Aquarius
    Você assistiu Aquarius ?

Gabriella Tomasi
    Gabriella Tomasi

Enviada em 9 de setembro de 2016
    (...)Junto com uma competente fotografia, cada ângulo, cada enquadramento, cada movimento, cada símbolo, cada cena por mais “desnecessária” que possa parecer para o espectador também tem sempre um significado ou uma função específica por trás, o que torna uma narrativa riquíssima em detalhes e uma execução bastante complexa.

Neste contexto, é muito interessante também ver como a câmara não desgruda um segundo de Sonia Braga, a qual se mantém em tela em todas as cenas. Como, através de recorrentes travellings, zoom in-zoom out, etc, a câmara persegue a atriz, seja para nos revele sua reação, seja para contar sua história por seus próprios olhos, pelas suas próprias impressões. O diretor toma o tempo e o cuidado necessários para atingir esta finalidade.

Por óbvio, este filme aborda questões políticas e críticas à sociedade de uma maneira bastante eficaz, quando trata da falta de memória. Mas ele também possui vários outros níveis de interpretação. É um belíssimo trabalho artístico que se aplica à realidade de qualquer pessoa; todos podem se identificar. O apartamento de Clara, mais que um lugar físico, decadente em sua aparência, é o lugar onde seus filhos cresceram, é onde todas as lembranças se encontram, é o seu acervo mais precioso. Em cada objeto, livro, música tem um pedaço dela, um pedaço da sua história de vida.

Quem nunca se apegou a um objeto, a um signo representativo de uma época, de uma viagem, de um antigo amor, de uma amizade em nossas vidas? E isto é que Aquarius representa: a memória preservada e viva e, principalmente, a saudade de um tempo que não volta mais.
    Maurcio P.
    Maurcio P.

Enviada em 8 de setembro de 2016
    É o estereótipo do bonzinho e do malvado dos filmes infantis. Uma velhinha boazinha tem um imóvel e não quer vender. Mas os malvados capitalistas ricos começam a fazer maldades para a velhinha para forçá-la a vender, porque só querem os lucros. Para completar a bobagem, aparece Deus do nada e salva a velhinha, dando uma lição de moral socialista nos capitalistas malvados.

Caberia melhor no horário político do que na tela do cinema.
    chrisdemarques
    chrisdemarques

Enviada em 8 de setembro de 2016
    Nem perca seu tempo, filme chato, nada acontece por horas e horas...aqueles filme que não acabam nunca...muito comprido!
    Windson
    Windson

Enviada em 8 de setembro de 2016
    Um dos melhores filmes nacionais dos últimos anos. Não se deixe influenciar por comentários negativos de pessoas não lúcidas que nem sequer viram o filme. Acima até mesmo de posições políticas, Aquarius é o exercício do bom fazer do cinema, com destaque para direção, roteiro, trilha sonora, e claro, a presença forte de Sônia Braga, impecável.
    Fernando G.
    Fernando G.

Enviada em 7 de setembro de 2016
    A cara mal humorada e rabugenta da personagem é o retrato deste enfadonho filme. Devia antes ter visto o trailer, que já entrega que a coisa é vazia.
    Cláudia S.
    Cláudia S.

Enviada em 7 de setembro de 2016
    O filme parte de uma ideia relativamente simples, a disputa pela ocupação de solo em uma área privilegiada do Recife, a praia de Boa Viagem. De um lado uma poderosa incorporadora, responsável pela construção de prédios de alto padrão à beira-mar, de outro Clara, a habitante solitária do edifício Aquarius, única moradora que não quis vender seu apartamento à construtora. A história é a guerra aberta entre Clara, que tenta não apenas manter seu estilo de vida, mas proteger suas principais lembranças, todas ligadas àquele ambiente, e o jovem engenheiro, recém-chegado dos Estados Unidos e que precisa provar sua capacidade em tocar um grande projeto. A narrativa, que toma evidentemente o partido de Clara, mostra seu dia-a-dia de forma natural e espontânea e como esse cotidiano é perturbado pela intervenção da construtora, de forma bastante agressiva às vezes. É difícil não ficar ao lado de Clara, sobretudo com a interpretação magnífica de Sonia Braga que fez de Clara não a heroína absoluta, mas uma pessoa comum e que se vê às voltas com uma injustiça praticada por um poderoso. Tudo isso embalado por uma trilha sonora excepcional e as boas interpretações que Kleber Mendonça consegue extrair de todos os atores. Vale cada minuto.
    Cristian P.
    Cristian P.

Enviada em 7 de setembro de 2016
    filme ruim, só crítico gosta igual birdmam.
    Não percam tempo nem dinheiro.
    Sonia Braga está como sempre, péssima.
    Juliane B.
    Juliane B.

Enviada em 11 de setembro de 2016
    O filme é EXCEPCIONAL! É claro que para quem identifica no momento atual um acontecimento não democrático no Brasil a leitura do filme será uma, mas para quem acha que "tá tudo certo" a narrativa do filme pode ser "apenas" sobre liberdade individual e a questão imobiliária das nossas grandes cidades, que são temas de suma importância para qualquer cidadão, independente de posição política que se tenha, afinal trata-se do direito individual e coletivo da ocupação do território citadino. E o filme cumpre seu papel muito bem ao trabalhar com o tema, com atuações, trilha sonora e história MARAVILHOSAS. Deixar de assistir um filme como esse por questões de "a crítica da VEJA não recomendou" ou disputas "petralha x coxinha" é burrice, embora a mente fechada seja uma característica de um certo grupo, em específico.

Ps.: o filme não é recomendado para pessoas cujo gênero de filme preferido seja o besteirol, o que, inclusive, justifica algumas críticas que classificam Aquarius como "parado".
    Paulo S
    Paulo S

Enviada em 12 de setembro de 2016
    Pobre Cinema brasileiro. Filme longo e roteiro fraquinho. Dormi duas vezes durante a sessão. Sônia Braga merecia coisa melhor.
    jrcampos
    jrcampos

Enviada em 12 de setembro de 2016
    A atuação de Sonia Braga é excepcional e comovente. O ritmo geral é meio lerdão para os dias de joje.