Fuga de Alcatraz
    Você assistiu Fuga de Alcatraz ?

Ari Willians
    Ari Willians

Enviada em 27 de dezembro de 2023
    Um clássico que merece ser visto e revisto. Clint Eastwood estrela no papel de prisioneiro inconformado com a tirania do diretor sobre as fraquezas dos prisioneiros. Embora todos sejam criminosos, os valores humanos afloram entre opressores e oprimidos. A sequência é bem construída e acompanhamos os detalhes mínimos para o plano de fuga. Belo filme.

Enviada em 14 de janeiro de 2021
    O mestre Clint num grande filme de prisão! Aqui temos uma das histórias mais conhecidas nos Estados unidos, ainda quando se fala de uma fuga de uma das prisões mais pesadas do mundo e ainda quando sua localização é numa ilha, aqui temos um roteiro muito bom e um desenvolvimento ótimo, apesar de mostrar lentamente a fuga que na minha visão é necessária, o filme não cansa. Baita Filme!!!
    Gil Nascimento
    Gil Nascimento

Enviada em 30 de dezembro de 2020
    No ano de 1962 três prisioneiros conseguiram a façanha de fugir da Penitenciária Federal de Alcatraz, esses prisioneiros foram Frank Morris; John Anglin e Clarence Anglin.

O longa retrata de forma romantizada a fuga, ao longo do filme somos apresentados ao personagem principal e mentor da fuga (Frank Morris) que foi parar em Alcatraz por ter fugido de outras penitenciárias. No decorrer da história somos levados a termos empatia e torcer pelos prisioneiros que são abusados mentalmente pelo diretor da prisão. Assim como na vida real, o final do filme deixa a história em aberto, será que Frank e seus amigos conseguiram sobreviver ou morreram em mar aberto? Nunca saberemos.

O filme conta com atuações surpreendentes, como a do diretor Warden (Patrick McGoohan) que consegue transparecer em tela um certo grau de prazer ao tornar a vida dos detentos um inferno pior que já ter a sua liberdade retirada. Outro personagem bem trabalhado é o detento pintor Doc (Roberts Blossom), que tinha como único benefício dentro da prisão a arte de pintar, que foi arrancado dele pelo diretor, única e exclusivamente por tê-lo pintado.

O filme consegue manter o clima de suspense do início ao final do longa, com a entrega de um roteiro bem amarrado e com uma direção de atores primorosa. Esse é um dos melhores trabalhos de Clint Eastwood, que demonstrou qualidades em a versatilidade do ator que ficou conhecido como um galã de filmes Western.
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 6 de setembro de 2020
    Fuga de Alcatraz é um filme não muito brilhante mais tem um ritmo ágil e envolvente.
    O roteiro peca por ter aquelas coisas de: Valentão, nerd chato, idoso simpático e ladrão frio e calculista mais, eles tem um quê diferente de outros filmes (o valentão é gordo kkkkk)
    Porém continua sendo um dos filmes de fuga mais brilhantes que você vai ver na sua vida
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 30 de agosto de 2020
    Clint está sensacional. Um filme antigo, sem os recursos que se tem hoje, feito de forma tão simples, mas que te prende do início ao fim. Uma bela obra.
    Nabokova
    Nabokova

