Aquaman
    Regular
    Aquaman

Carnaval submarino

por Francisco Russo

Quando o boom dos filmes de super-heróis teve início, lá no fim dos anos 1990, uma preocupação geral era em como personagens consagrados seriam personificados fora das páginas 2D de uma HQ, mantendo uma coesão estética em um ambiente tão distinto quanto os live-actions. O primeiro X-Men logo enfrentou tal situação, abdicando das roupas tradicionais em detrimento de uniformes pretos de couro, bem mais antenados com o período. O mesmo aconteceu nos filmes seguintes, mesmo nos casos de trajes icônicos que não podiam ser ignorados, como do Homem-Aranha. A proposta, sempre, era torná-los menos histriônicos em relação a tudo que estava ao redor.

Com AquamanJames Wan manda esta regra implícita às favas. A bem da verdade, também toda a coesão estética do Universo DC até então. Como um autêntico carnavalesco, o diretor abraça o colorido sem pensar duas vezes ao construir um universo bem particular, não só apresentando a diversidade de reinos e espécies no fundo do mar como, também, algumas apostas visuais que beiram o kitsch, especialmente em relação às naves. Em alguns casos, lembrando bastante alegorias de escola de samba.

Isto, é claro, foi uma decisão consciente de Wan e sua equipe, que optaram pelo excesso visual de forma a ressaltar uniformes e afins. Na árdua tarefa de construir um filme-solo que seja ao mesmo tempo origem e consequência em relação a Liga da Justiça, explorando o carisma e o físico de Jason Momoa não apenas em cenas de ação mas também em momentos cômicos e até mesmo românticos, Wan entrega um filme que ainda apresenta um pouco da política existente no reino submarino, em seus variados reinos e espécies - mesmo que esta quase sempre seja reduzida a uma mera convocação de guerra. Há muito a dizer em Aquaman, e a necessidade de abarcar tantos assuntos e variações nem sempre é conduzida de forma orgânica.

A começar pelo prelúdio bastante brusco, que apresenta os pais do herói-título. Se Nicole Kidman chama a atenção em uma boa cena de ação com muito CGI, onde o destaque maior fica pela variedade de posicionamento da câmera, a unidade narrativa do longa-metragem é seriamente comprometida pelas variações de tom que surgem a seguir, especialmente na esquizofrênica trilha sonora. Como se setorizado fosse, Aquaman salta de filme de ação para comédia e, logo a seguir, comédia romântica, apresentando características próprias de cada gênero que são completamente ignoradas, antes ou depois. É como se o filme separasse trechos e nele reunisse tudo que fosse relacionado ao tema, mesmo que tal acúmulo soe estranho em relação ao todo.

Se em relação à estrutura narrativa e à estética Aquaman é bem contestável, há também pontos positivos no filme. Um deles é a construção do vilão Manta Negra (Yahya Abdul-Mateen II, correto), bem fundamentada com um background familiar, por mais que seja bastante questionável o fato do único negro no filme ser um vilão. Como esperado, Momoa traz ao herói um ar badass bem empregado, especialmente nas poucas cenas ao lado do pai e também em relação ao subtexto preconceituoso, envolvendo o reino submarino. Há também uma variada fauna marinha bem interessante, apesar do exagero nas cores, e sequências de ação razoaveis, especialmente no trecho situado na Sicília. A boa sacada das cenas no aquário e no deserto do Saara também merecem menção, assim como as brincadeiras que James Wan faz com a versão em animação do Aquaman, ressuscitando não só as ondas sonoras com as quais se comunica com os animais marinhos mas também a clássica montaria em um cavalo-marinho. Os fãs saudosistas vão curtir, com certeza.

Por outro lado, há também um punhado de atores subaproveitados ou que exalam canastrice pura. É o caso do caricato vilão de Patrick Wilson, de uma obviedade irritante, ou mesmo de Willem Dafoe, absolutamente desperdiçado em cena - e cujos efeitos especiais de rejuvenescimento são bem questionávies. Amber Heard em vários momentos ressalta suas deficiências, mesmo ao lado de um ator que está longe de ser uma sumidade, como Momoa.

No fim das contas, Aquaman é um filme B turbinado por muitos milhões de orçamento e um super-herói conhecido como astro principal. Fiel à proposta narrativa do "mais é melhor" que tem norteado o atual Universo DC, como se falar de tudo ao mesmo tempo agora fosse a única opção possível, o filme por vezes torna-se cansativo e excessivo - não só visualmente, mas também em duração. Por outro lado, aponta uma ruptura intensa com tudo que foi feito até então, reflexo também da atual bagunça existente em relação ao futuro dos heróis da DC nas telonas. Se Wan deu a Aquaman uma identidade própria, difícil será fazer com que ela se conecte com o restante da Liga da Justiça - mas esse é um problema a ser resolvido nos próximos anos, não agora.

• Bruno [FM]
      Não sou muito de escrever minha opinião sobre filmes de HQ, mas olha...desse eu tive que escrever. Na verdade, nem sou tão fã de filmes de super-herói, vejo um ou outro e resolvi assistir Aquaman porque tinha ouvido bastante gente falar bem dele, mas...ele é isso mesmo? Porque não é possível. Mulher-Gato (2004) consegue ser um pouquinho melhor.Que roteiro mal escrito. A história é descompassada, sem ritmo, sem timing. Somos apresentados grosseiramente a uma Atlantis difícil de engolir. Uns 5 reinos se atropelando na história, fora que consegui enxergar referência de uns 7 filmes diferentes: Procurando Nemo, As Aventuras de Tintim (do Spielberg), Star Wars, Godzilla, Piratas do Caribe, Avatar, Jurassic Park...é normal isso nas HQ's do Aquaman? E as cenas que eles estão debaixo d'água, achei que eles fossem a Lu do Magalu. Que CGI é esse gente? Olha...alguém precisa avisar o James Wan que tá ruim, tá feio. Vi esse filme sentindo vergonha alheia e fiquei sem entender porque permitiram que ele fosse lançado desse jeito.A falta de química entre o elenco é gritante (mesmo eu achando o Jason Momoa perfeito pro papel), eles pareciam desconfortáveis em cena (talvez porque sabiam que estavam passando vergonha). Um romance forçadíssimo no meio da história. Trilha sonora que tenta dar um ar de grandiosidade, mas do nada surgem canções totalmente nada a vê que entram em momentos errados. E que vilão-mosca era aquele? Avulso. Desnecessário pra história. Nem as luzes no cabelo de surfista do Momoa fez com que esse filme entrasse na luz e nos mostrasse algo realmente digno do orçamento de US$ 200 milhões.Horroroso! Wan me assustou, mas dessa vez não foi porque o filme era de terror. Uma pena.
    • Anderson Wergutz Flip
      E o Super Bolsonaro...vc curtia?
    • Maria C
      Achei muito exagerado... faltou carisma. mas, deu para passar o tempo.
    • Matheus S
      Perfeito também achei muita lacração e piadinha pronta.
    • Matheus S
      Na maioria das vezes eu discordo da critica, no caso desse filme tenho que concordar, o filme me deu sono, trilha sonora esquisita em algumas cenas, nada a ver com a cena, atores fracos, figurino discutível, foi um tormento de mais de duas horas, nota 5 de uma escala de 0 a 10, essa é minha opinião.
    • Silvane Patrícia Ferreira
      Concordo.
    • Silvane Patrícia Ferreira
      Concordo plenamente.
    • Wladimy Lins de Medeiros
      O filme é muito bom . Crítica totalmente fora da realidade . Record de bilheteria. 1.09 bilhões de Dólares! Com certeza o Adoro Cinema recebe da Disney para criticar qualquer coisa da DC!
    • Adenisio Freitas
