Blackfish - Fúria Animal
    Muito bom
    Blackfish - Fúria Animal

A natureza cobra seu preço

por Francisco Russo

Em 24 de fevereiro de 2010, uma experiente treinadora do SeaWorld, Dawn Brancheau, foi atacada e morta pela baleia orca com quem faria um show. O caso repercutiu mundialmente e mais uma vez levantou dúvidas sobre as condições de criação das baleias em cativeiro e o quanto isto influenciaria sua agressividade. Foi a partir deste caso específico que a diretora Gabriela Cowperthwaite começou a elaborar o documentário Blackfish - Fúria Animal. Entretanto, mais do que se ater ao caso de Dawn, o filme vai fundo na investigação sobre os cuidados recebidos pelas orcas e os motivos que teriam resultado não apenas neste incidente, mas em vários outros ocorridos ao longo dos anos.

Para tanto a diretora e sua equipe voltam 39 anos no tempo, tendo o cuidado de apresentar de forma didática como são capturadas as orcas ainda filhotes para que possam ser treinadas em cativeiro. Através de depoimentos de ex-treinadores e pessoas que já estiveram ligadas aos parques ou à captura das orcas é possível montar um panorama tenebroso sobre os abusos cometidos no trato dos animais. As consequências são literalmente sentidas na pele, como demonstram as várias imagens de cortes e machucados no corpo das baleias orca, causadas pelos próprios animais devido à tensão e à frustração da vida restrita. Entretanto,  mais do que servir como denúncia – o que o filme faz muito bem -, Blackfish oferece a oportunidade de compreender o lado emocional dos animais. Ou seja, ele não se atém a mostrar imagens por vezes impressionantes, mas busca a compreensão do que acontece naquele cenário.

Diante deste ambiente, é óbvio dizer que Blackfish possui algumas cenas bastante fortes envolvendo ataques de orcas a seres humanos – nenhuma explícita, é bom dizer, mas que podem impressionar os mais sensíveis. Entretanto, nenhuma delas é mais dolorosa do que o canto desesperado de uma mãe orca após ter seu filhote separado dela, por ter sido enviado a outro parque. O som agudo emitido, aliado à imagem do animal irrequieto em seu tanque, é de cortar o coração.

Blackfish – Fúria Animal é um belo documentário investigativo que atinge seu grande objetivo: denunciar os maus-tratos sofridos pelas baleias orca nos parques aquáticos, tendo como embasamento o histórico dos animais e dos locais onde são mantidos. Pelo lado jornalístico, ficou faltando a voz do próprio SeaWorld, se defendendo de tudo o que é dito em cena. Entretanto, como os letreiros finais informam, o parque se recusou a conceder entrevistas para o filme. Esclarecedor.