Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Um Estranho no Ninho" e da sua filmagem!

Baseado em fatos reais

A história do livro "One Flew Over the Cuckoo's Nest", que deu origem ao filme Um Estranho no Ninho, foi escrita por Ken Kesey tendo como base suas próprias experiências quando trabalhou no centro psiquiátrico Agnew, localizado em San Jose, na Califórnia

Resistência ao diretor

O autor chegou a declarar que nunca assistiria o filme dirigido por Milos Forman.

De pai pra filho

Durante muitos anos, os direitos autorais para o cinema pertenceram ao ator Kirk Douglas, que os cedeu para seu filho Michael Douglas produzir o filme.

Intenção

Quando comprou os direitos, a vontade de Kirk Douglas era protagonizar o filme, mas a demora para o projeto sair do papel e a idade já avançada, o fizeram desistir da ideia.

Início de uma parceria

Este é o primeiro de cinco filmes em que Jack Nicholson e Anjelica Huston atuaram juntos. Os demais foram O Último Magnata (1976), O Destino Bate à Sua Porta (1981), A Honra do Poderoso Prizzi (1985) e Acerto Final (1995)

Realismo

Vários figurantes do filme são doentes mentais de verdade.

Debutando nas telonas

Estreia dos atores Brad Dourif, Christopher Lloyd, Will Sampson, Tim McCall e Dean R. Brooks no cinema.

Trabalho de campo

Existem rumores de que Jack Nicholson sumiu dois meses antes do início das filmagens e só foi encontrado quando o elenco chegou ao hospital psiquiátrico onde o filme seria rodado. O ator se internou como se fosse um paciente com o intuito de se preparar para o personagem.

Papel principal

James Caan chegou a receber convite para fazer o protagonista, mas recusou e o papel acabou nas mãos de Jack Nicholson.

Marca

Um Estranho no Ninho foi o segundo filme na história a ganhar os cinco principais prêmios do Oscar. Aconteceu Naquela Noite fez o mesmo em 1935, e O Silêncio dos Inocentes, em 1992.

Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias