Manchester à Beira-Mar
    Ótimo
    Manchester à Beira-Mar

Dor sem cura

por Lucas Salgado

Não é fácil realizar um filme como Manchester à Beira-Mar sem cair no melodrama. Nove em dez diretores/roteiristas optariam pelo choro fácil, por sequências desesperadas, mas este não é o caso do dramaturgo Kenneth Lonergan (Conte Comigo). Com um grande background no teatro, o cineasta evita ao máximo momentos catárticos e cria um ambiente angustiante e de um tristeza tão reprimida que abala (e muito) o espectador.

A trama gira em torno de Lee Chandler (Casey Affleck), um jovem de boa família que trabalha como zelador em um prédio de Boston. Determinado dia, recebe a notícia de que seu irmão (Kyle Chandler) faleceu. Então, retorna para sua terra natal para se despedir do irmão e cuidar do sobrinho Patrick (Lucas Hedges).

Lee descobre que o irmão deixou a guarda do filho para ele, mas que deveria se mudar para a cidade deles. O problema é que um trauma no passado de Lee faz com que queira distância daquele lugar.

O filme conta com uma atuação enorme de Casey Affleck, que já havia entregado grandes performances em O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford e Medo da Verdade. Lee Chandler é um personagem reprimido, traumatizado e pouco expressivo. Mas pouco expressivo na medida em que não se desespera, pois diz muito através de seu olhar. A dinâmica com o sobrinho é excelente, principalmente pela revelação que é Lucas Hedges. O jovem é bastante carismático e se sai bem nos momentos dramáticos e também nas cenas em que deve agir como adolescente rebelde.

Michelle Williams, Tate DonovanGretchen MolMatthew Broderick completam o elenco da produção. Todos estão bem, mas é impossível não destacar a presença de Williams. A atriz de Namorados para SempreSete Dias com Marilyn surge em apenas três sequências. E rouba a cena em todas elas. Em uma, especificamente, em que conversa com Affleck sobre o trauma vivido por eles, será difícil o espectador não chorar.

Passado numa cidade litoral, durante um inverno pesado, o longa absorve este clima de frieza e isolamento, e passa para boa parte dos personagens. É uma obra que não grita, mas fala com uma agonia desesperadora, sem deixar de lado aquele bom humor típico que quem tenta aliviar um cenário de dor e perda.

Manchester by the Sea (no original) conta com uma ótima direção de fotografia de Jody Lee Lipes, que consegue estabelecer uma diferença clara nas sequências no presente e no passado. É interessante como a imagem transmite um cenário mais alegre nos flashbacks, em contrapartida a toda frieza da linha do tempo principal, por mais que seja no passado que aconteça o evento mais traumático. Passa bem a ideia de que a partir daquele ponto, a vida de nenhum dos personagens foi a mesma.

Manchester à Beira-Mar é um longa pesado sobre perda e recomeço, contando com um roteiro que transborda sensibilidade e humanidade. Trata-se de uma obra extraordinária sobre a vida e seus percalços. Sobre o amor, mas também sobre a dor, que por vezes é tão insuportável que transforma pessoas.

