Minha conta
    Dia Nacional da Visibilidade Trans: Telecine preparou uma programação especial em comemoração à importante data
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Em 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais.

    O mês de janeiro termina com uma das datas mais importantes do ano: o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, comemorado em 29 de janeiro. Em 2004, neste mesmo dia, pessoas trans foram para as ruas de Brasília e organizaram um ato pelos seus direitos no Congresso Nacional.

    A luta foi o impulso que levantaria discussões e pautas trans para os holofotes, envolvendo a conquista de direitos como a alteração do nome no registro civil e políticas que garantiriam a inclusão da comunidade em núcleos de desenvolvimento social, como universidades e mercado de trabalho.

    Em comemoração à data, o Telecine Cult terá um especial para o Dia Nacional da Visibilidade Trans, no dia 29 (domingo), com a exibição de Pequena Garota, às 18h55, e Tomboy, às 20h30. O primeiro filme mencionado é um documentário lançado em 2020, com direção do diretor francês Sébastien Lifshitz.

    No centro da trama de Pequena Garota, acompanhamos Sasha, uma menininha que começa a duvidar do gênero imposto a ela desde o nascimento. Junto com a família, a garota luta contra os preconceitos cotidianos na escola e em todos os ambientes cercados por adultos. O filme tem o objetivo de mostrar a necessidade de ouvir e proteger crianças trans.

    Tomboy é dirigido por Céline Sciamma, diretora de outros sucessos do cinema LGBTQ+ como Retrato de Uma Jovem em Chamas e Lírios D’Água — e só essa breve descrição já é motivo o suficiente para correr para a frente da televisão para assistir ao filme.

    Além das duas atrações já mencionadas, o catálogo do serviço de streaming do Telecine também está preparado para a comemoração desta importante data! Em uma cinelist focada no público trans e diversas outras letras da sigla da comunidade, é possível prestigiar títulos como os dramas lésbicos Benedetta, Nós Duas e Rafiki.

    Além disso, a comunidade gay também é representada por longa-metragens como O Baile dos 41, estrelado por Alfonso Herrera, ex-RBD, O Segredo de Brokeback Mountain, e o filme coreano No Topo do Mundo.

    Confira a cinelist especial do Orgulho LGBTQ+, que também conta com os filmes de temática trans exibidos no Telecine Cult, e está no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top