Enola Holmes
    Você assistiu Enola Holmes ?

Cesar Silva
    Cesar Silva

Enviada em 31 de dezembro de 2023
    Há nessa obra uma nova abordagem sobre as figuras já tão conhecidas da cultura popular do universo de Sherlock Homes, porém muito mais descontraída para atrair um público mais infanto-juvenil. Dessa forma, deparamo-nos com Enola Holmes, a irmã mais jovem da família Homes, que se encontra sozinha pela primeira vez após o desparecimento de sua mãe. Com isso, depois de muito tempo seus irmãos retornam para sua casa, o renomado detetive Sherlock com o objetivo de investigar o desaparecimento e Mycroft procura uma “solução” para Enola, mas como não deseja ir para um colégio interno, resolve fugir e trilhar seu próprio caminho em busca do paradeiro de sua mãe.

O filme é bem estilo Sessão da Tarde, com uma variada de conveniências e com uma quebra da quarta parede forçada que é boba e as vezes irritante com a constante narração, bem no estilo de “Dora a aventureira”, que age como se o telespectador fosse um idiota, tornando-o extremamente infantil. Henry Cavill está com uma boa atuação, mas em conclusão é que parece que ele não se encaixa muito bem no papel de Sherlock, passando pouca profundidade e emoção.

A trama é baseada em duas linhas, uma de autodescoberta da protagonista e a outra do mistério que está entrelaçada com uma reflexão sobre as mulheres no que tange os abusos que elas sofriam e a luta por direitos iguais. O filme enaltece a todo momento a emancipação feminina, mas de maneira sutil e as atuações ajudam muito nesse aspecto, em que você vai notando aos poucos o quão grande é o movimento que está por trás do mistério.

No entanto, todo esse foco feminista é ofuscado por um romance clichê e desnecessário. Portanto, apesar da obra sobre a irmã mais nova de Sherlock ser bem interessante e a parecer ter um bom potencial, ser composto por ótimos atores, fotografia boa, um humor legal, ele não convence, pois é clichê, previsível e a história fraca e sem profundidade, isto é, foi completamente mal executada.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 8 de novembro de 2022
    História muito fraca, desde toda a investigação que é desinteressante até ao roteiro que não nos prende a atenção. Há diversos clichês como a cena final envolvendo a avó do marquês. O tom de humor do filme é bacana até, e as atuações são boas, mas no geral é bem fraco.
    Whitevolverine2008
    Whitevolverine2008

Enviada em 6 de março de 2022
    Esse filme é um insulto ,não só aos fãs de Sherlock e de todo esse universo ou de quem tinha altas expectativas com o filme mas ao cinema em geral , atuações pobres e forçadas ,mistério sem sentido plot Twist tosco e cheio de erros e imprecisões históricas

Netflix está no fundo do poço ,fazendo qualquer merda pq sabe que vem gado assitir e lamber as botas , lamentável
    Sunça - Felipe Assumpção Soares
    Sunça - Felipe Assumpção Soares

Enviada em 6 de maio de 2021
    “Enola Holmes” traz uma abordagem mais informal e descontraída para figuras já consagradas do universo do detetive criado por Arthur Conan Doyle. A produção têm a intenção de agradar e atrair o público jovem, e para isso, aposta em retratar a jornada de amadurecimento da jovem Enola Holmes (Millie Bobby Brown). Ela está sozinha pela primeira vez e têm que aprender a se virar. A protagonista é cativante e tem uma personalidade forte, Enola não exita em confrontar seus irmãos mais velhos Mycroft (Sam Claflin) e Sherlock (Henry Cavill). No dia do seu aniversário de dezesseis anos sua mãe Eudoria (Helena Bonham Carter) desaparece e essa é a fagulha que inicia a trama de auto-descoberta e investigação da garota. Em sua busca pela mãe a detetive acaba salvando o jovem lorde Tewkesbury (Louis Patridge) e assim seu primeiro caso “cai” literalmente em seu caminho.

