscience indica que o núcleo da Terra desacelerou e pode até estar girando na direção oposta . Notícias que geraram muitos memes, mas também nos levaram a usar nosso próprio kit de sobrevivência.

    O lado bom de todas essas catástrofes é que o cinema já nos contou sobre suas consequências na vida real, para que possamos estar preparados para o que está por vir. No caso da paralisia do núcleo da Terra, temos O Núcleo - Missão ao Centro da Terra, filme dirigido por Jon Amiel. É um título um tanto medíocre de 2003, mas serve para nos preparar para o pior.

    O Núcleo - Missão ao Centro da Terra
    O Núcleo - Missão ao Centro da Terra
    Data de lançamento 4 de abril de 2003 | 2h 14min
    Criador(es): Jon Amiel
    Com Aaron Eckhart, Hilary Swank, Tchéky Karyo
    Usuários
    3,7

    A paralisação do núcleo da Terra segundo o filme

    No filme, os efeitos mais imediatos são a morte súbita de pessoas com marcapassos e a perda da capacidade de navegação dos pombos, fazendo com que eles se choquem contra qualquer coisa à sua frente.

    O geofísico Serge Leveque (Aaron Eckhart) logo percebe que o núcleo da Terra parou de girar e dá seu veredicto: dentro de um ano o planeta perderá seu campo eletromagnético e seremos todos queimados pela radiação solar .

    É uma visão horrível, mas o governo dos Estados Unidos está sempre pronto para o desafio. Desta forma, uma equipe de especialistas é recrutada para viajar até o núcleo e explorar uma série de dispositivos que permitem reiniciar a rotação.

    Claro, é uma façanha totalmente impossível de replicar na vida real. A maior distância que os humanos já foram é de 12 quilômetros de profundidade e parece improvável que consigam ir além, pois as paredes podem desabar sob pressão.

    Um dos filmes de desastre mais divertidos dos últimos anos: Ficção científica com Gerard Butler sobre o fim do mundo chega ao Amazon Prime Video

    Em O Núcleo, os heróis conseguem alcançar o núcleo e reiniciá-lo. Embora a solução não tenha aplicação na nossa realidade, parece que também não vamos ter de recorrer a ela.

    Aparentemente, os efeitos serão muito menores do que Hollywood nos disse - algo semelhante já aconteceu nos anos 70 - mas, como de costume, o cinema prefere optar pelo caminho mais catastrófico. É normal, gostamos da espetacularização e desastres, mas também é um alívio pensar que o ser humano está mais preparado para enfrentar tragédias do que aquilo que eles nos contam na tela grande.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top