Roma
    Você assistiu Roma ?

Lucas M.
    Lucas M.

Enviada em 21 de janeiro de 2020
    Filme chato, parado e sem sentido! Como esse filme foi indicado a premiações??? Puta que pariu, me entediei muito vendo esse, uma trama que não prende, quase não há falas da protagonista, que anda pra lá e pra cá limpando as coisas e cuidado de crianças, tive que fazer força pra terminar.
    Lucio Muratori De A. Graça
    Lucio Muratori De A. Graça

Enviada em 18 de janeiro de 2020
    Continuando a minha série Oscar 2019 e aproveitando o clima de carnaval eu diria que se Roma fosse uma escola de samba ganharia 10 em todos os quesitos.
    Começando pelo roteiro que é de uma sutileza tremenda. Fala de amor – e desamor - sem ser óbvio nem piegas. A produção é poderosa, a fotografia em preto e branco dá um toque especial e a direção simplesmente primorosa. Sei que os méritos vão para o senhor diretor, mas certamente é um trabalho de uma equipe. Achei espetacular a direção das cenas externas com participação de dezenas de figurantes. Destaco também a direção dos atores mirins e a direção especialista da cena do atendimento médico emergencial no hospital. Impressiona pelo realismo. A atriz de origem indígena que faz a Cleo é uma grata surpresa.
    O filme mostra a força da indústria cinematográfica do México. Realizar um filme destes não é para qualquer um e não é à toa que os diretores e roteiristas mexicanos andam fazendo tanto sucesso em Hollywood.
    Alfonso Cuarón é o cara. Foi o roteirista, diretor, produtor e co-editor. Por tudo isso é justo que ganhe pelo menos a estatueta de Melhor Diretor.
    Rodrigo Vianna
    Rodrigo Vianna

Enviada em 16 de dezembro de 2019
    Filme fraquíssimo, sem enredo, fácil de dormir no sofá. Possui apenas 2 boas cenas e a atriz principal é realmente ótima. Perdi 2 horas do meu Domingo assistindo essa porcaria .
    Enviada em 26 de maio de 2019
    Roma encontra o realizador Alfonso Cuarón em seu mais completo e fascinante comando do ofício visual e narrativo - contando a história mais pessoal de sua carreira até o momento. Uma história linda e triste sobre dissonâncias sociais, Roma é um filme épico e intimista ao mesmo tempo, com uma trama absolutamente contida intercalada por momentos de legitima tensão, em set pieces primorosas. Roma é também, porque não, um manifesto político necessário para estes tempos, mas nunca panfletário em sua essência, seu maior triunfo. Cuáron não soube direito como terminá-lo, porém. Algumas cenas se alongam demais, em super exposições técnicas desnecessárias, além de outras exibições gratuitas do diretor/roteirista, deixando em seu longa um tom arrogante de auto importância que incomoda às vezes. Mas o coração da história permanece intacto e se sobressai aos vícios de vaidade de seu autor, ao final, nós nos importamos com cada personagem, e nos tornamos parte daquela família. Um belíssimo filme.
    Rodrigo D
    Rodrigo D

Enviada em 8 de maio de 2019
    Fotografia excelente. Filme médio para ruim: atores fracos, cenas monótonas, e 2 horas de muita paciência.
    Ramon R
    Ramon R

Enviada em 18 de setembro de 2019
    Roma é um filme sentimental, delicado e frágio. O longa tem um ritmo arrastado, porém isso compensado pela história poderosa. As atuações são incriveis,por exemplo, Yalitza Aparicio está incrível, pois ela apresenta um carisma, exemplo, o seu olhar,quando ela fala algo, os seus movimentos corporais e etc.Marina Tavira tá dando outro show de interpretação. A fotografia é natural, parece que o filme foi rodado nos anos 70.Na minha opinião, Roma tem um ritmo muito vagaroso, tinha momentos que dava um sono.

Nota:7,6
    Elizabeth V.
    Elizabeth V.

Enviada em 8 de abril de 2019
    O filme é maravilhoso! Força e sensibilidade é em que se resume! A crueza com que mostra as relações sociais, o comportamento do homem em relação às mulheres e filhos é perfeita! Me vi criança nos anos setenta observando e sendo sumariamente atingida por todos esses fatos!
    Paulo R.
    Paulo R.

Enviada em 31 de outubro de 2019
    Gostei mais da forma que o filme foi gravado e de como a história do contada, a trama não chamou minha atenção.
    Simone B
    Simone B

Enviada em 25 de março de 2019
    Quem avaliou ou avaliar com menos de 5 estrelas certamente foram/são os que jamais viveram e estão certos de que jamais viverão nada do que é retratado com a simplicidade intensa da narrativa de Alfonso Cuarón. O preto e branco nos leva (quem conseguiu/conseguir sentir o filme) a ver, intimamente, todas as cores dos amores, sabores, vazios, perdas e dores de cada um dos personagens.
    Igor P
    Igor P

Enviada em 17 de março de 2019
    Roma

Em meio a grandiloqüentes histórias, falar sobre o cotidiano e o comum de uma forma honesta e pessoal não é fácil. Estamos diante de um recorte da vida, das belezas e dos pesares, ou seja, a vida em sua essência.
    __
    O convite feito aqui é para ir além da fronteira de uma história aparentemente convencional, se tornando incrivelmente íntimo. Direciona seu olhar para uma luta de classes ainda contemporânea, explorando a relação de patrão/empregada de uma forma nada maniqueísta. Narra a trajetória de diferentes mulheres e da forma como estão inseridas na sociedade, de como os dilemas se bifurcam, mas se encaminham para um único lugar.
    __
    A direção de Afonso Cuarón é magistral. Ele sabe dar o tempo para a narrativa se contar, pacientemente nos desvela mais sobre aquele universo, nos fazendo pertencente. Opta por uma câmera mais estática, com movimentos de câmera horizontais que não só nos contextualiza perfeitamente bem, mas nos imerge na história de maneira absurda. Compõe longos plano-sequência, que possuem coreografias plásticas e impressionante. Na fotografia existe uma perfeita consciência de contrastes e exposições, é linda. Sem trilha sonora, apenas o som dos acontecimentos, e é fantasticamente imersivo, os detalhes crescem sobre o silêncio nos contando muito sobre o que esse filme é.
    __
    Yalitza Aparicio (Cleo) nunca atuou na vida, o que deixa tudo ainda mais natural. Ele reage perfeitamente bem as situações externalizando muita coisa. Absorve aquilo que nem precisa ser dito, sentimos diante da experiência que ela também está vivendo. Cleo vira bussolá na jornada, é quem mesmo em silêncio segura o mundo, e impede que desastres aconteçam na vida de quem está em sua volta, mas não na sua.
    __
    E é assim que a vida é, cruel mas com lampejos marcantes de felicidade. Tecnicamente perfeito, uma produção surreal. Cuarón fala de sua história pessoal com total ciência que ser é o fato de narrar a si mesmo. É como se fizesse uma serenata para o cinema real, que vivemos todos os dias, e por durante 2h16 é como se esse cinema nos olhasse de volta nos dizendo que o que acabamos de ver também nos pertence, que também é sobre nós.