Sergio
    Você assistiu Sergio ?

Assuero Broussard
    Assuero Broussard

Enviada em 17 de abril de 2024
    Os pacifistas são perigosos, não porque querem matar, mas porque transmitem uma ideia difícil de ser aceita. Lutar por uma causa, seja nobre ou não, requer que tenhamos consciência das atitudes que tomamos. Seguir em frente em função de uma causa ou missão de paz tira de nós a possibilidade de uma vida simples para ser conduzida. Ideias de grandeza não significam nada diante das pessoas que nos cercam e nos conferem felicidade. Sérgio Vieira de Melo, interpretado por Wagner Moura no filme Sérgio, decidiu intervir pacificamente num conflito sanguinário e cruel sem estimar as possíveis e trágicas consequências advindas daquela missão temerária imbuída de incoerência. Opções que surgem à mesa devem ser minuciosamente avaliadas, principalmente se você é um pacifista que quer transformar e não detém os conhecimentos necessários. É difícil compreender o mundo, mas se você quer que seu legado sobreviva, escolha bem suas missões e esteja certo das consequências que a palavra paz evoca em lugares consumidos pelo ódio e pelo terror. Paz é uma decisão difícil se você tem intenções mais sólidas em vista. Não lutar não é um gesto de fraqueza. É sobretudo reconhecer o que é mais importante nesse mundo frágil.
    FADBA - Fagner Lima
    FADBA - Fagner Lima

Enviada em 25 de agosto de 2021
    O filme Sergio, lançado em abril de 2020 pela netflix e dirigido por Greg Barker, é uma longa metragem baseada no livro “O homem que queria salvar o mundo", de Samantha Power, o qual conta a história real de Sergio Vieira de Mello, um diplomata brasileiro da Organização das Nações Unidas (ONU). No filme, Sergio de Mello é interpretado por Wagner Moura, ator, diretor e músico brasileiro, consagrado por suas atuações em obras como: Tropa de Elite (2007), Narcos (2015-2017), Tropa de Elite 2 (2010), Marighella (2019), Trash – A esperança vem do lixo (2014), dentre outros. A obra remonta a importância do diplomata para a ONU, reconstruindo sua biografia com uma mistura de romance, política e drama.
    Sergio de Mello, dedicou 34 anos de sua vida à ONU, atuando ativamente em diversos países. Aparentemente, o diretor (Greg Barker) preocupou-se em mostrar o humanismo do diplomata ao tomar muitas decisões difíceis, como o fato de deixar a presença dos filhos para servir a um povo que mal conhecia. É nítido perceber que este compromisso com a paz mundial, fez de Sergio uma grande figura na ONU, sendo responsável, por exemplo, pela idependência do Timor-Leste que esteve invadida pela indonésia durante vários anos, além de atuar ativamente na assistência a civis no Iraque durante a Guerra do Terror. Tais conquistas foram graças ao humanismo de Sergio e o seu poder como negociador.
    A figura solitária de Sergio de Mello é contraposta ao romance com Carolina Larriera (Ana de Armas), uma argentina que também trabalha para a ONU. Ela exerce um papel importante na vida de Sergio, lembrando-o de pensar um pouco mais em si mesmo e em seus filhos. Esse contraste com o desprendimento de Sergio, tenta criar um equilíbrio entre a sua vida pessoal e sua missão na ONU. Um exemplo nítido ocorre na cena em que os dois estão em um restaurante e Carolina o incentiva a dizer “não” ao convite para ir ao Iraque, porém, mais uma vez, Sergio decide colocar sua própria vontade de lado, e vai em missão de ajudar o País.
    O filme não é construído sobre uma linha do tempo estável e cronológica, desta forma, as idas e vindas no tempo podem gerar uma certa confusão para quem tenta entender a narrativa, spoiler: porém essa montagem também prepara o telespectador para o final trágico com a morte de Sergio.
    Além disso, sempre deixa ativo o contraste entre o desejo e a realidade, o profissional e o pessoal. Deixando nítido que o desejo de estar próximo a seus filhos em sua terra natal, parece ser uma utopia na vida de Sergio.
    De um modo geral, o filme é muito prazeroso de se ver, pois, o profissionalismo dos intérpretes conseguiu trazer uma qualidade incrível às cenas. Para aqueles que gostam de um filme com romance e um pouco de drama, ele é ideal. Porém para aqueles que buscam conhecer a história de Sergio Vieira de Mello e sua atuação na ONU, facilmente irá se decepcionar, pois as referências à atuação de Sergio e os impactos que isso causou ao longo de 3 décadas poderiam ser mais bem trabalhadas.
    Gabriel Santos
    Gabriel Santos