A trama parte da ideia de busca da figura materna e assim permite que a personagem expanda seus horizontes e viva experiências se descobrindo a cada etapa do percurso. Para isso o diretor Harry Bradbeer escolhe um enfoque dinâmico e ágil. Harry recentemente trabalhou na série “Fleabag”, alguns aspectos e elementos narrativos muito utilizados na série repercutem nesta obra, que têm sua história baseada em uma série de livros “Os Mistérios de Enola Holmes” da autora Nancy Springer. Seguimos em um ritmo acelerado que nos leva a vários cenários diferentes acompanhados por uma trilha sonora que ajuda a deixar a investigação mais dinâmica. Millie Bobby Brown é carismática e consegue trazer a arrogância dos Holmes ao mesmo tempo em que nos cativa e deixa interessados em suas buscas e experiências. Suas constantes quebras da quarta parede inicialmente surgem como uma interação simpática e funciona em prol da narrativa. Porém ao decorrer do filme se torna um elemento repetitivo e didático.

São poucas as sequências em que a investigação é o destaque, e as constantes explicações da protagonista deixam tudo ainda mais banal. Sabemos tudo o que ela pensa, tudo o que ela faz e tudo o que pretende fazer. O caso é simples, e já na metade da trama é possível saber seu desfecho. Outro recurso utilizado ao extremo são os flashbacks de Enola e sua Mãe. É um acerto do longa focar na jovem Holmes e tirar de cena seus irmãos mais famosos. Henry Cavill e Sam Claflin estão bem muito bem em seus personagens, são elegantes e trazem uma abordagem mais clássica para os irmãos. Mesmo com poucas participações eles geram interesse e chamam atenção. Por causa disso, talvez fosse mais interessante que os personagens tivessem menos importância no roteiro. Mycroft vê a irmã como uma “criatura selvagem” e está constantemente irritado com ela. Sherlock segue suas investigações frias e no decorrer dos acontecimentos passa dar atenção a irmã, porém de início é indiferente a ela.

As constantes explicações de tudo que vemos em tela incomoda. Elas vão além dos mistérios e passam também pelo texto da obra. Todas as reflexões sobre a emancipação feminina, sobre os abusos que mulheres sofriam na época e a luta por direitos iguais são bem vindas e necessárias. Mas poderiam ser menos didáticas, a impressão que fica é de que o roteiro a todo momento está com medo de que o espectador não esteja entendo seus acontecimentos e suas importantes discussões. O texto enaltece a todo momento a emancipação feminina, por isso, incomoda um pouco que em alguns momentos Enola precise de resgates e ajudas de personagens masculinos, principalmente nas figuras do lorde Tewkesbury e de Sherlock Holmes.

Eudoria cria sua filha para que se torne uma mulher independente e forte. E isso acontece. “Enola Holmes” funciona como o primeiro episódio de uma série, introduz uma protagonista carismática e com personalidade que pode e deve se aventurar em seus próprios mistérios e investigações.
    Caroll300
    Caroll300

Enviada em 29 de abril de 2021
    O filme fala sobre uma menina chamada Enola Holmes, irmã do famoso Sherlock Holmes. Vejo que a história nos passa uma visão sobre o feminismo e nos faz perceber o amadurecimento de Enola e seu novo aliado Lord Tewksburry. Acredito que mesmo apresentando bons aspectos e tendo sido bem produzido, ele poderia ter uma história mais atrativa e com mais aventura, além de que poderia mostrar um pouco mais sobre o ponto principal: o feminismo.
    Eric D
    Eric D

Enviada em 1 de fevereiro de 2021
    Um filme básico, com uma historia interessante de quebra cabeça. Não espere muita coisa, mas vale a pena assistir, apesar da tentativa falha de tentar gerar uma dinâmica de conversa com o telespectador .
    Isa💫
    Isa💫

Enviada em 17 de janeiro de 2021
    Amoo esse filme. O mistério realmente me pegou. Uma mistura de coisas que adoro, filme de época + romance + mistério = 5 estrelas na certa
    Analu Nascimento
    Analu Nascimento

Enviada em 17 de janeiro de 2021
    Muito bom! Divertido, envolvente, mostra tema do empoderamnto feminino, ação e suspense, um pouco de tudo.
    Enilson S.
    Enilson S.

Enviada em 3 de janeiro de 2021
    No geral gostei, principalmente da quebra da quarta parede. Enola é um personagem interessante e muito bem interpretada. Gosto muito do Henry Cavill, mas parece que ele está sempre interpretando o mesmo personagem sem profundidade e sem emoção.
    Mas a historia em si é bem divertida, e tem varias reviravoltas o que vale muito a pena, espero que venham mais filmes da franquia.
    Enviada em 29 de dezembro de 2020
    o filme é bem divertido não tem uma trama complexa mas é uma ótima opção para assistir a tarde com a família.