Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Diogo Codiceira
19 seguidores
674 críticas
Seguir usuário
3,5
Enviada em 2 de dezembro de 2025
Serra Pelada é um filme de drama/ação nacional que contou com a direção de Heitor Dhalia que também participou do roteiro ao lado de Vera Egito. Na trama, acompanhamos os amigos Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade), durante a década de 1980 deixam São Paulo com destino à Serra Pelada em busca de ouro e riqueza. Porém, a trajetória de ambos é marcada pela ganância e violência. Com participações de peso como Matheus Nachtergaele e Wagner Moura (calvo), o filme teve um elevado nível de atuação, que também contou com a boa química e contraste entre os 2 protagonistas. A ideia foi muito boa de trabalhar aspectos históricos no início da década de 1980, para falar sobre Serra Pelada, embora o filme não seja um documentário, tais fatos serviram apenas como pano de fundo da para a história de ambição e conflitos de interesses retratados no longa. O ponto mais fraco do filme é o seu roteiro, além de não trazer uma profundidade anterior a Serra Pelada entre ambos os protagonistas (parecendo até 2 amigos comuns que estão em busca de uma aventura e fugindo de suas responsabilidades em São Paulo). Além do filme ir rápido demais nas emoções não permitindo conectar muito com os dilemas postos na trama. O roteiro também foi repetitivo em mostrar que o garimpo transforma o homem para pior e que não há espaço para inocentes. O filme se torna bem previsível em seu terceiro ato, mas tecnicamente é impecável com sua boa fotografia e trilha sonora que retratou muito bem o cenário musical do Pará.
Serra Pelada é um filme visualmente impactante, que capta a brutalidade e o fascínio da corrida do ouro no Brasil. Embora tenha alguns tropeços no desenvolvimento da trama, sua força está na ambientação e na crítica social. Vale a pena assistir!
Desde o inicio o filme chamou a atenção. O filme traz o verdadeiro garimpo de serra pelada da década de 80 com muita genialidade de Heito Dhalia, há tempos que um filme brasileiro não chamava a atenção pelo seu esplendor. Com diálogos exemplares de um bom filme e com personagens muito exóticos que fazem uma bela dupla com o ator. Toda ação deve ser vista e revista nesse filme!!! " Eu quero o que todos querem".
Muito bom! com é bacana vê nosso grande Wagner Moura atuar! apesar de não ser o ator principal, ele toma atenção do filme com sua interpretação impecável! Um filme excelente!!!
Com um bom elenco o filme conta uma boa história, porém, me parece meio corrido deixando muitas vezes o espectador meio perdido. Para quem pensa que vai ver algo de serra pelada, como por exemplo parte da história, se engana, é uma história baseada na vida dos protagonistas em Serra pelada. Mais um filme salvo pelo excelente elenco, sem eles estaria o filme na classe B dos filmes nacionais.
Filme que mostra a corrida ao ouro e toda a desgraça que pode acontecer advindo dessa ganancia, mortes, traicoes, emboscadas, amores possiveis e paixoes selvagens, um retrato do Brasil da época e que pouco mudou comparado aos dias atuais!!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade