Jumanji: Bem-Vindo à Selva
    Bom
    Jumanji: Bem-Vindo à Selva

Melhor do que a encomenda

por Lucas Salgado

Lançado em 1995, Jumanji é um filme que marcou a infância e juventude de muita gente. Estrelado por Robin WilliamsKirsten Dunst e Bonnie Hunt, o longa funcionava (e funciona até hoje) como comédia e como aventura, e ainda trazia até mesmo momentos de drama e romance. O mundo fantástico proveniente de um jogo de tabuleiro - num cenário bem menos tecnológico que o de hoje - era algo que encantava e divertia, e acabou por transformar a obra em um jovem clássico. E o sentimento de apreço e nostalgia só cresceu ao longo dos anos, especialmente após a morte de Williams em 2014.

Por tudo isso, foi impossível receber com bons olhos a notícia de que iriam fazer um remake/reboot do filme. Ainda mais protagonizado por Kevin Hart, um exagerado comediante stand up que ainda não havia funcionado na tela grande. Se o longa não fosse uma tragédia, já seria algo para se comemorar. Mas melhor: o filme é bom. E realmente divertido.

Sinto até a necessidade de reafirmar isso, afinal também era algo que não esperava. Mas, sim, o novo Jumanji: Bem-Vindo à Selva é bem legal e tem tudo para conquistar novos fãs e ainda agradar aos apaixonados pelo original. A opção por fazer uma continuação, ao invés de um remake, talvez tenha sido a decisão mais correta após baterem o martelo de que o projeto ia de fato acontecer.

Outra coisa que assustou os fãs quando anunciado era o fato de que agora, os personagens entrariam em Jumanji através de um video game, quebrando toda a magia do tabuleiro original. Felizmente, até isso foi bem trabalhado e a transição de um formato para o outro está bem justificado, mostrando que Jumanji é um jogo que faz de tudo para ser jogado.

Após uma breve abertura nos anos 90, com o resgate do tabuleiro do mesmo lugar em que foi deixado no filme original, a trama logo se muda para os dias de hoje, com quatro personagens clássicos do colegial americano: o atleta, a garota popular, o nerd e a anti-social que se esforça para não parecer bonita. Por uma série de fatores, acabam mandados para a detenção, no melhor estilo Clube dos Cinco.

Na detenção, encontram um video game antigo e decidem jogá-lo. Cada um escolhe seu personagem e, ao final, acabam sugados para o game. A partir daí, acompanhamos o quarteto em um clássico jogo dos anos 90, com fases, objetivos, mensagens positivas e personagens programados para sempre repetir as mesmas falas. E o melhor: os quatro assumem os corpos de seus personagens no game. O atleta vira o baixinho e fraco Kevin Hart, o nerd é ninguém menos que Dwayne Johnson, a anti-social vira a fatal Karen Gillan e a popular vira Jack Black.

Este jogo de personagens é o ponto forte da trama. É impagável ver Black interpretando uma garota adolescente e The Rock um sujeito super inseguro. Hart não compromete e Gillan está divertida como a jovem insegura que do nada está lutando no meio da selva com um figurino bem sexy. Por sinal, o filme recebeu algumas críticas quando foi divulgada a primeira imagem do figurino de Gillan, mas está bem justificado na trama. Ela inclusive faz críticas ao fato de ser a única com pouca roupa no meio do mato. Mas não dá pra ignorar que se trata da personificação de uma protagonista de um game de aventura dos anos 90. A referência a Lara Croft, de Tomb Raider, é óbvia. O jogo, por sinal, também foi lançado em 1996.

O novo Jumanji falha ao criar um vilão genérico, mas, como no original, o que vale é a aventura. E essa funciona bem.

