Início do século dezenove. Em uma fazenda imponente e decadente, situada na região dos diamantes em Minas Gerais, brancos, negros nativos e recém-chegados da África sofrem com os conflitos e a incomunicabilidade gerada pela solidão e pelas tensões raciais e de gênero em um país que passa por um forte período de mudança.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
Amazon Prime VideoInscrições
Veja todas as ofertas de streaming
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Vazante
A História do tempo presente
por Bruno Carmelo
Brasil, 1821. O regime escravocrata está com os dias contados, mas persiste no interior do país. Numa fazenda da cidade de Vazante, Minas Gerais, vivem donos de terras, de gado e de escravos. Em seu primeiro filme solo como diretora, Daniela Thomas (Terra Estrangeira, Linha de Passe) efetua uma reconstrução histórica bem-vinda em tempos de intenso questionamento sobre o passado racista que determina a atual configuração do país.
Por um lado, Vazante surpreende por sua construção austera. O enquadramento em scope, o preto e branco contrastado e cuidadoso, os silêncios, a alternância de planos fixos dentro do casarão e planos móveis para as caminhadas na mata são dignos de uma produção clássica. A composição extrai beleza dos recursos estéticos mais simples, como uma jovem de vestido branco correndo pela mata selvagem, ou a chuva caindo na folha seca de um riacho. Os personagens possuem u
Apesar do roteiro monótono, o filme possui uma boa fotografia.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade