Minha conta
    O Primeiro Dia
    O Primeiro Dia
    29 de outubro de 1999 No cinema | 1h 26min | Drama
    Direção: Walter Salles, Daniela Thomas
    |
    Roteiro João Emanuel Carneiro, José Carvalho
    Elenco: Fernanda Torres, Luiz Carlos Vasconcelos, Matheus Nachtergaele
    Usuários
    2,9 13 notas, 2 críticas
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    O destino de João (Luiz Carlos Vasconcelos), encarcerado num presídio do Rio de Janeiro, nunca deveria se cruzar com o de Maria (Fernanda Torres), isolada em seu apartamento. Mas no dia 31 de dezembro de 1999, João foge da prisão. Maria vaga pelas ruas da cidade desamparada e abandonada pelo marido, enquanto João é perseguido nos becos e favelas de Copacabana. Começa a contagem regressiva da virada do ano. Estouram os primeiros fogos de artifício. Sem nenhuma perspectiva, Maria sobe para o telhado de seu prédio, mesmo lugar em que João busca se esconder. Nesse espaço entre o céu e a terra, na utopia de uma única noite, a cidade partida se abraça e o milagre se produz. Até a chegada do primeiro dia.

    Pela web

    Elenco

    Fernanda Torres
    Personagem : Maria
    Luiz Carlos Vasconcelos
    Personagem : João
    Matheus Nachtergaele
    Personagem : Francisco
    Nelson Sargento
    Personagem : Vovô

    Comentários do leitor

    anônimo
    Um visitante
    1,5
    Enviada em 28 de novembro de 2014
    Sempre esperamos grandes trabalhos,envolvendo ,Walter Salles.Até porque agora ele divide direção com Daniela Thomas.O Primeiro Dia,não consegue chamar aquela atenção necessária no início.Apostando as fichas em Fernanda Torres,Luis Carlos V.,e Matheus Nachtergaele,até que conseguem se destacar.Mais onde eles estão metidos,é desanimador.Walter Salles depois de nos emocionar com um de seus melhores trabalhos,(Central do Brasil),nos ...
    Leia Mais
    Leonardo Reis
    Leonardo Reis

    2 seguidores 10 críticas Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Um filme decepcionante. Eu já sabia que era um média-metragem (pouco mais do que apenas uma hora e dez de duração), mas é frustrante perceber que todo o roteiro cabe na sinopse! Matheus Natchergaele tem uma boa interpretação, mas é um mero coadjuvante. A personagem de Fernanda Torres é patética, fraca, pois resolve se matar poucas horas depois de ser abandonada pelo marido... Seria mais compreensível se ela fosse melhor apresentada, se ...
    Leia Mais

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Feito para a televisão

    Lançado nos Estados Unidos com o título de "Midnight", O Primeiro Dia fez parte de uma série de filmes bancados pela rede de televisão francesa Arte que teve como tema a passagem de 1999 para 2000. A versão apresentada na TV, entretanto, era um pouco menor do que a exibida nos cinemas.

    Filmagens

    Grande parte das falas foi alterada a pedido dos próprios atores. As falas do personagem de Matheus Natchergaele, por exemplo, foram quase todas reescritas pelo próprio ator, com a ajuda de uma moradora da favela Chapéu Mangueira, onde algumas cenas foram rodadas.As filmagens duraram apenas três semanas e as imagens do réveillon em Copacabana foram feitas na passagem de 1998 para 1999.

    Direção dupla

    Este é o 2º de 3 filmes que Walter Salles e Daniela Thomas dirigiram juntos. Os demais foram Terra Estrangeira (1996) e Linha de Passe (2008). Fernanda Torres, protagonista de O Primeiro Dia, já havia trabalhado com a dupla em Terra Estrangeira.

    Detalhes técnicos

    Nacionalidades Brasil, França
    Distribuidor RioFilme
    Ano de produção 1998
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 5 curiosidades
    Orçamento -
    Idiomas Português
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes : Melhores filmes do ano 1998, Melhores filmes Drama, Melhores filmes de Drama de 1998.

    Comentários

    • Senhor Ivan
      Sem sentido do começo ao fim.Perde muito tempo tentando emplacar um drama pessimamente construído.-12 de Abril de 2018-Dou nota 3/10
    • Ivan Sousa
      Sempre esperamos grandes trabalhos,envolvendo ,Walter Salles.Até porque agora ele divide direção com Daniela Thomas.O Primeiro Dia,não consegue chamar aquela atenção necessária no início.Apostando as fichas em Fernanda Torres,Luis Carlos V.,e Matheus Nachtergaele,até que conseguem se destacar.Mais onde eles estão metidos,é desanimador.Walter Salles depois de nos emocionar com um de seus melhores trabalhos,(Central do Brasil),nos enxergamos que ele não consegue refazer isso em O Primeiro Dia.Uma grande pena,pois tinha em mão um bom elenco,mal aproveitado.
    Back to Top