      Gostei demais do filme, uma adaptação de um herói que cavalga um cavalo marinho e conversa com golfinhos com uma roupa amarela e verde, dificilmente qualquer um conseguir manter essa fidelidade numa adaptação, nada cansativo, pago pra ter entretenimento então quero que tenha no minimo 2 horas de filme, o abuso de computação gráfica cabe muito bem em filmes de heróis e ficção a tendencia e essa mesmo, filmes próximos de jogos e jogos com a realidade de cinema. A tendencia com as novas gerações são os críticos mudarem que a maioria ainda esta presa a janela secreta e o Batman da década de 60.
    • Indianara Auane
      O filme não é ruim; só precisava de alguns ajustes. O figurino é muito pobre, parece mal feito ou improvisado de última hora. Patrick e Amber altamente forçados, péssimos. Toda vez que Amber aparecia na tela só conseguia ver A Pequena Sereia. Roupa feia, cor de cabelo estranha e atuação sofrível.
    • Luciano
      Sou leitor de quadrinhos desde criança , e li muita coisa da DC na melhor fase : décadas de 80 e 90 , e vejo que os filmes são versões infantojuvenis de gibis feitos para um público adolescente maduro e adulto ( a Marvel continuou com a estratégia de fazer gibis para publico infantojuvenil ). Bons filmes para passar na Sessão da Tarde e no Cartoon Network . Esses filmes NUNCA irão agradar pessoas que leram os gibis de 80-90 , como Liga da Justiça América , DC2000 ( Legião , Gavião Negro , Homem-animal , Star-man ) , Monstro do Pântano , Esquadrão Suicida ( John Ostrander - roteirista ) , etc .
    • Luciano Oliveira
      Filme cansativo ao extremo.... Por mais que seja ficção, heróis e tudo mais, apelam para o excesso de computação gráfica, Jason Momoa está no melhor momento, mas suas caras e bocas nunca mudam, galera sob a água fica forçado demais... Ruim!!
    • Gelson L
      O filme é monstruoso de bom . Crítica totalmente fora da realidade . Qual é o termômetro pra medir o sucesso de um filme? São as críticas ? Ou a bilheteria? Não preciso falar mais nada né. Record de bilheteria. 1.09 bilhões de Dólares! Concluo , deixando um pergunta de resposta obvia: Você acredita que um fracasso total ,como foi opinado por esse senhor ,pode ser um sucesso de bilheteria ?
    • Berebecant ́s
      Muita piadinha durante o filme. Mais parece um filme de comédia do que a ascensão do rei dos mares. Nota 3/10 na minha opinião. Antes que me chamem de hater, leio gibi desde 1988... Tenho certa propriedade nesse assunto.
    • Alaylson José Ramos
      Se achou ruim o filme, Faça um q vc goste pq esse filme foi O melhor filme de Super Heróis q já assisti.
    • Jfonsecosta
      Também gostei da cena na Sicília.. Foi espetacular ao meu ver
    • Jfonsecosta
      Realmente, me remeteu a avatar tambem em alguns momentos. Hehehehe
    • Jackson Lovato
      O filme é repleto de efeitos gráficos, um visual bem colorido, (talvez carnavalesco??), possui um ritmo agradável e trilha sonora convincente. Jason Momoa em sua melhor performance, Amber Heard não considero uma das melhores atrizes, mas não há como não compará-la com a pequena sereia neste longa. Achei justa a arrecadação de bilheteria recorde da DC, com certeza a sequência é certa!
    • Marcelo G.
      Gosto não se discute. Cada um tem o seu. Para mim, Aquaman foi um dos piores filmes que assisti em 2018. Cansativo, história tosca cheia de clichês e totalmente previsível, efeitos meia boca, figurino brega e visual de carnaval. Concordo plenamente com a crítica. Fica difícil até enumerar tudo achei ruim no filme. Aquaman está na minha lista de decepções cinematográficas de 2018, junto com Predador e Venom.
    • LEANDRO CAMP
      Filme muito bom, contradiz totalmente com a crítica fraca do nosso coleguinha....Atores muito bons...Efeitos especiais show de bola....Historia muito bem contada....Assista ao Aquaman valeu muito a pena....