O Protetor 2
    Regular
    O Protetor 2

O bom samaritano

por Francisco Russo

Denzel Washington é um ator raro, não só pelo talento mas por seu gosto cinematográfico. Com duas estatuetas do Oscar na estante, por Tempo de Glória e Dia de Treinamento, e mais seis indicações no currículo, ele volta e meia se aventura em filmes de ação bem distantes de seus trabalhos mais conhecidos, por puro escapismo. O Protetor foi um destes casos, onde pôde retomar a parceria com o diretor Antoine Fuqua ao criar um personagem enigmático e letal, decidido a defender os desafortunados. Não foi um estouro de bilheteria, mas fez respeitáveis US$ 192 milhões mundo afora, suficientes para uma sequência.

Quatro anos depois, a dupla está de volta em um longa-metragem que segue bem a fórmula do original: sequências violentas de luta entremeadas com uma certa morosidade narrativa, de forma que se possa transmitir mensagens bem-intencionadas. Esta, por sinal, é uma certa contradição da franquia: por mais que defenda o respeito às pessoas no convívio diário, pune sem dó nem piedade quem não segue tal preceito. Ou seja, a velha filosofia do "aqui se faz, aqui se paga" em uma vertente bem radical, tanto pelos atos quanto pela urgência de sua execução, sob o "atenuante" de ser aplicado aos vilões da trama. Resumindo: "bandido bom é bandido morto".

Por mais que o filme original até traga um pouco desta crença, ela é encampada de fato apenas nesta sequência. É quando encontramos Robert McCall à vontade em sua função de vigilante anônimo, disposto a usar seu tempo e economias para ajudar as pessoas que encontra. Neste sentido, sua nova profissão como motorista vem bem a calhar, permitindo que presencie com facilidade os dramas do cotidiano - além de também servir a um merchandising condizente com a trama. Sai o personagem ainda indeciso se deve agir, constante no filme original, entra sua versão confiante acerca do que faz. Um pequeno detalhe que faz uma grande diferença na narrativa.

Se no primeiro filme Antoine Fuqua investia bastante no mistério acerca de seu personagem principal, além de um certo histrionismo estético no terço final, há aqui uma clara busca pela naturalidade. Reflexo do momento de vida de McCall, mais uma vez conduzido na base do carisma por Denzel Washington, em uma trama que envereda bastante pelo passado do personagem. Não por acaso, Fuqua recorre aos ícones do faroeste para, neste terço final, recriar um bangue-bangue em plena cidade fantasma.

Fiel ao conceito de fazer o bem a quem não se conhece, O Protetor 2 é uma sequência que avança junto com seu personagem principal, se adaptando ao seu momento de vida tanto pelo lado estético quanto narrativo. Ainda assim, o ritmo lento empregado muitas vezes afasta o espectador, aliado às necessárias (e cansativas) lições aplicadas por McCall em sua jornada diária em ajudar a todos. A cena de luta no carro e os ecos ao faroeste no terço final, aliados à boa presença de Denzel Washington, são o que mais chamam a atenção neste filme até interessante, mas sem grandes novidades.

