Minha conta
    Dona Vitória: Aposentada que pôs fim em quadrilha carioca será tema de filme; saiba tudo sobre a produção
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Baseado em uma história real, o longa-metragem será estrelado por Fernanda Montenegro.

    Globoplay

    Mais uma grande produção brasileira chegará aos cinemas e, dessa vez, baseada em uma história real situada no Rio de Janeiro que ganhou repercussão internacional. Estamos falando de Dona Vitória, filme nacional produzido pela Globoplay e Conspiração Filmes, com direção de Andrucha Waddington e parcialmente de Breno Silveira — cineasta que faleceu em maio do ano passado, no início das gravações, chegando a filmar apenas uma cena da protagonista.

    A inspiração para o filme foi a alagoana Joana da Paz, aposentada de 80 anos que, em 2005, ajudou a polícia a prender cerca de 30 traficantes na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Com uma câmera parcelada em 12 vezes e o sonho de morar em um lugar seguro, a senhora passou cerca de um ano e meio colaborando com o então repórter Fábio Gusmão, agora editor dos jornais Extra e O Globo, e entrou no Programa de Proteção a Testemunhas, adotando o nome Vitória da Paz.

    A aposentada será vivida por Fernanda Montenegro nas telonas, enquanto o ator Alan Rocha viverá o jornalista Fábio Gusmão. Linn da Quebrada também está no elenco, interpretando a vizinha da protagonista. Para te deixar por dentro da história, o AdoroCinema separou algumas informações importantes sobre a produção.

    Quem foi Joana da Paz?

    Jornal Extra
    Joana da Paz e sua fiel câmera.

    O entretítulo desta matéria está com o verbo no pretérito porque Joana da Paz morreu nesta Quarta-Feira de Cinzas, aos 97 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral. A alagoana, nascida como Joana Zeferino da Paz, passou 17 anos de sua vida sob a identidade de Vitória, para se proteger das possíveis ameaças após desmontar uma quadrilha de traficantes no Rio de Janeiro.

    Joana da Paz chegou ao estado sudestino quando tinha 25 anos e conseguiu comprar seu primeiro apartamento em 1967, onde morou por 38 anos. Vivendo a apenas 150 metros de distância de onde aconteciam inúmeras atividades ilegais do tráfico, a mulher, com 80 anos na época, estava cansada de esperar pela ajuda das autoridades e decidiu comprar uma câmera para denunciar o crime organizado da sua janela.

    A aposentada reuniu diversas fitas de gravação entre 2003 e 2005, colaborando com a investigação da polícia que, finalmente, prendeu 30 traficantes e dois policiais envolvidos com a quadrilha. Após a ação, a mulher precisou sair de seu apartamento e teve sua identidade escondida até a última quarta-feira. Enquanto testemunha protegida, chegou a passar um tempo na Itália, na região Centro-Oeste do Brasil e faleceu em Salvador.

    Dona Vitória estreia em 2024

    Joana da Paz ajudou ativamente na composição da história do filme, o qual o jornalista Fábio Gusmão descreve como "uma obra de ficção, mas o roteiro conseguiu manter a essência do que é aquela mulher". Vale mencionar que o roteiro é de Paula Fiúza (Sobral - O Homem que Não Tinha Preço) e direção de fotografia de Lula Cerri (Tropa de Elite).

    O longa-metragem foi filmado em oito semanas e as gravações foram concluídas em dezembro do ano passado. A previsão de estreia é em 2024. Na trama, Joana da Paz recebe o nome fictício Josefina e, em invés de alagoana, a personagem é mineira.

    Vitória
    Vitória
    Criador(es): Andrucha Waddington
    Com Fernanda Montenegro, Silvio Guindane, Jeniffer Dias
    Data de lançamento 15 de agosto de 2024

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top