Enviada em 21 de agosto de 2020
    Grande clássico, filme muito bom, direto e sem frescuras. História real sobre a única tentativa de fuga bem-sucedida da prisão de Alcatraz. Vale muito a pena assistir ao mais engenhoso e artístico plano de fuga já executado até hoje, e, acrescentando, não contou com ajuda externa e nem de carcereiros. Alcatraz foi construída primeiramente como uma fortificação, quando a Califórnia tornou-se atração pela quantidade de ouro que estava sendo descoberta ali. Com o avanço da tecnologia bélica essa fortificação tornou-se ultrapassada e foi transformada em presídio, e só depois, com aumento da criminalidade, em presídio de segurança máxima. O filme parece retratar bem aspectos de Alcatraz, como a existência do Bloco D, os banhos só 2 vezes por semana, etc... A cela e o buraco feito por Frank Morris foram reproduzidas com perfeição, há imagens no Google. Frank Morris, interpretado por Clint, foi o cabeça do plano, sabe-se que na vida real tinha Q.I. altíssimo - o que foi bem reproduzido em seu comportamento no filme - porém outros traços, como calma, extremo equilíbrio e auto-controle, sensibilidade, e até humanidade, podem ter sido atribuídos pelo diretor...
    E pergunto: os fugitivos deixaram pra trás as fotos de estima pessoal porque se afogaram, ou para fingir isso? Enfim, uma grande história, um grande filme, e muitíssimos motivos para acreditar que serviu de inspiração para Um Sonho de Liberdade.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 20 de agosto de 2020
    Filme muito bom, baseado em uma história real com o grande Clint Eastwood desempenhando bem seu papel, e devemos lembrar que não haviam grandes truques na época que foi feito, portanto é bem real para quando aconteceu. Vale a pena conferir.
    Fabrizio Roger Vigni
    Fabrizio Roger Vigni

Enviada em 29 de maio de 2020
    A cinematografia de Clint Eastwood, tanto como ator quanto como diretor, é tão vasta que é sempre possível achar algum filme que por alguma razão passou despercebido.
    No meu caso achei esse "Alcatraz: fuga impossível", de 1979, com direção de Don Siegel, baseado em fatos reais.
    Nas primeiras cenas vemos um barco atravessando o oceano e em seguida um camburão levando um homem para a penitenciária de Alcatraz, a lendária prisão na ilha ao largo de San Francisco, sujeito que inspirou muitos filmes e que é presente no imaginário coletivo quando se fala em detenção.
    Frank Morris (Clint Eastwood) já fugiu de várias prisões, mas ao chegar em Alcatraz percebe que a tarefa não será fácil. Na prisão de segurança máxima, nas palavras do diretor, "os detentos não são treinados para tornar-se cidadãos modelos e sim, prisioneiros modelos".
    Na primeira parte do filme conhecemos os personagens e ficamos familiarizados com o contexto. Restrições, punições, um diretor cínico, injustiças morais, detentos perigosos, poucas pessoas em quem confiar, nenhum prêmio por boa conduta e o trabalho é um privilégio que tem que ser conquistado.
    Alguns clichés como o prepotente que logo quer intimidar e agredir o recém chegado Morris, que prova ser "durão", fazem parte e não chegam a incomodar.
    Nessa situação dramática é claro que o espectador só pode simpatizar com os personagens e concluir que a evasão não só é o único caminho possível, mas também a escolha mais justa.
    Os planos, os preparativos e a fuga tomam conta da segunda parte do roteiro.
    O filme, um dos melhores "prison movies" de todos os tempos, não aposta na espetacularização da fuga, mas no aspecto emocional dela. A direção e o roteiro fornecem com parsimônia as informações e os elementos narrativos, mas sempre tendo cuidado para que a tensão fique alta.
    Clint Eastwood faz o papel que já conhecemos: calado, sangue frio e calculador.
    Filme absolutamente imperdível!
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 21 de abril de 2019
    Filme muito bom, Clint Eastwood faz muito bem seu papel, esse filme é baseado em uma história real, bom filme do gênero, um dos melhores ambientados em presídios
    Yuri C
    Yuri C

Enviada em 17 de dezembro de 2018
    Para quem pergunta se eles realmente fugiram a resposta é sim, documentário do history, os dois fugiram e adivinhem para onde? Brasil. Tem fotos deles, e o FBI ficou impressionado, na época disseram que eles possivelmente deveriam ter sido mortos (afogados) coisa que não aconteceu. Incrível. Contou com a ajuda de um amigo que os levou em um jato particular...agora como eles fugiram se foi de barco, nadando, isso ainda é um mistério .