• Ricardo F.
      O roteiro é bem previsível, mas no geral é um filme bem divertido, não gosto muito desses filmes com ação ininterrupta, acho cansativo e aqui eles souberam fazer pausas nos momentos certos, destaque para a cena final durante a tempestade, que eu particularmente achei magnífica.
    • Bluesman29
      Tenho impressão que a Maria do Rosário fez essa crítica.
    • marquinhos
      Nos indique uns por favor
    • carlos souza
      Esta, por sinal, é uma certa contradição da franquia: por mais que defenda o respeito às pessoas no convívio diário, pune sem dó nem piedade quem não segue tal preceito.Não há contradição. McCall sempre dá uma chance para o vilão/transgressor. Seja negociando normalmente, como quando ofereceu 9.800 dolares pela liberdade da prostituta, seja aconselhando firmemente um policial corrupto: Do the right thing! (Faça o certo). Não há contradição em punir os que abusam, agridem, roubam, torturam, extorquem. É um princípio de justiça.Ou seja, a velha filosofia do aqui se faz, aqui se paga em uma vertente bem radical, tanto pelos atos quanto pela urgência de sua execução, sob o atenuante de ser aplicado aos vilões da trama.Essa é uma conclusão simplória. Não é levada às últimas consequências, portanto, mais confunde e limita do que ajuda a compreender a narrativa e realmente apreciar o filme tirando algo de bom dele, alguma lição, além de meramente produzir dopamina por alguns minutos e depois esquecer para o resto da vida. A filosofia que permeia a trama envolve teoria da justiça, na qual o indivíduo isolado precisa agir, tendo em vista a lentidão que seria caso usasse os meios disponibilizados pelo estado. Além disso, se McCall usasse um modus operandi menos radical, como o de um líder da Sociedade dos Poetas Mortos, o prejuízo dos inocentes jamais seria reparado nesta vida, algo bem comum de se testemunhar no mundo real: morosidade, ineficiência, desamparo, impotência, injustiça. E tirar essa conclusão de que o atenuante é pelo fato de a violência ser empregada contra vilões não faz sentido. McCall não é uma máquina assassina e fria. Ele usa violência somente quando necessário, para extirpar o mal. No restante do tempo é uma pessoa produtiva, que contribui para a sociedade.Bandido bom é bandido morto.Essa frase tão batida é em si um erro de princípio. Existir bandidos não é bom para a sociedade. Quanto menos, melhor. E ainda um bandido bom seria algo como Robin Hood, que rouba dos ricos (tiranos e corruptos apenas, frise-se, não qualquer rico. Riqueza não é algo ruim, pelo contrário) para doar aos pobres injustiçados.
    • Lucas Lindemann
      puta merda q viajem é essa cara?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VC TA FALANDO COISA COM COISA VELHO So ta enrolando mais ainda vc ta colocando coisas na sua cabeça q nao tem nada a ver. vc ta no achismo... Eu nao estou mostrando q estou certo so estou querendo mostrar fatos q esta rolando se vc nao acompanha noticias informaçoes etc esse é probelma seu. Eu so mostro as coisas erradas q rola seja qual for governo... Mas vc foge do assunto e fica ai falando coisa com coisa nesse seu achismo,... nossa vc ta viajando de mais nao tem nada ver o q vc falou de onte q tu tirou isso rotulando q fui rotulado?? nossa cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • Losfabyos Rocas
      Cara quer que eu desenhe não tem debate com vc kkkk. Vc é um cara que tem horror, um medo desesperador de ser chamado de Bolsominion e agora sai rotulando os outros pq um dia pode ter sido rotulado tb. Agora sendo um equilibrado de centro vc tem uma necessidade, uma pressa de mostrar para os Bolsominios que vc esta certo. Ao menor sinal de que o cara seja de direita conservadora, vc dispara: posso deduzir que vc é um Bolsominion! ahuahuahuheuheuheuheuehuehueeeeeee;
    • Lucas Lindemann
      ou seja enrolando nao tem o q debater... perdendo tempo... quando ter argumentos vc vem ca e fala se for pra vim pra ficar nessas desculpinhas sem pé nem cabeça vou ignorar... falow
    • Losfabyos Rocas
      Debater com um maluco que sai rotulando o cara de Bolsominion? Sim só quis xingar mesmo, nada mais que isso;
    • Lucas Lindemann
      ok machao da internet nao tem argumento pra debater so sabe xingar através da internet... Deve ser foda nao tem argumento pra debater ne kkkk
    • Losfabyos Rocas
