Roma
    Você assistiu Roma ?

Daise D
    Daise D

Enviada em 17 de fevereiro de 2019
    Não gostei. Acredito que por ser um filme baseado em fatos reais ele seja triste o tempo todo. É um filme realista e reflexivo, mas eu espera mais emoção e esperava um final. Sabe aqueles filmes que vc não sabe se realmente o fim chegou, então, é esse filme.
    Bruno Roberto Leão S
    Bruno Roberto Leão S

Enviada em 15 de fevereiro de 2019
    Uma obra de arte!
    Alfonso Cuarón mostra porque é um dos diretores mais talentosos da atualidade, fazendo um filme simplesmente perfeito. História, Elenco, fotografia e com pitadas necessárias de críticas sociais.
    Santo P
    Santo P

Enviada em 13 de fevereiro de 2019
    Que filme excelente, merece ganhar o oscar, se fosse filme brasileiro teria que colocar alguem fumando maconha, empurrar negro e gay goela abaixo e colocar 5 atores que estão fazendo novela das 8 ou 9!
    Marcos A
    Marcos A

Enviada em 8 de fevereiro de 2019
    Quem espera um filme de ação, vai achar morninho sem expressões etc.(típico de quem quer ver a megalomania presente em muitos atos dos filmes Hollywoodianos).
    Agora quem quer imersão em um drama muito bem dirigido e executado, que quer algo mais sutil e catártico, eu recomendo!!!
    Mara G
    Mara G

Enviada em 8 de fevereiro de 2019
    Vi uma segunda vez porque na primeira adormeci várias vezes. Lá consegui à segunda e continuo apreensiva com a classificação e prémio dados. Não consigo entender a preferência em relação ao Cafarnaum. Provavelmente não percebo nada de cinema, mas apenas de causas sociais transpostas para o grande acrã.
    Yan D
    Yan D

Enviada em 8 de fevereiro de 2019
    Um filme com boa aplicação de diversas técnicas porem que não funciona para grande parte do publico, eu por exemplo não consegui me conectar e me manter interessado com a narrativa, o filme não é atraente na forma que conta sua historia e nem a historia é tão atraente.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 8 de fevereiro de 2019
    É bonito, mas não gostei. Talvez exista algo na profundeza desse roteiro que eu não tenha compreendido, mas ainda assim não tocou meu âmago. A fotografia e o plano de gravação são muito interessantes, em alguns momentos incômodos, e o conjunto fica cansativo. A monotonia divaga ao lado de sentimentos como pena e compaixão por aquela que sendo a pilastra, ainda é tão subjugada. É, talvez eu tenha gostado de uma forma que não consegui entender. É exótico, pro bom.
    rmcorrea
    rmcorrea

Enviada em 7 de fevereiro de 2019
    Nota 1 pela ótima fotografia e pela filmagem sem cortes em varias cenas. No mais, o filme não agrega em nada pois é apenas a filmagem sem pretenções do dia a dia de uma empregada mexicana. Nada do que já não tenhamos visto varias vezes antes, inclusos documentários . E a atriz é bem fraquinha, qualquer uma faria uma boa atuação num papel que quase não há expressão.
    Mea A
    Mea A

Enviada em 6 de fevereiro de 2019
    Antes de entender o sentido do filme, eu achei esquisito. Depois eu percebi que ele descreveu coisas do seu passado com muito sentimento de gratidão pela empregada que era quase mãe. O filme não relata uma história, mas sim, mostra fatos que ele recorda de sua infância. Assim interpretado ele é um bom filme, mesmo porque ele demostra um grande amor por ela. Mas realmente é um filme arrastado e poucas pessoas vão gostar. No final eu me perguntei: - E aí?. Mas depois de saber de quem o escreveu , percebi o meu erro de interpretação.Eu me cansei um pouco mas achei que valeu a pena.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 1 de fevereiro de 2019
    Ao contrário do que muita gente pode pensar, o título Roma, do filme escrito e dirigido por Alfonso Cuarón, não faz referência à capital italiana, e sim a um bairro da Cidade do México, de classe média, e que fica próximo ao centro histórico da localidade. Foi neste bairro que Cuarón nasceu e cresceu e são as suas memórias que norteiam o que veremos no decorrer dos 135 minutos do longa.

A história é centrada em Cleo (Yalitza Aparicio, na sua primeira performance como atriz), que trabalha como babá e empregada doméstica numa casa ampla, povoada pelos patrões, pela mãe do patrão e pelos quatro filhos do casal. Além disso, o filme se passa numa conjuntura histórica interessante: em 1970 e 1971, época em que o México não só sediou uma Copa do Mundo, como também passou por mudanças políticas, que culminaram num dos acontecimentos mais trágicos da história do país, o massacre de Corpus Christi, que ocorreu em 10 de junho de 1971 – e que é retratado em Roma.

Fotografado em preto e branco, Roma se apoia em longos silêncios, que ilustram a rotina quase meticulosa e repetitiva de Cleo, que se divide entre os cuidados com a casa, com as crianças e com momentos de lazer. Apesar de estar sempre rodeada de pessoas, a verdade é que Cleo é extremamente solitária e uma sensação de melancolia nos invade quando percebemos que, além de se contentar com tudo aquilo com o qual é contemplada, Cleo não vislumbra para si melhores oportunidades. Ela está (ou acha que está) feliz onde está. Ela sente que deve ser grata por ter patrões que cuidam dela, que oferecem a ela um lar e que a tratam como se ela fosse de casa.

Mesmo assim, apesar de termos todas essas sensações, a verdade é que Roma é um filme que não aprofunda os conflitos internos de suas personagens, muito menos faz uma contextualização adequada que nos ajude a compreender as progressões narrativas. O longa vai se desenrolando sem maiores desenvolvimentos. Isso é, definitivamente, um problema. Entretanto, Roma não tem o objetivo, talvez, de explicar. O filme deseja nos causar sensações, nos colocar dentro das memórias afetivas de Cuarón. Nesse ponto, Roma é extremamente bem-sucedido.