• Mario Latino
      Perdas várias... as das filhas e a da companheira... a gente tem que se segurar para não chorar...
    • Filme Chatooo!
      Chato! Sou mãe e não consegui me identificar com o personagem, um cidadão irresponsável e inconsequente.A casa cheia de homens bêbados e/ ou drogados, altas horas da madrugada, considerava muito sua família. Achei, que a tragédia se daria de outra maneira. Pior, foi vê os policiais passando pano para o crime, saíu de boa. As vítimas eram as crianças.O adolescente purgante. Fiquei esperando o filme melhorar e não melhora.Quem está atrás de melodramas, é só assiste os noticiários.
    • Elton Miranda
      filme beirando a 4 anos já, e voce ainda chora por apanhar spoiler.... pqp
    • Renata Ribeiro
      Achei o filme bem impactante, vi tudo o que está escrito na Crítica. A atuação de Casey Affleck foi incrível e Michelle Williams realmente rouba a cena . Chorei na cena em que ela reencontra Lee com o bebê do novo casamento . Como estamos acostumados a melodramas em que os atores explodem , a todo o momento fiquei esperando Lee explodir , mas é interessante notar que ele não explodiu falando , mas batendo nas pessoas . E muita gente é assim . Não consegue colocar a dor pra fora com palavras então parte para a agressividade. Claro que ele expressou a dor no olhar também , Lee acabou se tornando um morto vivo após a perda dos filhos e dissolução da família. Apesar de esperar uma reviravolta no final , é muito verdadeiro que existem pessoas e pessoas e nem todo mundo consegue superar dores superlativas , mesmo tendo percebido no filme um lapso de tempo de 6 , 8 anos talvez. Concordo que é uma obra-prima , por ser um filme emocionante , preciso , verdadeiro, humano . Apesar de toda a auto-ajuda propagada atualmente , a gente demora de superar as coisas mesmo , e olhe lá se conseguimos superar verdadeiramente . O tempo para superar pode ser muito longo , e o filme mostra bem isso , com muita categoria .
    • cristiane carmo braga
      TEM SPOILLER; JÁ NEM VOU ASSISTIR AGORA POR CAUSA DE FICAR SABENDO O SEGREDO DO PERSONAGEM PRINCIPAL. OUTRA HORA EU VEJO.PRA QUE LER COMENTÁRIOS SABENDO QUE TEM GENTE SEM ÉTICA ATÉ PARA COMENTAR SOBRE UM FILME.
    • cristiane carmo braga
      É o que eu costumo dizer não é a vida que é dura são algumas pessoas que sofreram pouco. Quando já vivenciamos vidas pesadas e superamos qualquer coisa nos parece normal. ABÇ
    • Juan Da XtZão
      Assiste lá de novo então. O filme não me impactou desse jeito ai não.
    • Lea Maurano
      Você está confundindo alhos com bugalhos. Como costuma falar um ex-presidente: Uma coisa é uma coisa,, e outra coisa é outra coisa. Simples assim. Cada macaco no seu galhos, né não?
    • Lea Maurano
      Bem lembrado: a trilha sonora é simplesmente fantástica.
    • Lea Maurano
      Já imaginou a dor desse pai? Deve ser duríssimo
      Eu idem.
    • Lea Maurano
      Por mais que me esforce, não consigo me lembrar de nenhuma cena, por menor que fosse, que me fizesse rir. Vou rever o filme para ver se me enganei...
    • Newton C
      Não consegui achar nada que fale sobre essa cena deletada, fiquei curioso.
    • Top Cine
      Você cresceu sem pai e também teve os filhos queimados por culpa sua? aham, historia MUITO comum..
    • Frederico Coelho
      Manchester á Beira-Mar, um filme extremamente angustiante do inicio ao fim. A incrível atuação de Casey Affleck, que merecidamente recebeu o Oscar de melhor ator por este filme, é comprovada por todo o drama que transpassa a cada cena em que ele está presente. Não classificaria como uma obra prima, mas certamente o longa consegue fazer o espectador refletir, pois a sutileza com que cada parte da história vai se apresentando é realmente comovente. A fotografia é genial, consegue fazer a história ter vida e sentido, pois é fiel na demonstração de cada cena, principalmente pela opção do diretor de fazer uma mescla do roteiro entre passado e presente dentro do filme. Enfim, vale a pena cada segundo, filme sensacional.
    • Guto
      Assisti o filme com muita curiosidade e quase me decepcionei. Não é ruim, mas está muito longe de uma obra-prima. A atuação de Affleck é convicente, contrastanto como ele era antes, com o após a sua tragédia, passando a partir de aí, a ser um homem frio, apático, e ao contrário do que alguns colegas escreveram, sem expressão até no olhar. Parece que a única emoção que sentia era quando esmurrava alguém no bar. Já tinha tentado se suicidar e me parece que esse desejo continuava a perseguí-lo nas entrelinhas. Durante todo o filme nota-se que o ambiente lhe era muito favorável no sentido do afeto verdadeiro de seus amigos e familiares. Chegando ao final do filme, continuei torcendo para que ele se conectasse com o seu antigo Eu e passasse a viver a vida com mais plenitude e uma alegria que já teve. A fotografia e a paisagem combinam com todo o roteiro e o estado de humor do protagonista. Vale a pena conferir.
    • Danilo Santos
      Amigo, opinião é e sempre será pessoal, assim como a crítica. É apenas a opinião do Lucas Salgado, ele não está te obrigando a aceitar. É como você disse no comentário acima, não achou o filme pesado por já ter passado por isso, mas pra quem não passou é sim. Enfim, cada um pensa de um modo e a única coisa que podemos fazer a respeito é justamente respeitar..
    • crismika
      Manchester à Beira-Mar é um filme frio e pesado, com ótimas atuações e uma fotografia impecavelmente fria, fala sobre perdas, danos e recomeço, o roteiro é bem sensível, mas um pouco cansativo, o filme se arrasta. Sentimentos como AMOR, DOR, RASTEIRA QUE A VIDA NOS PREGA e RECOMEÇO. Vale a pena conferir..
    • Daniel Porto
      Parabéns, ótima crítica, o filme é tudo isso mesmo e é muito bom.