Blackfish - Fúria Animal
    Você assistiu Blackfish - Fúria Animal ?

Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 19 de janeiro de 2017
    Baleias. Mortes. Parques aquáticos. Preocupante. Vida animal. Treinadores. Esclarecedor. Tenso. Bem legal.
    Guilherme Oggioni
    Guilherme Oggioni

Enviada em 30 de abril de 2020
    Visceral e comovente, Blackfish trabalha para entregar uma verdade chocante ao público enganado pelo entretenimento de parques que abusam e exploram animais.

Tratando especificamente dos espetáculos realizados por orcas, o documentário reuni uma montagem perfeitamente coesa e organizada, posicionando os artifícios abordados de forma clara. Observar o background do tratamento dos animais já é esperado ao assistir ao longa. Ele se destaca por buscar desde a captura dos animais no habitat natural até a forma como as pessoas envolvidas são persuadidas pelas mentiras e fazem-os crer, com naturalidade, de que tudo é normal e bom.

Uma critica expositiva como essa se faz essencial a conscientização e destaca-se por não apontar o dedo diretamente e sim apresentar os fatos de forma imparcial, dando liberdade as opiniões dos entrevistados.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 15 de abril de 2014
    É difícil alguém não ter ouvido falar no Seaworld. Uma das atrações turísticas mais conhecidas dos Estados Unidos, é um parque aquático famoso pelos shows que promove com animais como as orcas (popularmente conhecidas como “baleias assassinas”) e os golfinhos, os quais interagem diretamente com seus treinadores. Nem sempre essa interação termina bem e o documentário “Blackfish: Fúria Animal”, dirigido e co-escrito por Gabriela Cowperthwaite, faz um cruel retrato da vida desses animais em cativeiro e mostra isso como causa preponderante para que as baleias, especialmente, joguem suas frustrações em cima dos seus treinadores.

O caso principal que motivou a realização de “Blackfish: Fúria Animal” foi a morte de Dawn Brancheau, treinadora experiente do SeaWorld, durante um dos shows promovidos pelo parque. A treinadora foi vítima de um ataque de agressividade da orca de sexo masculino Tilikum. O roteiro do documentário é centrado em Tilikum, mais precisamente na tentativa de responder à seguinte pergunta: como uma orca com um histórico de agressividade como Tilikum (além de Dawn, o animal vitimou uma treinadora do parque Sealand of the Pacific, no Canadá, em 1991; e um turista desavisado que caiu, acidentalmente, no tanque em que Tilikum “vivia”, em 1999) continuava a manter contato com seres humanos?

As respostas para essas perguntas encontram-se na série de depoimentos vistos em “Blackfish: Fúria Animal”. Ex-treinadores do SeaWorld e do Sealand of the Pacific, profissionais da Administração de Saúde e de Segurança Ocupacional do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, especialistas nos comportamentos de orcas, caçadores de orcas e espectadores dos shows promovidos pelos parques aquáticos oferecem os pontos de vista da atividade multimilionária por trás dos parques aquáticos e, principalmente, a maneira como a dureza que lhes são impostas pelo cativeiro acabam influenciando o comportamento de animais que foram feitos para viver uma existência selvagem, porém são tratados como mercadoria, em condições totalmente inumanas.

Por essas e outras, “Blackfish: Fúria Animal” é um filme muito difícil de ser assistido. Com imagens fortes, chama a atenção, no documentário, especialmente o arrependimento por trás de gente como o caçador de orcas que ajudou a colocar esses animais na vida em cativeiro e por trás dos treinadores que, livres de uma lavagem cerebral impostas pelo negócio que serviam, fazem uma análise extremamente crítica e reflexiva da realidade que, um dia, eles conheceram. Ao mesmo tempo, também revolta o silêncio do SeaWorld diante de tantas evidências incontestáveis. Esta é uma obra que nos incita a fazer uma reflexão sobre a maneira como utilizamos a natureza para o nosso bem (e interesses) comuns e que modificou a forma como esses parques trabalhavam (hoje em dia, os treinadores são proibidos judicialmente de interagir com os animais durante os shows). Porém, “Blackfish: Fúria Animal” ainda não cumpriu o seu papel de conscientizar as autoridades de que animais como Tilikum não devem continuar trabalhando. O lugar deles é no vasto oceano, livres para exercerem as suas funções de predadores.
    A.Ligia
    A.Ligia

Enviada em 8 de agosto de 2014
    ótimo documentario! Ele não é tão imparcial como poderia ser, ele consegue equilibrar e ouvir depoimentos de todas as partes.. Destaque para os vídeos dos acidentes, que geralmente não são públicados na mídia ,e são mostrados na íntegra no filme. A história vai alem,e mostra caracteristicas especificas das baleias assassinas, ajudando nos a compreender seus hábitos e personalidade.
    Enviada em 2 de maio de 2019
    Um documentário devastador e impressionante que mudou a percepção do público em relação aos ''espetáculos'' com animais.
    MaH  S.
    MaH S.

Enviada em 13 de dezembro de 2013
    Dei 5 estrelas para esse documentário pois o filme cumpre perfeitamente o papel de informar como é a vida das baleias que vivem fazendo shows em parques aquáticos.
    O documentário é muito completo e apresenta o assunto de uma forma bem clara, sendo assim, completamente leigos no assunto, como eu era(rs), podem entender perfeitamente todo o mecanismo da coisa.
    Tocante, chocante... um must see para quem gosta de animais ou apenas quer adquirir algum conhecimento além do que a mídia comum pode fornecer do assunto.
    (não contêm imagens muito pesadas, existem cenas de ataques mas as cenas são bem moderadas)
    Thiago A.
    Thiago A.

Enviada em 22 de abril de 2017
    O filme é muito bom, porem tem certos momentos do filme que deixa ele cansativo. Esse filme deve ser visto por todos pois mostra o que realmente acontece com as baleias que são treinadas para fazerem espetáculos em parques aquáticos. Fiquei até envergonha pois já fui SeaWorld e achei lindo o que as baleias faziam mas este documentário abriu o meu olho em relação a isto.