Roma
    Você assistiu Roma ?

Alexandre S
    Alexandre S

Enviada em 16 de março de 2019
    Narrado, sim o filme inteiro, inclusive os escritos são narrados em espanhol. Cleo nada mais é que o registro da vida de uma empregada doméstica num meio de uma família que a adota e a ama, contudo ela não escapa das comuns adversidades comuns de uma nação em meio à pobreza e dificuldades sociais. O filme é leve mas para mim não chega a ficar contagiante. apenas interessante
    Cesar Augusto
    Cesar Augusto

Enviada em 16 de março de 2019
    filme longo e cansativo. não aguentei assistir até o final. Ele é muito elogiado por especialistas, porém, não consegui identificar porque não tenho formação na área de artes visuais.
    Jerffson C.
    Jerffson C.

Enviada em 16 de março de 2019
    Filme bom, boa fotografia, preto e branco marcante, mas filme arrastado. Em meu ponto de vista nem deveria concorrer a Oscar de melhor filme..
    Anderson F.
    Anderson F.

Enviada em 10 de março de 2019
    Filme horrível, péssimo, triste, enfadonho, entediante, chato... Não recomendo nem pra minha sogra...
    Paulinho Veloso
    Paulinho Veloso

Enviada em 10 de março de 2019
    Perdi meu tempo... Assistimos "Corra" e adoramos, bem como os outros indicados . Imaginamos : ROMA deve ser o máximo !. Foi o mínimo pra quem gosta de um bom roteiro. Poucas cenas que valham a pena perder tempo com o filme. Forçaram.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 8 de março de 2019
    "Roma" expressa em sua técnica o mais puro frescor de cinema ao demonstrar a magnitude magnifica do conidiano entrelaçando ao drama e desespero, é um soco no estomago que fica mais forte devido a sua beleza intrínseca, uma expressão artística financiada pelo Netflix e dirigida por Cuaron, diretor mexicano multi premiado por outras obras, como "gravidade" e "Filhos da esperança".

"Roma" tem um roteiro cirúrgico e quase imperceptível, pois somos colocados sob um ponto de vista pouco usual do cinema, a empregada domestica, e a partir dela formamos nossa pintura da obra, vamos ganhando experiencias, absorvendo os dramas, choques e ecantos, sempre com uma narrativa linear que pouco se preocupa com ritmo ou entretenimento.

Falar sobre a moral de seu roteiro e obra é algo quase inadmissível, pois roma contempla uma visão e diversas ramificações e nesse ponto ele consegue ser magico, pois não sentimos a falta de aprofundamento sobre tramas tocadas, pois estamos presos apenas ao olhos de Cléo e seu mundinho, ou seja, a proposta de Cuaron de explanar suas memorias passadas funciona perfeitamente a obra, e estamos tão encantados com o filme da vida, que pequenos detalhes não importam mais.

Em termos técnicos "Roma" é primoroso, e é difícil falar sobre todas as suas virtudes em um texto só, mas não podemos deixar de citar os pontos mais imponentes, começando por sua fotografia, que consegue exaurir algo único e quase filosófico, pois a grandiosidade da mesma contrapõe em cenas simples do cotidiano, é como exprimir o grandioso do cotidiano, uma odisseia de algo corriqueiro, e quantas vezes nós estamos apenas cuidado das nossas vidas enquanto coisas magnificas acontecem ao redor? a fotografia de roma ultrapassa as barreiras da técnica ao destacar tais pontos. outros pontos, como sua trilha sonora, sua composição de cenário, caracterização dos anos 70 que são impecáveis além do exímio design de produção.

Yalitza Aparicio encanta a todos em sua primeira atuação pro cinema, a jovem consegue transpor algo de real a sua personagem, sua pouca experiencia mas muito profissionalismo causa uma sensação de reconhecimento ao telespectador, que depois se soma a luto, compaixão e amor. Mariana De Tavira está otina nos momentos que é exigida, e faz uma personagem centrada e completamente desesperada e combatente quando é precisa, sua beleza contrapõe a sua raiva que resultam em grandes subtramas ao decorrer da obra, alem dos momentos de alivio cômico. Jorge antônio é outro personagem bom do longa, pois ele é o pivo de alguns acontecimento e seu personagem é extremamente marcante, mesmo sem ter nem 5 minutos de tela.

No fim, cuarón consegue algo único novamente, a união de sentimento e técnica que desabrocha no melhor filme do ano, um filme que tem tudo que uma grande obra precisa, e ainda causa reflexão e sentimentos conflituosos, a maior injustiça do óscar em 2019. Porém é um filme que merece ser assistido e contemplado por todos.
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 6 de março de 2019
    Um filme sensível, que acompanha o dia-a-dia de uma família mexicana de classe média, que valoriza a atenção e o carinho que a empregada e a babá Cleo dedica a seus membros. Há algumas cenas comoventes, como quando Cleo dá à luz uma natimorta, e se desespera, perdendo o seu ar resignado de até então. Outra cena tocante é quando Cleo salva duas das crianças da família de morrerem afogadas, e é acarinhada por todos. Também é louvável a atitude da sua patroa, Sofía, que sabe dar a volta por cima quando o seu casamento acaba, falando que daí em diante todos ficarão juntinhos. Parece uma ironia, porque, nesses tempos em que o presidente norte-americano Donald Trump quer erguer um muro entre seu país e o México, um diretor mexicano, Alfonso Cuarón, conquiste o Oscar e outras premiações. Bela fotografia.
    Brito E.
    Brito E.

Enviada em 5 de março de 2019
    A direção é fantástica. Até as crianças do filme são bons atores. Narrativa, dinâmica, fotografia, sensibilidade de primeira. Faz jus à indicação. Excelente!!!
    JOC
    JOC

Enviada em 4 de março de 2019
    Esperava mais. É apenas a estória de uma doméstica que trabalha na casa de uma família de classe media. Nada de mais.
    Gustavo S
    Gustavo S

Enviada em 3 de março de 2019
    Seguramente entre os 5 piores filmes que já vi! Perdi 2 horas da minha vida, o filme não tem nada de bom.