Minha conta
    Festival de Gramado 2018: O Banquete, de Daniela Thomas, é retirado da mostra competitiva

    "O momento é inoportuno para o encontro de ficção e realidade e as possíveis interpretações equivocadas que a ficção pode suscitar", justificou a diretora.

    O Banquete, longa-metragem dirigido por Daniela Thomas, teve sua sessão cancelada 46º Festival de Cinema de Gramado. A suspensão do longa-metragem, que integrava a mostra competitiva do evento, se deu em função da morte de Otavio Frias Filho, diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo. 

    A sessão seria realizada na quarta-feira (22). A morte do editor, que também foi ensaísta e dramaturgo, foi anunciada nesta terça-feira (21), em São Paulo. O jornalista tinha 61 anos.

    "Sinto muito pela perda de Otávio e me solidarizo com a família, com seus amigos e funcionários. Foi um grande publisher, um intelectual admirável e tinha muito ainda a contribuir com o País", comentou a diretora Daniela Thomas. O Banquete tem inspiração em eventos reais que marcaram o Brasil. Um desses eventos é o envio de uma carta aberta que foi publicada por Otavio Frias Filho, nos anos 90, ao presidente da República, cargo que na época foi ocupado por Fernando Collor.

    Thomas considera que o resgate desse evento em um momento de luto pode não trazer as reflexões que ela intenciona. "O momento é inoportuno para o encontro de ficção e realidade e as possíveis interpretações equivocadas que a ficção pode suscitar. Por isso retiro o filme do festival", disse a cineasta, de acordo com um comunicado à imprensa divulgado pela assessoria do Festival de Gramado.

    Ano passado, na temporada de festivais nacionais, outro filme de Thomas foi envolto em polêmicas. Vazante, que aborda a rotina de uma fazenda de um senhor de escravos no Brasil colonial, foi acusado de ter um ponto de vista condescendente com o racismo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top