Minha conta
    O Auto da Compadecida: 25 anos depois, relembre os atores que já morreram
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    O Auto da Compadecida ganhará continuação em breve; relembre os astros do elenco original que já nos deixaram.

    Um dos filmes mais consagrados da história do cinema brasileiro, O Auto da Compadecida teve continuação confirmada quase 30 anos depois após chegar aos cinemas. Selton Mello e Matheus Nachtergaele estarão de volta aos inesquecíveis papéis de Chicó e João Grilo, mas o longa original de 1999 contou com uma longa lista de grandes atores no elenco, entre Fernanda Montenegro, Lima Duarte, entre outros.

    De lá para cá, infelizmente, perdemos alguns dos artistas de O Auto da Compadecida nos deixaram - mas ficaram marcados na memória da arte nacional. Relembre:

    Paulo Goulart (Major Antônio Morais)

    TriStar Pictures

    Um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, Paulo Goulart interpretou o oficial Antônio Morais, pai linha dura de Rosinha (Virginia Cavendish), a grande paixão de Chicó (Selton Mello). Ao longo de mais de 60 anos de carreira, o ator esteve em muitas das maiores obras da televisão e do cinema nacional, como O Rei do Gado, Éramos Seis, Mulheres de Areia, entre outras.

    Paulo Goulart morreu em março de 2014, aos 81 anos de idade, por complicações de saúde causadas por um câncer, que já vinha enfrentando há anos. A família do ator, aliás, também ganhou grande destaque na televisão: os três filhos, Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho, são atores, e Paulo foi casado por 60 anos com Nicette Bruno, grande atriz que morreu em dezembro de 2020.

    Rogério Cardoso (Padre João)

    TriStar Pictures

    Nome consagrado na comédia brasileira, Rogério Cardoso foi o Padre João, um religioso de condutas bem duvidosas, que dividia a igreja com o bispo interpretado por Lima Duarte. Na época do lançamento de O Auto da Compadecida, Rogério era um dos principais atores do elenco de Zorra Total, mas um de seus trabalhos mais lembrados veio logo depois, em 2001, em A Grande Família.

    Ao longo de quase 40 anos de carreira, Rogério Cardoso esteve em diversas novelas e programas de TV – e fez história como o personagem Rolando Lero no humorístico Escolinha do Professor Raimundo. Outros trabalhos de destaque incluem, por exemplo, Os Trapalhões, A Gata Comeu, A Comédia da Vida Privada, Hilda Furacão, entre outros.

    O Auto da Compadecida vai ter continuação

    Ainda sem data de estreia confirmada, a continuação de O Auto da Compadecida continuará tendo a obra original de Ariano Suassuna como base. "Fazer o Chicó novamente ao lado de João Grilo é uma emoção gigante, que nunca imaginei reviver! Nosso time é de craques, faremos o Auto 2 à altura da grandeza do nosso filme do peito e celebrando a memória de Ariano Suassuna. O Brasil esperava e merecia este presente", disse Selton Mello.

    "É muito emocionante reencontrar Chicó e João Grilo agora, 25 anos depois: que as Bodas de Prata do Auto da Compadecida sejam uma celebração e uma renovação pros corações! Bora bora, Caxangá!", completou Matheus Nachtergaele.

    O Auto da Compadecida
    O Auto da Compadecida
    Data de lançamento 10 de setembro de 2000 | 1h 35min
    Criador(es): Guel Arraes
    Com Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Denise Fraga
    Usuários
    4,7
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top