Miss Violence
    Bom
    Miss Violence

Crise moral

por Lucas Salgado

Premiado no Festival de Veneza de 2013, a produção grega Miss Violence conta a história de uma família pouco convencional. Um avô e uma avó moram com suas filhas e netas em um pequeno apartamento. Determinado dia, em que se comemorava o aniversário de 11 anos da pequena Aggeliki, a família é surpreendida pelo suicídio da garota, que se joga pela janela.

Isso já acontece nos primeiros momentos do filme e o espectador é convidado a tentar descobrir o que aconteceu. A polícia e a assistência social começam a investigar o caso, mas o verdadeiro investigador é o público, que começa a acompanhar o dia a dia daquele grupo de pessoas. Com o tempo, vamos descobrindo e uma rotina de abusos físicos e psicológicos.

O filme conta com um excelente trabalho de fotografia, que opta por retratar uma Grécia fria, sem cartões postais, num reflexo direto da crise financeira enfrentada pelo país nos últimos anos. É um trabalho sombrio, que ganha força diante das sóbrias atuações de Themis PanouReni Pittaki e companhia. Não há espaço para melodrama, o que aumenta a sensação de inquietude.

O problema é que tudo é muito previsível. Desde que a garota se joga pela janela que você já imagina qual seria a razão e o andamento da trama, por mais elegante que seja, não vai causar surpresas. O filme possui um ritmo bem cadenciado e sem momentos de catarse, o que pode incomodar alguns.

São 98 minutos bem conduzidos, mas pouco empolgantes. A direção de Alexandro Avranas é inteligente e bem desenvolvida, enquanto que o elenco infantil se destaca ao protagonizar cenas delicadas e também aterrorizantes.

• vito
      que bonito hein colocando spoiller nos comentários