      Pelo seu comentário da pra ver q tu é bolsominon a vai se foder, vai pagar de equilibrado e isentão no inferno.
    • paulo
      Acho que vc nao entendeu o que leu mas tudo bem. Nao falei hora nenhuma de esquerda nem direita...Comecei o meu texto falando uma opinião minha sem tocar em politica.
    • Lucas Lindemann
      esse é seu argumento me xingar me chamando de anta e me chamar de boslomnion?? Onde q fioz vc enternder q sou um bolsominio ou petista??? Me responde o q eu falei q fez vc pensar assim????E nao esta falando so de filme le bem o comentário dele idiota... vcs é igual petista q so saber xingar nao tem argumento .... Vamos debater entao ja q vc me chamou de petista... falando de lukla, cara nao entendi merda nenhuma q tu falou so entendi vc me ofendendo , nao tem argumento ne... Vc esta falando coisa com coisa... Se vc nao sabe dialogar o q vxc esta fazendo no meio da sociedade??? toma vergonha nessa sua cara machao da internetE vc tem q aprender a interpretar textoAgora pra vc fala pra sentar q doi menso, vc deve ter experiencia nisso em kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • claudio p
      E estamos falando de filme , ai vem uma anta como você é já empurra politica junto ,,,, senta e chora que dói menos,,
    • claudio p
      estava indo muito bem ai falou bolsominon já cagou ,,,lulista é tudo analfabeto, e bandido é bandido e orelhudo como você é burro
    • Lucas Lindemann
      antes pensava assim como vc, mas as coisas nao sao assim nao viu camarada... Acho q vc deveria repensar e parar de colocar em todos lugares q tudo de ruim no mundo é culpa da esquerda ou da direita etc... Sabe pq falo isso, alguns meses atras um cara foi liberado da prisao depois de ficar 2 anos na cadeia e ele ficaria mais 9, mas sabe pq ele foi liberado???Pq descobriram q ele era inocente uma coisa q ele falava todos dias chorando na cadeia, mesmo sabendo q todo bandido q entra na cadeia fala q é inocente.Logico q ele processou o estado e foi mais dinheiro publico pagando as coisas erradas desse sistema falido. Agora imagina se matam esse cara so pq falaram q ele é bandido, um cara pai de duas meninas, era unico q levava comida pra casa. Poderia acontecer como vc, com algum da sua família, ai queria ver vc dizer isso.E tem bandidos q merece uma segunda chance dependendo do crime q cometeu.La no EUA tem isso dependendo do condenado e o tempo q ficou na cadeia eles dao uma chance pra ele pagar a sociedade trabalhando. Um belo exemplo q te dou uma serie q se chama ''Pitbull e condenados'' passa no canal Animal Planet. Melhor vc da uma conferida do q eu explicar como é essa serie. Enfim nao da pra ser radical como vcs, pois eu ja fui e refletir de mais sobre a vida ao pensar de uma forma tao radicalista. Pelo seu comentário da pra ver q tu é bolsominon E nao, nao sou de direita e muito menos da esquerda pq todos sao farinha do mesmo saco.
    • Lucas Lindemann
      ''mas bandido é diferente né??'' Pelo jeito vc nao entendeu meu raciocínio, ta misturando as coisas Da pra ver q tu é de uma ignorância q age com odio e nao inteligencia caso vc tenha. Tenha argumento pq vc ta igual um bandido q so sabe ficar xingando tb, pq o q vc esta fazendo é crime me xingar poderia te processar sabia??? Pq o q vc esta fazendo é crime e vem me chama de hipócrita. E falando nisso pq sou hipócrita??? Queria uma explicação plausível ''lixo...vai chupar uma faceta hipócrita do caralho''OO q eu queria ver se fosse na minha frente kkkk Ta na internet ta protegido.Nao me espanto se vc for petista ou bozonoide pq ambos lados so sabem xingar e argumentar...... nao sabem o q isso.Vamos la vamos discutir, se for pra ficar xingando nao rola. Tenha argumento pra debater com meu e nao ficar nesse odio...Agora é tao fácil me xingar aqui frente a frente queria ver se teria mesma atitude...Cara vc discute com coisa de fanboylismo de plataforma de video game em outra news, da pra ver q tu é criança Sua arrogância te deixa tapado e ignorante
    • Ualisson André
      Olha a hipocrisia desse lixo, esquerdopatas e direitopatas são farinha do mesmo saco mas bandido é diferente né?? KkkkVai chupar uma faceta hipócrita do caralho.
    • JC
      Crítica fraca. O filme é bem dirigido, bem executado e com uma história com começo, meio e fim, coerente.
    • Mutley
      É verdade, tinha que ser menor
    • Mutley
      Fala serio, vc está precisando assistir mais filmes