Enviada em 17 de novembro de 2020
    Muito bom, ótima atuação do Wagner Moura e uma demonstração de como temos tantas ótimas histórias para serem contadas sobre pessoas e momentos que sejam do Brasil.
    Leonardo G. Roese
    Leonardo G. Roese

Enviada em 29 de agosto de 2020
    Cara, que foi isso? O ator principal totalmente deslocado do resto do elenco. Não consegui chegar nos 30 minutos, que decepção. Nem é tanto a culpa do script...só imaginemnesse filme com outro ator, que não transforme em uma novela brasileira, teria no mínimo ganho mais uma ou duas estrelas. Realmente o romance e o foco no personagem desnecessários, o filme seria no maximo bom, mas com o Wagner, não deu muito certo. Muitas caras e bocas.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 3 de agosto de 2020
    Sergio é um filme de drama biográfico norte-americano, dirigido por Greg Barker, a partir de um roteiro de Craig Borten

eu me lembrei do nome dele depois que comecei a assistir o filme mas a história foi bem esclarecedora, é claro que pelo que eu pude ler nada é 100% real, mas foi muito interessante poder conhecer um pouco mais do que aconteceu com esse brasileiro que provavelmente iria se tornar presidente da ONU
    Eric V.
    Eric V.

Enviada em 13 de julho de 2020
    Filme muito interessante pela atuação de Sergio na ONU, mas parece que ele ficou 30 anos de romance com a Carolina, mais da metade do filme so falou da relação deles.
    Rafael
    Rafael

Enviada em 24 de junho de 2020
    Que Wagner Moura é um grande ator isso todo mundo já ta cansado de saber, mas esse filme retrata que nem um grande ator pode salvar um enredo fraco é ruim, para quem gosta de filme biográfico pode até agradar, mas não é um filme intenso, que te prende ou faz você querer saber mais, da metade pro final o filme vai perdendo cada vez mais força até se tornar monótono e na minha opinião chato. Não é o pior filme que já vi, mas tem muitas falhas.
    Robert Barboza
    Robert Barboza

Enviada em 13 de junho de 2022
    A história de Sergio de Vieira Mello é muito mais rica do que essa biografia mostra, ao invés de focar nas ações pró direitos humanos e na carreira de Sergio até chegar a ONU, a produção foca quase sempre no romance dele, o que não faz sentido quando se fala de uma das maiores personalidades brasileiras da história.
    Gustavo L.
    Gustavo L.

Enviada em 28 de maio de 2020
    Além de enaltecer talentos nossos como Wagner Moura, o filme, por sua fidelidade biográfica, leva o Rio de Janeiro e músicos como Cartola ao mundo. Além da história ser extraordinária por si só, a dinâmica como foi apresentada lhe prende do início ao fim. O único pênalti vai para os exaustivas lapsos temporais que fazem você se perder em algumas horas. No mais, é um excelente filme e sem qualquer tipo de contraindicação.
    Edson Santos
    Edson Santos

Enviada em 21 de maio de 2020
    A historia é bem honesta e não enfatiza apenas qualidades do personagem, como também seus defeitos e falhas. Senti falta de mais atuações de Sergio na ONU já que o filme retrata sua vocação nesse quesito

Por não ser linear, existe um pouco de confusão com as alternâncias de cenas do passado e presente isso atrapalha um pouco o ritmo do roteiro, Mas ainda assim a narrativa funciona muito bem trazendo empatia e carisma aos personagens, ponto positivo para a química do casal protagonista (Vagner Moura e Ana de Armas) e para fotografia do filme.