O Doador de Memórias
    Você assistiu O Doador de Memórias ?

Jean F.
    Jean F.

Enviada em 25 de setembro de 2014
    Bueno de Bueno. Viva adoro cinéma. Esta muy caliente :)
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 25 de setembro de 2014
    Uma comunidade isolada do resto do mundo, em que os seus moradores vivem reclusos e sem interação com outros tipos de sociedade ou de culturas, ao mesmo tempo em que existem limites territoriais que nunca devem ser ultrapassados. Não estamos falando da comunidade vista no filme “A Vila”, dirigido e escrito por M. Night Shyamalan; e sim da localidade na qual se passa o filme “O Doador de Memórias”, dirigido por Phillip Noyce

Se a sociedade criada por M. Night Shyamalan era um reflexo direto da América paranóica pós-11 de Setembro, que enxergava a ameaça e a desconfiança em qualquer lugar; a sociedade futurista e opressiva idealizada pela escritora Lois Lowry no livro “O Doador” (que originou este filme) é o resultado concreto de uma frase que habita o imaginário popular: “a ignorância das massas é a principal força dos governantes”.

Neste sentido, é bom prestar atenção na maneira como a sociedade existente em “O Doador de Memórias” se apresenta: como um mundo ideal, onde não existe a possibilidade de dor ou sofrimento, em que as pessoas são iguais, tolerantes umas com as outras e seguidoras daquilo que se revela como a sua verdadeira vocação. Isso só se explica, ao mesmo tempo, pelo fato de que os habitantes mais experientes dessa sociedade excluíram qualquer tipo de sentimento que pudesse ameaçar o equilíbrio dessa estrutura social, como o amor, o ciúme, o desejo e a ambição; bem como a lembrança que cada ser poderia ter sobre esse tipo de experiência.

Por essa descrição, pode parecer que os habitantes dessa localidade são verdadeiros robôs, porém a verdade é que essa é a única realidade que eles conhecem. A exceção à regra se encontra naquele que desempenha o papel de guardião das memórias – uma tarefa de extrema responsabilidade, na medida em que essa pessoa vai carregar todo o peso de um lado bom e de um lado ruim nas suas costas, sem poder dividir isso com ninguém, a não ser com aqueles que possuam a mesma função que eles (uma vez que, na comunidade, os papeis sociais são bem divididos entre cada habitante).

Portanto, a trama de “O Doador de Memórias”, escrita por Michael Mitnick e Robert B. Weide (conhecido pelo trabalho desenvolvido na série “Curb Your Enthusiasm”), enfoca a figura de Jonas (Brenton Thwaites), que, na sua maioridade, é designado como o próximo guardião de memórias e tem que passar por um duro treinamento com o guardião anterior (Jeff Bridges). O grande ponto de conflito do roteiro é nos passar a força das transformações pessoais pelas quais irá passar esse personagem após entrar em contato com tudo aquilo que a sua sociedade lhe negava conhecer e o que ele fará com o enorme poder que ele tem em mãos, agora – porque o conhecimento sobre as coisas boas e ruins é sim um poder de grandes proporções e que tem a possibilidade de modificar todo o mundo ao nosso redor.

Dirigido por um profissional experiente e com dois dos atores mais competentes do cinema norte-americano (Meryl Streep e Jeff Bridges) liderando um elenco de atores jovens, “O Doador de Memórias” é um filme que possui uma reflexão muito interessante sobre as formas pelas quais uma população pode ser manipulada visando a perpetuação de um modelo de poder. O que o longa nos mostra é que é preciso uma certa dose de ousadia e coragem para que as transformações necessárias para a nossa evolução ocorram. E isso faz de “O Doador de Memórias” um filme diferente, especialmente em se tratando do seu público-alvo principal: os jovens – que são os responsáveis pelo futuro que teremos.
    Renato Z.
    Renato Z.

Enviada em 23 de setembro de 2014
    Gosto desse tema que envolve governo totalitários. É bom termos ideia para que não aconteça de verdade. Não tem muita ação, não tem romance chatos, achei na medida. Um filme mais para se pensar. Achei legal a sacada da cor, confesso que fiquei confuso, mas depois acostumei. Não tem como não lembrar de Jogos Vorazes, 1984 ou Admirável Mundo Novo. Mas esse tem uma particularidade, algo que deixa você pensando. Gostei bastante.
    MC C.
    MC C.

Enviada em 23 de setembro de 2014
    Um filme que assim como Convergente seguem a mesma linha de pessoas que não se enquadram em uma sociedade pré determinada,integrada em achar que a pessoa só pode servir para uma única função.
    Antonio F.
    Antonio F.

Enviada em 22 de setembro de 2014
    Filme que provoca a nossa imaginação. Estimula-nos a pensar.
    Luã S.
    Luã S.

Enviada em 28 de setembro de 2014
    Nota 8,5
    Atualmente muitos filmes estao seguindo a linha de Jogos Vorazes , Divergente ...
    Filme com uma história linda!
    Gostei muito ... Só não gostei do final rs
    Lucas R.
    Lucas R.

Enviada em 21 de setembro de 2014
    Mais uma adaptação de um livro teen ruim de doer. Cheguei a pensar em suicídio. Meryl e Jeff não mereciam uma coisa dessas. Com tanta gente passando fome, gastam dinheiro com isso?
    Ruan M.
    Ruan M.

Enviada em 25 de setembro de 2014
    É um filme com uma mensagem e imagens incríveis e que acaba compensando a parte da história, que não é muito boa.
    Camilla M.
    Camilla M.

Enviada em 21 de setembro de 2014
    Amei o longa. o elenco estava surpreendentemente bom exeto pela participação especial da Taylor Swift, o roteiro era um tanto previsível entretanto não deixa de ser bom, a trilha sonora foi muito bem escolhida, e a fotografia estava boa. Por mais que o filme seja um tanto parecido com os filmes recentes de "jovens em perigo" é um filme muito bom. Agora, o final foi muito decepcionante porque o filme pareceu incompleto, ele tem conteúdo para 3 horas de filme e se forçar um pouco me arrisco a dizer que poderia ser uma trilogia.
    Rogério R.
    Rogério R.

Enviada em 21 de setembro de 2014
    Fui ver o filme sem pretensão nenhuma, com a mente aberta, mas com um pouco de receio, mesmo porque não é o tipo de filme que eu gosto. Sinceramente, você precisa entender mensagem que o filme deixa, mesmo assim achei o filme muito bom, bem realista, bem filmado e os atores estão ótimos.