Minha conta
    A melhor cena da história do cinema é esta aqui, segundo Will Smith
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    “É a fusão perfeita de todos os elementos que foram colocados no filme”, defende o vencedor do Oscar por King Richard: Criando Campeãs.

    Reprodução

    Em 2012, durante uma entrevista aos nossos colegas do AlloCiné por ocasião do lançamento de Homens de Preto 3, foi perguntado a Will Smith qual é a sua cena favorita do cinema. A resposta do ator pode ser desconhecida para as novas gerações, mas se trata de um clássico de 1957, dirigido por David Lean. “Adoro a cena final de A Ponte do Rio Kwai”, disse ele.

    Baseado no romance homônimo do francês Pierre Boulle – também famoso por ter escrito “O Planeta dos Macacos” –, o longa-metragem acompanha as aventuras de um regimento inglês capturado pelo exército japonês e levado a um campo de prisioneiros no meio da selva da Birmânia, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

    Incumbidos da construção de uma ponte que deve ser utilizada para a passagem de um comboio estratégico, os detentos trabalham incessantemente sob a supervisão do Coronel Nicholson (Alec Guinness). Enquanto este último coopera com os inimigos, tendo resolvido suas desavenças, oficiais britânicos e franceses planejam sabotar a obra.

    Quando a hora da verdade chega, a ponte explode, lançando o trem diretamente nas águas do rio Kwai. E o responsável por isso é o próprio Nicholson, que, gravemente ferido após uma batalha contra as tropas japonesas, cai por acidente em cima do detonador. Veja abaixo:

    Tão épica e simbólica quanto profunda e complexa para os personagens, a sequência – que exigia a destruição do cenário real – é o ápice da narrativa, mesmo que difira da conclusão encontrada na obra original.

    “Não sei o que me faz amar tanto esse momento, mas é a fusão perfeita de todos os elementos que foram colocados no filme”, explicou Smith ao AlloCiné. “O trem chega, a bomba está no lugar, tudo finalmente se encaixa. Alec Guinness está perfeito, seu tirar de chapéu... Quando me aproximo do final de um dos meus filmes, quando meu personagem tem que tomar uma decisão crucial, essa cena me inspira. É perfeita”, completa o vencedor do Oscar por King Richard: Criando Campeãs.

    Vale lembrar que A Ponte do Rio Kwai ganhou 7 estatuetas do Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator (Guinness), Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora. Concorreu ainda a Melhor Ator Coadjuvante, mas Sessue Hayakawa perdeu para Red Buttons (Sayonara).

    No Rotten Tomatoes, tem 96% de aprovação da crítica especializada e 93% do público. A Ponte do Rio Kwai também foi incluído na lista de melhores filmes americanos já feito segundo o American Film Institute (AFI), renomada organização sem fins lucrativos que promove o cinema dos EUA e celebra sua herança.

    Confira o trailer de A Ponte do Rio Kwai a seguir:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top