• anneastmankerchner
      allocine-fr-90cabea505186447ae4a436457368eb7 already read
    • Thayná M
      NÃO ESTOU CONSEGUINDO ASSISTIR NESSE SITE. VOCÊS ME ODEIAM?
    • Edson Reis
      Infelizmente, lixo. Roteiro mal costurado. Quando na selva, não parece que estão em um jogo, pois não vemos fases de um jogo, apenas a busca por um local para colocar a tal joia e os clichês de sempre. Um vilão que não dá medo nem em barata. Enfim... perda de tempo....
    • Maria C.
      Estou assistindo e não estou gostando... Não gostei da moçoila aparecer como Jack Black... ficou forçado. Bem... espero que melhore....
    • murillo J
      Se vc prestar atenção verá que ele não perdeu 20 anos não, ele voltou para 1996, do mesmo ponto que tinha saído ele mesmo fala isso no final...
    • Bagbuu C.
      Eu gostei muito, o filme é muito bom, é ação e comédia do começo ao fim, tipo muito comédia, mas a única coisa que meio que estrago o filme, foi a parte do final, que o Piloto, ele perdeu 20 anos da vida dele, e voltou velho, casado e com filhos, ele devia voltar jovem e começar a vida dele novamente. Eles poderiam fazer um novo, ou ajeitar esse filme e postar novamente, mesmo eu achando que eles não vão fazer isso.
    • Rafael Coelho
      eu achei uma filme até divertido, cenas e momentos engraçados.. mas nunca chegará nem perto do original.. pode-se até dizer que é um filme e uma história diferente! nota 7 pq dei risadas!
    • Shin Light
      Faço das suas palavras às minhas! Decepção total essa continuação. Só salvou algo porque me fez dar algumas risadas. Mas fora isso não chega nem perto da magia do primeiro filme. Realmente não fez jus a tudo que o primeiro Jumanji foi. Eu tinha quase dez anos quando o primeiro saiu. E hoje com 31 anos me lembrando da magia do primeiro só fica a decepção. Uau! Eu devo ter visto o primeiro Jumanji umas 20 vezes! E esse nunca mais! rs Abraços!
    • Leonan
      Eu sou muito suspeito para falar deste filme, pois curto bastante filmes do gênero. Quando ví em cartaz eu pensei: Nus não acredito, não vou ver, aposto que é remake. Antes eu ter visto por curiosidade no cinema, se soubesse que o filme era tão legal nem ia perder meu tempo. Jumanji marcou a minha infância assim como a de muitos, eu achei essa continuação mais divertida, emocionante e mais elaborada. Como desta vez o jogo saiu da vida real e foi diretamente para um video game, demostrou mais atualidade e pelo menos em mim me deixou extasiado. Claro que nem tudo é perfeito, há algumas falhas sim em relação a demostrar em estar em um game de verdade, uma delas é tratar o jogo como algo que vai passando de nivel/level sem uma informação que realmente passou de nivel, pareceu um jogo sem barreiras e algo fácil. Não sou nenhum crítico renomado mas também acho que faltou mais criatividade em pequenas coisas, por ex, quem estivesse com a peda, poderia ter um novo controle sobre os seres desse game, pq só um que tinha essa autoridade o que ele tinha de especial? Mas resumindo, gostei bastante do filme, esperava muito menos e acabei errando muito.Tomara que o proximo filme não demore mais 23 anos para acontecer.
    • Paulo Pereira
      Não diga antissocial. No jargão psiquiátrico, essa é uma forma de transtorno de personalidade grave com semelhanças com a psicopatia. Esse termo sempre é mal empregado pelas pessoas. Nada tem que ver com o comportamento da personagem do filme. No mais, o filme é razoável - embora não supere o primeiro.
    • Leonio Xanas
      vc, como mulher, devia se abster desse comentário, ja que homossexualismo masculino, coisa q vc nao sabe
    • Ana Lucena
      Eu vi o trailer e fiquei muito animada, o primeiro filme foi maravilhoso e realmente um marco na minha infância... Eu não consigo nem descrever como essa continuação foi horrível... Não trouxe a tone nem um dos sentimento que eu tive assistindo o primeiro, a comédia foi extremamente clichê, os personagens previsíveis ao extremo... Achei que não fez jus ao primeiro e estou decepcionada, decepcionada e decepcionada de uma forma..!! Muito fraco.
    • Anilton
      Tenho 47anos, e sou fã da primeira versão, e achei a continuação até melhor que a primeira, muito bom, e merece continuação.
    • Lucilene d.
      Eu amei o filme e olha que sou super fã do primeiro no inicio tive um pouco de pré conceito mais com o decorrer dos acontecimentos entendi que foi tao bom quanto o primeiro so que mais moderno invez de um tabuleiro um video game e a historia aconteceu dentro do jogo diferente do primeiro. Amei !
    • Pri Brito
      eita masculinidade frágil pra fazer este malabarismo todo no argumento só pra dizer que se doeu com uma respiração boca a boca entre homens rs
    • Delano Rocha
      Muito fraco.Longe de ter as aventuras do primeiro filme, se preocuparam mais em como introduzir um personagem homossexual com beijo masculino disfarçado de respiração boca a boca do que com a aventura com animais em si, característica marcante do primeiro. Cena com aventuras e fugas de animais só houve duas e muito fracas.
    • Anna Erika F.
      Muitoooooo fraquinhooooooo
    • Eliete S F Melo
      Filme excelente. Adorei o fato de que para ganhar o jogo e voltar à realidade todos tiveram que trabalhar juntos. Mesmo que no início uns não se dessem bem com outros, no final se tornaram grandes amigos porque cresceram muito lutando juntos.
    • Golby
      Assisti ontem com minha filha adolescente e gostei muito. O trailler está bem fiel ao filme. Muito divertido, com surpresas ao longo do caminho e sem tanto apelos e piadas sexuais. Gostei.
    • Alan Bitencourt
      Pretendo assisti esse filme.