7 Caixas
    Bom
    7 Caixas

Mistério particular

por Lucas Salgado

7 Caixas chega ao Brasil como o maior sucesso da história do cinema paraguaio. Foi visto por 250 mil espectadores, o que mostra o quão reduzido é o mercado cinematográfico do Paraguai. Se não se destaca nos números, o país pode ao menos ser reconhecido como fonte de criatividade, afinal este filme é bem particular.

Curiosamente, 7 Caixas se destaca pela originalidade com a qual retrata um formato nem um pouco original. Os momentos de alívio cômico, as cenas de ação, as perseguições, as reviravoltas... Tudo isso já foi visto repetidamente no cinema norte-americano. O próprio longa faz questão de celebrar Hollywood com um protagonista que sonha em comprar um celular para fazer filmes, mas não se esquece das questões sociais de seu país, investindo em sequências de correria que remetem ao brasileiro Cidade de Deus.

O jovem Victor (Celso Franco) trabalha como carregador em um mercado popular de Assunção. Ele sofre muito com a concorrência de outros carregadores e não consegue juntar muito dinheiro. Diante de uma necessidade urgente, um empresário local, que parece viver de negócios ilegais, pede que Victor cuide de sete caixas para ele, oferecendo uma nota de 100 dólares, mas do que suficiente para que ele compre o celular dos seus sonhos.

A partir daí, o jovem entra numa correria só, sendo obrigado a proteger as caixas de um carregador concorrente, que acha que as mesmas estão cheias de dinheiro. Ele também tem que evitar a polícia e tentar não chamar a atenção dos amigos locais. Victor acaba contando com a ajuda de Liz (Lali González), uma garota pra lá de inconveniente, que não para de fazer perguntas que ele não sabe ou não pode responder.

O longa conta com uma direção excelente de Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori, e com uma fotografia impressionante de Richard Careaga. Ainda que a qualidade da imagem não seja impressionante, sendo claramente uma produção de baixo orçamento, o filme compensa ao conseguir transmitir muito bem a tensão da trama para a tela. A câmera na mão e as sequências em que Victor corre pelo mercado remetem não só à Cidade de Deus, mas também à Quem Quer Ser um Milionário?

Celso Franco e Lali González são os grandes destaques do elenco, que conta ainda com as presenças de Víctor SosaNico GarcíaPaletita7 Caixas pode não ser um filme brilhante, mas sem dúvida cumpre seu objetivo de entreter e despertar reflexão.